NEWARK INAUGURA MONUMENTO AO IMIGRANTE

EFEMÉRIDES: 23 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA TARTARUGA
23 Maio, 2018
LOUSA VAI SER A SEDE DO CONCELHO DE LOURES DURANTE DOIS DIAS
23 Maio, 2018

NEWARK INAUGURA MONUMENTO AO IMIGRANTE

Monumento ao Imigrante, Parque Peter Francisco no Ironbound em Newark

No sábado, dia 5 de Maio, em Newark, foi inaugurado, no Parque Peter Francisco no Ironbound, o monumento ao Imigrante.

Na cerimónia, estiveram presentes os presidentes de câmara das cidades de Newark e Kearny, Ras Baraka e Alberto Santos, o xerife do condado de Essex , Armando Fontoura, a deputada do  estado de New Jersey  Eliana Pintor Marin, Augusto Amador vereador do Bairro Leste, o escultor Camilo Sátiro autor do monumento, além de vários membros da comunidade que se associaram a inauguração.

Augusto Amador, afirmou que a estátua celebra a vida e reconhece a contribuição de todos os que passaram por essa comunidade. Foi em homenagem a essas pessoas que este monumento foi erigido. O presidente da câmara de Newark  Ras Baraka  sublinhou que, a cidade se orgulha do seu passado.

O  Ironbound, onde foi inaugurado o monumento, é  conhecido por ser um bairro português. Os primeiros imigrantes portugueses chegaram na década de 1910. Todos os anos, em Junho, milhares de pessoas visitam a cidade de Newark e a Ferry Street, transformada em Av. Portugal, para festejar o Dia de Camões.

Nesse dia, normalmente realizado na primeira ou segunda semana de junho, há uma enorme celebração da cultura portuguesa que atrai cerca de meio milhão de pessoas, quase o dobro da população total de Newark. Provavelmente vai contar este ano com a presença do Presidente da Republica Marcelo Rebelo de Sousa que anunciou que este ano as celebrações do 10 de junho serão nos EUA.

Video produzido pela câmara de Newark sobre o Ironbound:

O grande fluxo de portugueses deu-se na segunda metade da década de 1950. Hoje, a imigração de Portugal é praticamente inexistente, mas o idioma português mantém-se em grande parte graças à imigração do Brasil e de vários países lusófonos da África, especialmente Cabo Verde.

Hoje, a população luso-americana nos EUA, ultrapassa um milhão de pessoas, sendo a maior concentração na Califórnia, com 330 974 habitantes de origem portuguesa (1% da população do estado), seguida por Massachusetts, com 279 722 (4,4%),  de Rhode Island, 91 445 (8,7%), e Nova Jérsia, 72 196 (0,9%). Há luso-descendentes em todos os estados norte-americanos.

Assim se celebrou no Ironbound a vitória de Portugal no Euro 2016:

Agradecemos a colaboração de Rosa Matos na elaboração desta noticia. Rosa Matos, é ouvinte regular da Rádio Cruzeiro nos EUA, país onde reside desde  Janeiro de 1971.

Os comentários estão fechados.