NO DIA 8 DE JUNHO ACONTECEU NO ANO …

FALECEU CÉLIA CROCA
5 Junho, 2020
REPOSTOS AZULEJOS NO MOSTEIRO
9 Junho, 2020

NO DIA 8 DE JUNHO ACONTECEU NO ANO …

No dia 8 de Junho de 1940 foi inaugurado em Coimbra o parque temático Portugal dos Pequeninos,

No Dia 8 de Junho Aconteceu no Ano …

536 – Data provável da designação do Papa Silvério, o 58.º.

632 – Morreu em Medina, Arábia Saudita, Muhammad ibn Abdallah, Maomé, nascido em Meca em 6/4/570, profeta e fundador do islão, o general Árabe Abu–Bekr foi eleito sucessor em Medina, pelos líderes muçulmanos presentes, o primeiro califa do Islão.

1663 – As forças anglo–portuguesas derrotaram as forças espanholas em Estremoz na guerra do Ameixial.

1810 – Nasceu em Zwickau, Robert Schumann, compositor romântico alemão de obras para piano, estudou direito, mas dedicou–se à música, teve como mestre de piano, Friedrich Wieck, compôs música de câmara, ‘lieders’, etc., e destacamos ‘Carnaval de Viena’, ‘Arabescos’, ‘Concerto para Piano e Orquestra’ e ‘Concerto para Violoncelo e Orquestra’. Faleceu em 29/7/1856

1847 – Publicada em Inglaterra a lei das fábricas, que fixou o dia laboral no máximo de dez horas, para mulheres e para jovens dos 13 aos 18 anos.

1859 – O Rei D. Pedro V criou em Portugal o curso superior de Letras.

1903 – Nasceu em Bruxelas, Marguerite Crayencour, Marguerite Yourcenar, escritora, viveu em Paris, naturalizou–se americana, a primeira mulher a ser admitida em 23/1/1981 na Academia Francesa, fundada em 1635, para o que o pres. francês lhe concedeu a dupla nacionalidade em 1979, a sua obra–prima, ‘Memórias de Adriano’ é um romance histórico sobre as memórias fictícias do imperador do século II e também se destacou em ‘Golpe de Misericórdia’, não se assumiu como fazendo parte de nenhuma corrente literária. Faleceu em 17/12/1987.

1918 – O astrónomo português Alfredo Pereira descobriu a estrela Nova Áquila, reconhecida como a mais brilhante.

1928 – Nasceu em Lima, Gustavo Gutiérrez Merino, teólogo peruano e sacerdote dominicano ordenado em 1959, considerado por muitos como o fundador da teologia da libertação na década de 70 quando lançou o livro ‘Teologia da Libertação’, sofreu de osteomielite na infância e adolescência, permaneceu em cadeira de rodas dos doze aos dezoito anos, estudou medicina e letras, militante da Ação Católica, entrou para o seminário em Santiago do Chile, estudou filosofia e psicologia na Universidade Católica de Lovaina na Bélgica. Seus estudos de teologia foram efetuados na Universidade Católica de Lyon em França, na Universidade Gregoriana de Roma e no Instituo Católico de Paris, chegando ao grau de doutor, nos anos 1980 foi alvo de um processo da cúria romana, que acusava sua obra de reduzir a fé à política, foi distinguido 23 vezes como doutor honoris causa em diferentes países.

1940 – Inaugurado em Coimbra o parque temático Portugal dos Pequeninos, uma ideia de Bissaya Barreto e projeto do arquiteto Cassiano Branco.

1958 – Declarado vencedor das eleições presidenciais o vice–almirante Américo Tomás, numa fraude eleitoral em que o vencedor havia sido o candidato da oposição, o general Humberto Delgado, resultado falseado e posteriormente reconhecido nos arquivos da P.I.D.E. na Torre do Tombo.

1969 – Richard Nixon, presidente dos E.U.A., anunciou a retirada dos americanos do Vietname.

 

Os comentários estão fechados.