LOURES: O PALÁCIO DE VALFLORES VAI SER REABILITADO

CDS/ODIVELAS RECORDA ADELINO AMARO DA COSTA 38 ANOS APÓS A SUA MORTE E QUER LARGO COM O SEU NOME, EM ODIVELAS
5 Dezembro, 2018
A JUNTA DA UNIÃO DE FREGUESIAS DA PÓVOA DE SANTO ADRIÃO E OLIVAL BASTO DESEJAM-LHE BOAS FESTAS
5 Dezembro, 2018

LOURES: O PALÁCIO DE VALFLORES VAI SER REABILITADO

Já está a decorrer a primeira fase da obra de consolidação estrutural da Quinta e Palácio Valflores, em Santa Iria de Azóia. A obra tem um valor estimado de cerca de 348 mil euros, e que beneficia de um financiamento de 50% do PORLisboa 2020.

A esta primeira fase vão seguir-se mais duas, a recuperação da cobertura, fecho de vãos de portas e janelas e a proteção dos elementos arquitetónicos. No final da reabilitação, o valor do investimento vai ascender a um milhão e duzentos mil euros.

Quando o projeto estiver concluído a Quinta e o Palácio Valeflores pode vir a transformar-se num pólo importante nas áreas da investigação, formação, ciências e cultura inserido uma ligação cultural, patrimonial e ambiental desde a várzea de Loures ao passeio ribeirinho junto ao Tejo.

O Palácio e Quinta de Valflores constituem um conjunto patrimonial quinhentista de valor ímpar.Trata-se de uma casa de campo senhorial, uma residência civil, que foi construída no século XVI, de configuração renascentista. É um dos poucos exemplares deste tipo de edificações que tenham chegado até aos nossos dias com poucas alterações em relação à construção inicial.

O seu valor foi sublinhado com classificação como Imóvel de Interesse Público em 1982, diploma que estabeleceu igualmente uma zona especial de proteção.

Os comentários estão fechados.