HISTÓRIAS NUMA VIDA «A promessa do Belarmino»
15 Maio, 2020
CDS ODIVELAS CONTESTA 12 CONTRATOS PÚBLICOS DA CM ODIVELAS NO VALOR DE 600 MIL EUROS
18 Maio, 2020

NESTE DIA ACONTECEU…

Em 15 de Maio de 1906 – Nasceu em Boquilobo, Torres Novas, Humberto da Silva Delgado, aos 41 anos o mais novo gen. da Força Aérea e forte opositor ao regime de Salazar

1492 – O Rei D. João I fundou em Lisboa o Hospital de Todos os Santos, então no Rossio, hoje o Hospital de S. José.

1756 – O Rei de Inglaterra declarou guerra a França e aos E.U.A. iniciando a guerra dos sete anos, que acabou em 1763 com o tratado de Paris.

1767 – Génova vendeu a Ilha da Córsega à França.

1822 – Fundada no Funchal, por maçons, a ‘Sociedade Funchalense dos Amigos das Ciências e das Artes’, com 28 fundadores, uma projeção da Academia Real das Ciências, e foi desse núcleo que partira a rebelião de 1820, e depois o movimento revoltoso de 28/1/1821, em 22/8/1822 na sessão de comemoração do 1.º aniversário da revolta, cujo principal orador foi Francisco Ferreira de Abreu, maçon,  historiador, que referiu que a sociedade tinha por missão “a propagação das luzes, a perfeição moral e o impulso à sua     prosperidade… princípios dos direitos do homem”. Publicaram o Patriota Funchalense.

1855 – Encontradas na Igreja de Sant’Ana as ossadas de Luís de Camões, debaixo do coro, testemunhado por Rodrigo da Fonseca Magalhães, João Maria Feijó, António da Cunha Sotto Mayor, Frederico Leão Cabreira e Rodrigues Sampaio, todos maçons, entre outros, por ordem de D. Fernando dada a 30/12/1854.

1859 – Nasceu em Paris, Pierre Curie, cientista e físico, juntamente com sua mulher Marie Curie descobriu em 26/12/1898 o polónio e o rádio e partilhou com ela o Prémio Nobel da Física em 1903. Faleceu em 19/4/1906.

1883 – Publicado em Aveiro o trissemanário ‘A Locomotiva’, propriedade de Carlos Faria, pontificavam como colaboradores, Alves da Veiga, António Feijó, Augusto Fuschini,  Magalhães Lima, Camilo Castelo Branco, Conde de Samodães, Oliveira Martins e o Visconde de Ouguela, muitos deles maçons, órgão dos empregados dos Caminhos de Ferro Portugueses, mas próximo do Partido Republicano, publicaram–se 100 números até 1/1/1884.

1891 – Publicada pelo Papa Leão XII a encíclica Rerum Novarum, corporizando a doutrina social da igreja, que lhe mereceu o título de Papa dos operários.

1902 – Declarada a bancarrota em Portugal.

1904 – Saiu 1.º número do boletim quinzenal da cidade ‘A Guarda’, dirigido ao clero católico, protegido pelo Arcebispo, para ser “a ponta de lança do Partido Nacionalista”,  auto classificando–se de ser ”pastoral, homilética, religiosa, scientifica, litteraria e noticiosa”…

1906 – Nasceu em Boquilobo, Torres Novas, Humberto da Silva Delgado, aos 41 anos o mais novo gen. da Força Aérea e exilado político, extraordinário militar, piloto aviador, astuto e exímio político e escritor, escreveu ‘Da Pulhice do Homo Sapiens’ e o ‘Manual da Legião Portuguesa, serviu a ditadura, mas quando regressou dos E.U.A., onde esteve como adido militar, opôs–se corajosamente a Salazar, converteu–se à democracia política e, nas eleições presidenciais de 1958, candidatou–se pela oposição, tendo contestado os resultados eleitorais que, fraudulentamente, deram a vitória ao almirante Américo Tomás, e criou uma crise política. Demitido, organizou no exílio no Brasil e Argélia, a oposição, o exílio foi dramático e vítima de privações, intolerâncias e perseguições, participou na organização do assalto ao paquete Santa Maria e no assalto ao quartel de Beja, iniciado maçon no exílio, em 3/7/1961 na Loja Exílio y Trabajo do Grande Oriente de S. Paulo, Brasil. Assassinado pela PIDE em 13/2/1965.

1927 – Começou a 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, que teve como vencedor António Augusto de Carvalho, do Carcavelos, à média de 24 kms/h.

1931 – Emitida a encíclica do Papa Pio XI encíclica Quadragesimo Anno seguida da encíclica Non Abbiamo Bisogno em julho, relacionando a maçonaria com as forças do mal em Itália e instigadora do anticlericalismo.

1957 – Testada no Pacífico a primeira bomba atómica da Inglaterra, tornando–se potência nuclear.

1969 – Inauguradas em Lisboa, a nova Biblioteca Nacional.

1971 – A Sociedade dos Missionários da África, de vida apostólica da Igreja Católica Apostólica Romana fundada em 1868, pelo Arcebispo de Argel Charles Lavigerie, conhecida como os padres brancos, decidiu retirar–se de Moçambique, por considerar que as autoridades coloniais portuguesas impediam o prosseguimento da obra de missionação.

1985 – A Organização Mundial de Saúde. anunciou que a SIDA estava a tornar–se numa epidemia mundial.

 

Os comentários estão fechados.