ODIVELAS FAZ HOJE 29 ANOS COMO CIDADE

EFEMÉRIDES: 13 DE JULHO – BANA, “O REI DA MORNA”, MORREU HÁ 6 ANOS
13 Julho, 2019
LOURES: SESSÃO PÚBLICA NA QUINTA DAS SAPATEIRAS
13 Julho, 2019

ODIVELAS FAZ HOJE 29 ANOS COMO CIDADE

Odivelas assinala hoje, em Sessão Solene que decorrerá no Parque Urbano do Silvado, o 29º aniversário da sua elevação a cidade.

Foi, então, concretizada uma aspiração dos odivelenses,  que o crescimento da vila impunha. Vinte e nove anos depois, a cidade de Odivelas está irreconhecível. Já não é o “dormitório” de Lisboa, cresceu ainda mais, está servida de boas redes viárias, viu nascer o Jardim da Música, o Pavilhão Multiusos, “lavou” espaços públicos como o Parque Urbano do Silvado e a Feira da Arroja viu chegar o Metro de Lisboa, assumiu a gestão do Mosteiro de Odivelas e dentro de meses iniciará a aventura de ser Cidade Europeia do Desporto.

Mesmo assim, falta um grande parque central onde o verde quebre a hegemonia do cimento, condições dignas para todos na área da Saúde, a requalificação da maioria dos estabelecimentos de ensino  e dos mercados, numa altura, 29 anos depois, em que a mobilidade volta a estar ameaçada, com o eventual corte da linha amarela do Metro, ao Campo Grande.

A RÁDIO CRUZEIRO acompanhou de perto o processo da elevação de Odivelas a cidade e deixa-lhe aqui a opinião de odivelenses e a forma como vêm a sua cidade.

“Faz hoje 29 anos, era eu um pré-adolescente, quando a minha terra, o sítio onde nasci e sempre vivi, a minha querida Odivelas foi elevada a Cidade. Cresceu como eu a um ritmo alucinante e acompanha-mo-nos nesse crescimento um ao outro. Odivelas é hoje uma Super Cidade, muito populosa, com muita natalidade(a maior taxa do país), com identidade própria, que todos queremos não apenas um satélite de Lisboa mas que seja também visitada. Odivelas é parte de mim. Parabéns Odivelas!!!!!”

(Ricardo Monsanto, vice-presidente da RÁDIO CRUZEIRO e eleito na Junta da União de Freguesias da Ramada e Caneças)

“A Cidade de Odivelas está de parabéns comemora hoje 29 anos e a melhor prenda que podia receber é não lhe tirarem o que custou tanto a conquistar!

(Vitor Peixoto, ex- presidente da Junta de Freguesia de Odivelas e ex-vice presidente da Câmara Municipal de Odivelas)

 

Os comentários estão fechados.