NESTE DIA ACONTECEU NO ANO …

HISTÓRIAS NUMA VIDA «Montanhismo reflexões»
27 Maio, 2020
PSD EXIGE RIGOR NO NÚMERO DE INFETADOS
28 Maio, 2020

NESTE DIA ACONTECEU NO ANO …

Em1961 o advogado Peter Benenson inspirado pelo caso de dois estudantes portugueses presos por brindarem em público, num restaurante, à liberdade, publicou o artigo "Os Prisioneiros Esquecidos" no jornal "The Observer" o que levaria à criação da Amnistia Internacional

Neste dia aconteceu no ano …

585 a.C. – Data tradicional do eclipse previsto por Tales de Mileto, considerado por muitos a data de fundação da filosofia ocidental.

1663 – Nasceu em Lisboa, António Manuel de Vilhena, Grão-Mestre da Ordem de Malta em 1722, mais conhecido por Grão-Mestre  Manuel, filho do Conde de Vila Flor, D. Sancho Manuel, herói das batalhas das Linhas de Elvas e do Ameixial, membro da Ordem de são João de Jerusalém, partiu novo para Malta, onde liderou a defesa da ilha dos ataques turcos e o ataque a Trípoli, o que lhe granjeou prestígio, em La Valetta, onde existem o burgo Vilhena e o forte Manuel por si mandados construir, além de um hospital para inválidos e outro para velhos incuráveis. Respeitado por todos os soberanos da Europa, Luís XIV, de França, honrou–o com a sua amizade, no meio da praça do forte há uma estátua em sua memória, na sala de armas do Palácio dos Grão-Mestres, entre as armaduras dos mais célebres desses príncipes há uma estátua sua em bronze e o seu túmulo na Igreja de São João é um mausoléu magnífico, além dos seus dotes morais, políticos e militares, mandou compilar um novo código das constituições da Ordem de Malta, trabalho só concluído em 1782. Faleceu em 12/12/1736.

1738 – Nasceu em Saintes, Charente, Joseph Ignace Guillotin, médico e filantropo, diretor da Faculdade de Medicina de Paris. Apesar de associarem seu sobrenome à guilhotina, ele não foi o seu inventor, defendeu que as condenações deviam ser iguais para todas as classes, contra a barbárie das execuções, combateu e pena de morte, defendeu a vacinação da população e a saúde pública. Deputado, defendeu uma legislação que assegurasse ao carrasco, a imparcialidade na execução. Faleceu em 26/3/1814.

1779 – Nasceu em Dublin, Thomas Moore, músico, escritor de músicas, prosador e poeta irlandês, escreveu ‘Melodias Irlandesas’, o libreto da ópera ‘O Príncipe Cigano’ e’ O Sentido do Sexo’, ‘Em Busca da Alma Gémea’, ‘A Emoção de Viver Cada Dia’ e’ Meditações. Faleceu em 25/2/1779.

1834 – Joaquim António de Aguiar assinou e publicou um decreto que extinguiu as ordens religiosas masculinas, um ato de higiene moral, em face do que classificou como vida parasitária e nociva de milhares de indivíduos vivendo em conventos, mosteiros e hospícios,  incorporando os bens dos mesmos na fazenda nacional, e por desconfiar que no seu seio se tramavam conspirações contra o reino.

1871 – 147 dirigentes da Comuna de Paris foram fuzilados no muro do cemitério do Père–Lachaise, na chamada semana sangrenta.

1884 – Inaugurado o Jardim Zoológico de Lisboa.

1884 – Nasceu em Kozlany, Morávia, Eduard Benes, advogado, jurista e político checo, juntamente com Thomaz Masaryk e Milan Stefanik, trabalharam incansavelmente pela revolução que libertou os povos checo e eslovaco, do jugo austro–alemão. Estudou na Universidade de Praga e na Sorbonne, Paris e Dijon, onde se licenciou em leis, líder da Conferência de Paz de Paris, presidente da assembleia da Liga das Nações, ministro, primeiro-ministro durante e após a I Grande Guerra, presidente do parlamento e da república, escreveu doze livros sobre política e sociologia. Faleceu em 3/9/1948.

1903 – Inaugurada em Lisboa, a iluminação pública elétrica.

1908 – Nasceu em Londres, Ian Lancaster Fleming, escritor, escreveu os livros que criaram a figura do Agente 007, best–seller no mundo inteiro e adotados ao cinema, teve uma vida agitada, de playboy, neto de nobre banqueiro, separou–se de sua mãe e do irmão, e decidiu que era o momento de partir para Áustria, onde concluiu os estudos, depois conseguiu um emprego de jornalista na agência de notícias Reuters, viajou à Rússia para realizar reportagens e espionagens.  O seu avô, no entanto, cansou–se de lhe mandar dinheiro e chamou–o para trabalhar no banco da família, nos anos 30, antes da I Grande Guerra Mundial começar, ingressou no serviço de inteligência da marinha inglesa, deslocando–se a Portugal com frequência costumava alojar-se no Estoril no Hotel Palácio, deu o nome de Goldeneye à sua propriedade em frente ao mar, na Jamaica, ‘Casino Royal’, ‘Ordem para Matar’ e ‘Da Rússia com Amor’, são exemplos de êxitos. Faleceu em 12/8/1964.

1926 – Revolta militar, liderada pelo marechal Gomes da Costa e por Mendes Cabeçadas, originou o derrube da democracia e a instalação da ditadura, durante 48 anos. O pronunciamento verificou–se em Braga, Lisboa e Évora e apenas resistiram os Generais Domingos Peres e Sousa Dias.

1961 – Realizada a última viagem do comboio expresso do Oriente, ao fim de 78 anos, entre Paris e Bucareste.

1961 – O advogado Peter Benenson inspirado pelo caso de dois estudantes portugueses presos por brindarem em público à liberdade, publicou o artigo “Os Prisioneiros Esquecidos” no jornal “The Observer”. Apelou para que se organizasse ajuda para os homens e mulheres presos por questões políticas, religiosas ou devido a preconceitos raciais ou linguísticos. A Amnistia Internacional (AI) fundada em 1961 está hoje presente em quase todos os países do mundo.

1963 – Abateu–se a cobertura da estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa, causando dezenas de mortos e feridos.

1972 – Faleceu em Paris, Edward Albert Christian George Andrew Patrick David Windsor, Rei Eduardo VII.

1985 – Tragédia no Estádio Heysel, em Bruxelas, houve 38 mortos e cerca de 500 feridos, durante uma final da Taça dos Campeões Europeus de futebol, entre Liverpool e Juventus de Turim.

2008 – O Nepal tornou–se numa república, colocando fim a 240 anos de monarquia.

 

Os comentários estão fechados.