PAN ABRIU FÓRUM CIDADÃOS NA PÓVOA DE SANTO ADRIÃO

ODIVELAS: LAR DE IDOSOS – “NÃO HÁ QUEM QUEIRA CASAR COM A CINDERELA
25 Junho, 2019
EFEMÉRIDES: 25 DE JUNHO – FAZ 80 ANOS QUE A ACADÉMICA VENCEU A PRIMEIRA TAÇA DE PORTUGAL
25 Junho, 2019

PAN ABRIU FÓRUM CIDADÃOS NA PÓVOA DE SANTO ADRIÃO

E se um político o desafiasse para lhe vir dizer o que lhe vai na alma. Na sua terra, na sua freguesia, na sua rua. Assim, em modo, olhos nos olhos, cara a cara, Proposta estranha, fora do habitual, mas possível e saudável no caminho de uma democracia inclusiva. É esse o objetivo do “Fórum Cidadão”, que o PAN – Pessoas, Animais e Natureza fez arrancar ao final  desta tarde  na Casa da Cultura da Póvoa de Santo Adrião.

Esteve pouca gente, a RÁDIO CRUZEIRO confirma, mas sublinha também, que a quantidade nunca representou, por si só, qualidade. Neste final de tarde falou-se de Portugal, do que mudou nestas quatro  décadas e meia, do alheamento dos programas escolares sobre as questões da cidadania, se o caminho pelo voto obrigatório, ou a concessão do dia de trabalho para votar serão meios para combater a crescente abstenção, na incapacidade de uma geração para demonstrar que o exercício do direito do voto era coisa negada a muitos há meio século e por isso é um direito, mas também um dever de todos, que custou vidas.

Falou-se ainda da política negócio, da “partidarite“, das impunidades, das conivências, do acomodaçaõ local e nacional, da Informação isenta que nos falta e da necessidade de nos importarmos com o estado a que chegamos, que não sendo responsabilidade só dos políticos e abrangente a todos.

Uma pergunta ficou na memória do repórter: Quantos, na altura de votar, leram os programas das forças políticas a sufrágio. É uma minoria, mas certamente que todos deveriam ler.

Se não pode estar no arranque deste “Fórum Odivelas”, tente estar no próximo. Falar não faz mal, não dói e pode munir de  conhecimento quem o pode representar mo órgão municipais. Só a ignorância e a presunção não precisam da sua opinião.

 

 

 

Os comentários estão fechados.