OPINIÃO/CRUZEIRO: O DESPORTO EM ODIVELAS

O ESTADO DA DEMOCRACIA EM ODIVELAS: JOAQUIM CAMPOS (CDU) – A DEMOCRACIA NA A.M.O. ESTÁ DOENTE
27 Novembro, 2018
O ESTADO DA DEMOCRACIA EM ODIVELAS: NELSON SILVA (PAN) – AS MAIORIAS ABSOLUTAS E AS DITADURAS COMEÇAM COM UM MANDATO DEMOCRÁTICO
28 Novembro, 2018

OPINIÃO/CRUZEIRO: O DESPORTO EM ODIVELAS

O Desporto em Odivelas

Tudo para o desporto, desporto para todos…Quase que é o mote da candidatura de Odivelas à cidade europeia do desporto Apesar de ser o slogan de uma cadeia francesa de artigos para desporto, quase, mas quase, querem que isto seja verdade.

Têm sido eventos e mais eventos, que se desenrolaram nas ultimas semanas. A inauguração da casa do Judo, que por pura coincidência, aconteceu no dia da visita dos representantes da ACES Europe e Aces Portugal. Compreensível, visto ser uma modalidade com muitos praticantes em Odivelas e com eventos nacionais e internacionais que aqui decorrem.

A apresentação da Cidade do Desporto, fruto de um protocolo com o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol. Mais uma curioso evento, que ocorre, durante a visita dos representantes da ACES Europe e ACES Portugal. Um investimento avultado, em que ainda não está definido quem paga o quê e para isso, basta estar atento a alguma informação escrita, por parte da Câmara Municipal de Odivelas. ( Referente a este assunto, continuamos a aguardar, uma resposta por parte do executivo)

Campos de futebol, bancadas,centro de estágios, equipamento desportivo, com ginásio e piscinas com a reabilitação do espaço público envolvente… Isto , do município que não conseguiu contribuir para a salvação do clube mais representativo do concelho e que agora, quer entregar este complexo ao  Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol…Quem irá usufruir disto tudo?! Poderei, calmamente, ir dar uns toques na bola, em algum destes campos?! Usar as futuras piscinas?! Utilizar, todos estes equipamentos, enquanto desportista informal?!

E finalmente, parece que vai ser, já em 2019, que a Federação Portuguesa de Ginástica, vai finalmente avançar com a Casa da Ginástica, no há muito abandonado, Polidesportivo Honório Francisco. Mais um avultado investimento, faltando saber da parte de quem e para quem. Será possível a sua utilização, como polidesportivo, após o acordo firmado? Ao menos, deu para limpar a cara, um bocadinho, a este polidesportivo, para não parecer tão degradado, como na realidade está.

São muitas obras prometidas, muitos equipamentos novos, muitas coisas a acontecer ao mesmo tempo, o que por vezes, parece um pouco que se vai à bolina, ao sabor dos acontecimentos.

Muitos milhões de euros, que se falam, mas que não se sabe quem os pagará e em que proporção.

Quem vai usufruir dos antigos espaços públicos, que foram sendo deixados cuidadosamente ao abandono, quando estes protocolos acontecerem?

Esperemos, para ver o resultado desta candidatura, que tanto faz mexer Odivelas. Esperemos para ver a dinâmica após Janeiro. Era bom de se saber, quanto já se gastou com estas promoções todas e quanto ainda se espera gastar.

Interessante, seria conseguir-se projetar, quais serão os benefícios, que vai trazer a Odivelas, caso esta candidatura seja a vencedora.

Ninguém sabe, ou não querem dizer, a não ser que o Instituto Português do Desporto e da Juventude, dará um prémio,simbólico, de 150 000 euros,à cidade vencedora… Tendo em atenção aos valores que aqui se falou, monetariamente, parece pouco

Nada me move contra o desporto, pelo contrário. Participo, até, em muitas das provas organizadas em Odivelas. Há, é que incentivar e criar condições para que o Desporto seja mesmo para todos e todas.

Nota : E o vídeo da candidatura? Continuam a  mostrar uma Odivelas, onde só as zonas mais beneficiadas existem. E já agora, onde fica aquele ringue, com redes novas nas tabelas de basquetebol?!

Rui Santos

Os comentários estão fechados.