EFEMÉRIDES: 9 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DA IMUNIZAÇÃO

OPINIÃO/CRUZEIRO: UBUNTU
8 Junho, 2019
RÁDIO CRUZEIRO: PROGRAMAÇÃO PARA ESTE DOMINGO
9 Junho, 2019

EFEMÉRIDES: 9 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DA IMUNIZAÇÃO

EFEMÉRIDES

9 de junho

Dia Mundial da Imunização.

Feriado Municipal em Montalegre, onde se assinala a data da atribuição do foral por D. Afonso III

1386 – Foi ratificado do Tratado de Windsor, entre D. João I e Ricardo II de Inglaterra. É a mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor. Foi assinado após os ingleses lutarem ao lado da Casa de Avis na batalha de Aljubarrota e com o sentido de renovar a Aliança Anglo-Portuguesa estabelecida pelos dois países em 1373.

1879 – Serpa Pinto regressou a Lisboa, após a travessia de África com Capelo e Ivens, que tinha começado dois anos antes.

1934 – Data da primeira aparição do Pato Donald, no desenho animado “The Wise Little Hen”, da série “Silly Symphony” da Disney.

1951 – Ruy Luís Gomes entregou no Supremo Tribunal de Justiça o processo de candidatura à Presidência da República, pela Oposição Democrática.

1961 – O Conselho de Segurança do ONU aprovou a moção contra Portugal, condenando os massacres e as medidas de repressão da população angolana.

1976 – Morreu em combate o secretário-geral da Frente Polisário El Vali Mustafa Seyid, no Saara Ocidental.

2000 – Registou-se um acidente nas obras do Terreiro do Paço do Metro de Lisboa. Um  furo numa aduela provocou a entrada de água e de lama no túnel de ligação a Santa Apolónia.

2004 – Morreu António de Sousa Franco, aos 61 anos.Foi catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, co-fundador do PSD, fundador da ASDI, ministro das Finanças no V e no XIII Governos, antigo presidente da CGD e do Tribunal de Contas, cabeça de lista do PS às Eleições para o Parlamento Europeu.

2005 — Manuel Jorge Marmelo recebeu o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, da Associação Portuguesa de Escritores, por “O Silêncio de um Homem Só”.

2006 – Morreu Paulo Vallada, aos 82 anos, antigo presidente da Câmara do Porto e da Associação Comercial daquela  cidade, co-fundador da SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

2007 – O filme “Borderpost” (Posto Fronteiriço), de Rajko Grlic, uma co-produção da Sérvia, Croácia, Eslovénia, Macedónia e Reino Unido, venceu o Golfinho de Ouro para o melhor filme da 23ª edição do Festróia, em Setúbal.

– O diretor do serviço de oftalmologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, José Cunha-Vaz, recebeu em Viena o prémio da Sociedade Europeia de Oftalmologia.

– Morreu a atriz, cantora e pintora Júlia Babo, 78 anos.

2008 – A segunda maior central solar fotovoltaica em Portugal começava a ser construída em Ferreira do Alentejo num investimento de quase 51 milhões de euros para produzir energia “limpa” durante 25 anos

2010 – Major Baptista da Silva, antigo presidente do Belenenses, morreu aos 81 anos de doença prolongada.

– Três pessoas morreram, trucidadas por um comboio Sud Express, na Linha do Norte, junto da Estação de Riachos, em Torres Novas. Duas das vítimas, um homem e uma mulher, de 70 anos, eram irmãos, e a terceira vítima, um homem de 38 anos, era o funcionário da REFER que tentou acudir o casal de idosos que falava no meio da linha.

2013 – O vídeo com o tema «Marcadores Fisiológicos do Processamento Sensorial do Recém-nascido», de Luís Jorge, ex-aluno do curso de Psicologia da Universidade do Minho e colaborador da equipa de investigação da Escola de Psicologia da instituição, foi o vencedor da segunda edição do Prémio Simbiontes, da Associação Viver a Ciência. Este ano, o projecto distinguia o melhor vídeo de divulgação sobre um trabalho de investigação cujo conhecimento contribua para o Neurodesenvolvimento Infantil. O estudo foi conduzido pelas cientistas Adriana Sampaio, investigadora principal e por Sara Cruz, ambas do Centro de Investigação em Psicologia, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

2014 – O presidente da Câmara de Mirandela, António Branco, ameaçou portajar a principal estrada do concelho se forem introduzidas portagens na A4, para mostrar que não há alternativa a esta autoestrada na rede viária nacional

2016 – Foi anunciado que os beneficiários das prestações de abono, complemento solidário para idosos, bonificação por deficiência e subsídio por assistência de terceira pessoa iriam receber o aumento previsto no Orçamento do Estado e com retroativos.

2017 – O primeiro-ministro assumiu no Parlamento que a EDP tem “manhas” que as entidades reguladoras deixam passar, prometendo que o Governo vai renegociar os contratos no sector da energia para que os consumidores paguem menos.

2018 – Cientistas afirmaram que, depois de quase 20 anos à deriva, o maior icebergue que já tinha separado da plataforma de gelo Ross da Antártida estaria prestes a desaparecer para sempre.

=============.

Este é o centésimo sexagésimo dia do ano. Faltam 205 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Renda anual de 20 libras, despesa de 19 libras, 19 xelins e seis pence, resultado: felicidade. Renda anual de 20 libras, despesa anual de 20 libras e seis pence, resultado: desespero”. Charles Dickens (1812-70), escritor inglês.

Os comentários estão fechados.