ODIVELAS: TERRA DAS OPORTUNIDADES PERDIDAS!
21 Maio, 2020
10ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ODIVELAS A 27 DE MAIO POR VIDEOCONFERÊNCIA
23 Maio, 2020

NESTE DIA ACONTECEU NO ANO…

1377

Santa Rita nasceu em Rocaporena em 1377, sempre quis ser freira, mas seus pais pressionaram–na para que casasse, submeteu–se à sua vontade, casando com um marido grosseiro, infiel e cujos acessos de cólera a todos aterrorizava, sem se queixar viveu com ele dezoito anos, até ser morto por uma vingança, seus dois filhos juraram vingar a morte do pai, para aflição de Rita, que os demoveu de tal intenção, entrou com trinta anos para o convento de Cássia, onde pela oração e mortificação se tornou mística, convertendo pecadores e cuidou das freiras doentes, durante quinze anos padeceu duma ferida na fronte, que não sarou até à morte, por tuberculose em 1447, foi canonizada em 1900, é padroeira dos medos e dos problemas pessoais, das causas desesperadas e da paternidade e é invocada contra a infertilidade.

1377 

O Papa Gregório XI lançou cinco bulas pontifícias para denunciar a doutrina do teólogo John Wycliffe, inglês.

1617

Decapitados no Japãoos missionários portugueses João Batista Machado, jesuíta e Pedro Assunção, franciscano.

1737

Nasceu na Horta, Alexandre José da Silva, Frei Alexandre da Sagrada Família, tio de Almeida Garrett, orador, bispo de Malaca, Angola, Congo e Angra. Faleceu em 23/4/1818.

1813

Nasceu em Leipzig, Wilhelm Richard Wagner, compositor alemão, com uma conceção do drama musical, consumando a ideia romântica da obra de arte total, produziu numerosas obras e escritos ideológicos e políticos, teve uma vida amorosa e financeira muito instável, tendo vivido em Riga, Paris, Weimar, Zurique, Munique e Veneza, destacando–se entre as suas obras, a ópera ‘Tristão e Isolda e a música  ‘A Cavalgada das Valquírias. Faleceu em 13/2/1883.

1819

O Savannah foi o primeiro navio a vapor a iniciar a travessia do Atlântico ligando o estado da Geórgia, nos E.U.A. a Liverpool, na Inglaterra.

1859

Nasceu em Edimburgo, sir Arthur Conan Doyle, estudou e praticou medicina (no Sudão e na guerra dos boers), escritor de romances policiais científicos, em que os seus personagens foram Sherlock Holmes e o Dr. Watson, ‘Um Estudo em Escarlate’, ‘O Mundo Perdido’, ’O Cão dos Baskerville’ e ‘As Aventuras de Sherlock Holmes’. Nos seus últimos anos entregou–se ao estudo do espiritualismo esotérico, publicando ‘A História do Espiritualismo’, Faleceu em 7/7/1930.

 1871

Inauguradas as cinco conferências do Casino Lisbonense, pelo grupo Cenáculo, impulsionado por Antero de Quental, que abriu os trabalhos, defendeu as novas ideias, substanciada na frase “O cristianismo foi a revolução do mundo antigo, a revolução não é mais do que o cristianismo do mundo moderno e em que participaram a inteligência da época, como Eça de Queirós, Adolfo Coelho, Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Oliveira Martins, José Fontana, Antero de Quental, o destino final foi a proibição a 26/7/1872.

1885

Faleceu de pneumonia em Paris, Victor-Marie Hugolowton, no final de seu testamento, o escritor escreveu: “Deixo cinquenta mil francos aos pobres. Desejo ser levado para o cemitério na sua carreta. Recuso a oração de qualquer igreja; peço uma oração a todas as almas. Creio em Deus”.

 1888

Faleceu em Lisboa, vitimado por uma ‘doença cruel’, à qual não terá sido alheia uma juventude boémia, José Campelo Trigueiros Martel, livre–pensador, republicano, proprietário abastado, foi o fundador do jornal O Século, teve enterro  para um jazigo de família no cemitério dos Prazeres.

1911

Substituída a unidade monetária portuguesa do real para o escudo, tratou–se de uma medida  importante a nível simbólico e que, gradualmente, assumiu relevo a nível da política monetária do novo regime. Na exposição justificativa, A nossa unidade monetária, o real, tem um valor muito pequeno, nada parecido com os valores das unidades monetárias dos diversos países, geralmente iguais ou superiores a um franco. Desta circunstância resulta ser necessário empregar um grande número de algarismos para representar na escrita uma quantia, mesmo relativamente pouco importante, o que tem o duplo inconveniente de originar grandes perdas de tempo e introduzir os estrangeiros em erro, na apreciação dos valores expressos em moeda portuguesa. Para remediar este inconveniente, propomos que se adote como nova unidade monetária o “escudo” de ouro, moeda que conterá o mesmo peso de ouro fino que a atual moeda de mil réis de ouro, à qual será portanto inteiramente equivalente. O “escudo” dividir–se–á em cem partes iguais, denominadas “centavos”, correspondendo assim um “centavo” a dez réis do atual sistema”.

1914

Adquiridas as propriedades petrolíferas do Golfo Pérsico da Anglo-Persian Oil Company, pela Inglaterra.

1925

Fundada a Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais portugueses , titular da Revista de Teatro e Música, ou simplesmente ‘de Teatro’, era a revista portuguesa editada em Lisboa no mesmo ano por Mário Duarte e Guilherme Pereira de Carvalho Júnior.

1939

Hitler e Mussolini assinaram o pacto de aço, uma aliança político–militar de dez anos, entre a Alemanha e a Itália.

 1990

Os líderes do Iémen do Norte, Ali Abdullah Saleh, e do Iémen do Sul, Jaida Abu Baker, proclamaram a República do Iémen, após a unificação de ambos os territórios.

 1998

Vista geral da Alameda dos Oceanos com público.

 

 

Inaugurada a Expo–98, em Lisboa, dedicada ao tema “Os Oceanos, Um Património para o Futuro”. Requalificou a zona oriental da cidade, hoje freguesia do Parque das Nações.

Os comentários estão fechados.