PCP REAGE À ASSINATURA DO PROTOCOLO DA RETIRADA DO AMIANTO DAS ESCOLAS

DECLARAÇÕES DO PORTA-VOZ E DEPUTADO DO PAN EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
25 Junho, 2020
CÂMARA DE ODIVELAS APROVA APOIO EXTRAORDINÁRIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO
25 Junho, 2020

PCP REAGE À ASSINATURA DO PROTOCOLO DA RETIRADA DO AMIANTO DAS ESCOLAS

O Primeiro Ministro António Costa assina protocolo para remoção do amianto das escolas

 

Para o PCP a retirada do amianto nas Escolas, ontem já era tarde e reage em comunicado á recente assinatura do protocolo para a retirada do amianto nas escolas.

 

Odivelas 25 Junho 2020«O PCP regista a assinatura do protocolo para remover amianto das escolas, assinado na Escola Secundária da Ramada, em Odivelas, no passado dia 23 de Junho de 2020. A Lei que previa a remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos, foi publicada em 2011».

«Lembramos que, pelo menos desde 2014, o PCP e os seus eleitos nos órgãos autárquicos têm levantado esta questão, tanto na Câmara Municipal como na Assembleia Municipal. Recentemente, a 26 de Junho de 2019 em Reunião de Câmara, denunciámos o risco efetivo de saúde pública para os alunos, professores e funcionários da Escola Secundária da Ramada, pois os telheiros dessa escola têm fibrocimento altamente danificado.

Em Fevereiro de 2020, o PCP fez uma proposta, na Assembleia da República, de reforço das verbas para que se avance de uma vez por todas na remoção do amianto.

Para o PCP, o financiamento agora apresentado abre uma luz para a solução, mas peca em muito por tardio. Este problema necessitava de uma resposta urgentíssima, como temos afirmado ao longo dos
anos.

As escolas de Odivelas que constam na lista divulgada pelo Governo que vão ser alvo da remoção
do amianto são as seguintes:

 EB 2,3 Carlos Paredes (Póvoa de S. Adrião)
 EB 2,3 António Gedeão (Arroja)
 EB 2,3 Vasco Santana
 Escola Secundária da Ramada
 Escola Secundária de Odivelas

Esperamos que a lista contenha todas as escolas públicas do concelho de Odivelas e que todas elas sejam alvo da intervenção agora prevista e há tanto tempo reivindicada pela população.

Não esquecemos que existem outros edifícios, património da Câmara Municipal de Odivelas, que continuam a necessitar de uma intervenção nesta matéria, nomeadamente a AMOP – Associação de Moradores de Odivelas e Patameiras, uma IPSS com Jardim de Infância e ATL.

A população do concelho de Odivelas, especialmente pais, estudantes, professores e funcionários destas escolas, podem continuar a contar com o PCP e os seus eleitos, na denúncia destas situações, mas acima de tudo na luta pela remoção do amianto dos edifícios».

Os comentários estão fechados.