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MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

O procedimento ou o desenrolar do processo da Mediação de Conflitos não está definido nem fixado a priori, sendo, antes, algo que é determinado pelo mediador que está responsável pelo mesmo.

Assim, será consoante a natureza do litígio, dependendo das partes envolvidas nesse, suas necessidades e sensibilidades e conforme a sua própria convicção, que o mediador organiza, planeia e determina quais os trâmites a seguir, aliás como resulta da alínea a) do artigo 25º da L. da Mediação, que refere que este tem o poder de «exercer com autonomia a mediação, nomeadamente no que respeita à metodologia e aos procedimentos a adotar nas sessões de medicação (…).»

No entanto, de uma forma geral e abstrata, podem-se identificar 5 momentos ou etapas de referência em qualquer processo de Mediação. São eles:

1 – Audição (das partes) conjunta ou individual, através da qual o mediador toma conhecimento não só das pretensões mas das motivações das partes;

2 – Discussão conjunta, onde o mediador tem a perceção da conflituosidade existente entre partes e porá em prática as suas técnicas de gestão de conflitos com vista a estabelecer pontes de diálogo;

3 – Identificação e organização das questões a resolver, decidindo aqui o mediador a agenda a seguir e sobre a qual irão trabalhar, ponto por ponto;

4 – Procura de ideias e possíveis soluções, para o que é essencial a mais completa compreensão do litígio, recorrendo-se, sendo caso disso, a terceiros e técnicos auxiliadores dessa compreensão;

5 – Desenho de um acordo possível, para o que o mediador tem que conseguir estimular as partes na busca de uma solução que satisfaça da melhor forma os interesses em causa e que, sendo possível, pacifique as relações entre partes, mas sempre com a possibilidade de verem e reverem esse esboço de acordo, no caso do mesmo não se mostrar suficiente ou satisfatório para qualquer uma das partes.

Há que ter sempre presente que o processo de Mediação é interativo até que as partes lhe ponham um ponto final, seja com o acordo ou com a desistência.

Contacte-nos para mais informações e esclarecimentos. Experimente!

Ana Salomé Luís

Entre Nós Mediação – Mediação de Conflitos Civis e Comerciais

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