OPINIÃO/CRUZEIRO: UM BOM EXEMPLO DE DEMOCRACIA

CDU DEFENDE A CONTINUIDADE DO MERCADO DE OLIVAL BASTO
22 Junho, 2019
EFEMÉRIDES: 23 DE JUNHO – DIA OLÍMPICO
23 Junho, 2019

OPINIÃO/CRUZEIRO: UM BOM EXEMPLO DE DEMOCRACIA

Um exemplo de democracia.
Nestas últimas semanas tenho tido a oportunidade de participar de um bom exemplo de democracia.
Desses exemplos que todos desejamos fossem menos raros e únicos, sobretudo porque neste caso, estamos a falar em partidos políticos.
Partidos democráticos a exercerem a democracia deveria de ser algo mais habitual do que infelizmente estamos acostumados. Por isso é de crucial importância chamar a atenção para este tipo de momentos quando excepcionalmente acontecem. Sobretudo quando parecem invisíveis aos olhos da comunicação social.
Exemplo disto tem sido (e está a ser) o comportamento dos partidos da oposição do Município de Odivelas perante a temática do possível corte da linha amarela do metro, tão importante para os Odivelenses. Obviamente grande parte do mérito é do próprio Movimento Cívico Contra o Corte da Linha Amarela, responsável por organizar e convocar a maior parte das acções sobre a temática no Concelho. Mas não deixa de ser meritório que todos os partidos da oposição marquem presença nas diversas acções, cooperem e inclusivamente, colaborem com a causa ao mesmo tempo e no mesmo local, já seja de forma pública, como foi o caso do reparto de folhetos informativos da associação por parte de todos os partidos na passada sexta-feira dia 7 de Junho às portas do metro de Odivelas, mas também em reuniões privadas.
Tenho a certeza que a maior parte dos cidadãos desejam ver mais exemplos de democracia como este, se bem que por vezes eles acontecem… mas simplesmente não têm visibilidade, como é o caso. Para uma população acostumada a ver os partidos concorrerem constantemente, inclusivamente quando defendem a mesma causa, é de facto ar fresco presenciar esta realidade. Parece que ter um “inimigo comum” como é a ameaça do Corte da Linha da Amarela tem mais força do que a defesa de qualquer outra coisa.
Em qualquer caso, parabéns à oposição Odivelense.
Gostaríamos todos nós de ver este tipo de colaborações entre partidos em prol de causas justas e benéficas para a população, mais regularmente. Estaremos atentos às próximas acções do Movimento Cívico e dos partidos com representação local. E, estaremos ainda mais atentos ao que acontecerá na Assembleia da República de dia 5 de Julho onde será debatida esta questão. A única pena, por razões (mais ou menos) lógicas, é a falta do partido no governo a apoiar esta causa.
Alicia Lopez
PAN Odivelas

Os comentários estão fechados.