Mediação de Conflitos
6 Maio, 2017
EFEMÉRIDES: 13 DE MAIO – ASSINALA-SE O CENTENÁRIO DAS VISÕES DE FÁTIMA
13 Maio, 2017

EMPREGO E FINANÇAS

Dicas para eliminar dívidas

 Todos sabemos que reduzir custos e eliminar dívidas é difícil e requer sacrifício. Mas todos o podemos fazer!

Se pensarmos no que isso representa percebemos que no futuro nos vamos sentir muito melhor porque não estamos condicionados ao pagamento de dívidas e podemos viver sem o stress dos pagamentos mensais e do dinheiro que não chega para tudo o que precisamos e desejamos.

Para reduzir e eliminar dívidas é necessário abrir mão de certas coisas a curto prazo para depois obter outras mais importantes a médio e longo prazo.

Para começar é necessário analisar como gastamos cada euro e ver como podemos começar a poupar. É, tal como referimos na crónica anterior, necessário elaborar um orçamento.

Com base no orçamento podemos reduzir a quantidade ou frequência de compras e / ou reduzir o preço que se paga por algo. Cada euro que guardamos hoje aumentará a segurança financeira e proverá um futuro melhor amanhã.

Depois do orçamento é necessário estabelecer objetivos a médio/longo prazo, determinar das despesas quais são necessidades e quais são desejos, decidir quais as despesas que poderão ser reduzidas ou eliminadas, estabelecer e cumprir com os compromissos para reduzir despesas específicas e acompanhar o seu progresso rumo às metas de longo prazo.

Para mais informações contate a AESS e conheça o nosso programa de gestão do orçamento familiar: geral@economia-sustentavel.com

Dulce Forte

Presidente da Direção da AESS

Os comentários estão fechados.