DUAS MIL CRIANÇAS VÃO CANTAR AS JANEIRINHAS EM LOURES
7 Janeiro, 2020
CDS ODIVELAS PRESENTE NA APRESENTAÇÃO DA MOÇÃO DE FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS
7 Janeiro, 2020

ODIVELAS AUMENTA POPULAÇÃO

Estudo do INE coloca Odivelas no topo, comprovando investimento do Município na Educação
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou recentemente o Retrato Territorial de Portugal 2019.
Neste estudo Odivelas é apontado como um dos apenas 34 municípios nacionais que registaram aumento populacional entre 2011 e 2018, sendo, também, um dos 16 municípios onde as taxas de variação da componente natural e migratória foram simultaneamente positivas.
No mesmo período, a população residente em idade escolar (3-22 anos) diminuiu na generalidade dos municípios – 245 dos 308 municípios registaram decréscimos superiores à média nacional (-7,4%). Apenas 22 municípios registaram um aumento da população em idade escolar, 13 dos quais situados na Área Metropolitana de Lisboa (Odivelas, Montijo, Lisboa, Alcochete, Mafra, Oeiras, Amadora, Vila Franca de Xira, Seixal, Loures, Sesimbra, Cascais e Palmela).
No que diz respeito à “Acessibilidade Territorial à Educação”, o retrato municipal nos três níveis de ensino – pré-escolar, básico e secundário – permite verificar que, relativamente à cobertura territorial dos estabelecimentos de ensino não superior, os Municípios de Odivelas e do Porto apresentam os valores mais elevados de superfície abrangida (acima de 90%), tanto no ensino pré-escolar, como no ensino básico. Ou seja, mais de 90% dos territórios de Odivelas e do Porto têm um estabelecimento de ensino pré-escolar e de ensino básico a 15 minutos de distância a pé.

Os comentários estão fechados.