EFEMÉRIDES: 9 DE JANEIRO – VITOR ALVES, CAPITÃO DE ABRIL, MORREU HÁ 8 ANOS

OPINIÃO/CRUZEIRO: CONVERSA DE METRO
8 Janeiro, 2019
CIDADÃOS DE ODIVELAS MOVIMENTAM-SE EM DEFESA DA LINHA AMARELA DO METRO
9 Janeiro, 2019

EFEMÉRIDES: 9 DE JANEIRO – VITOR ALVES, CAPITÃO DE ABRIL, MORREU HÁ 8 ANOS

EFEMÉRIDES

9 de janeiro

1134 – D. Afonso Henriques concedeu foral à vila de Sintra. No texto de doação pode ler-se “a vós que habitais em Sintra da classe superior, ou da inferior e de qualquer ordem que sejais, e a vossos filhos e descendentes, damo-vos carta irrevogável de direito, estabilidade e serviço. Em primeiro lugar damo.vos trinta casais com a s suas fazendas, em Lisboa, a vós, trinta povoadores, que no presente povoais aquele castelo, a fim de que tenhais, tanto vós como vossos filhos, por direito hereditário e por eles não pagareis qualquer tributo a Lisboa, mas apenas no vosso castelo. E se vos aprouver por trabalhadores nesses casais, não pagarão eles tributo algum, a não ser a vós, donos dos casais; se tiverdes, ou comprardes alguma herdade em qualquer terra do rei, tê-la-eis pelo foro de Sintra”

1242 – Paio Pires tomou Silves aos mouros.

1976 – Abriu, em Ponta Delgada, a Universidade dos Açores . Surgiu na sequência da implantação do regime autonómico naquele arquipélago e da política de expansão do ensino superior em Portugal. Procurou, desde sempre, dar respostas às múltiplas necessidades de formação de quadros na Região Autónoma, elevar o seu nível cultural e promover o seu desenvolvimento científico e tecnológico.

2007 – O ex-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Luis Monterroso, foi condenado a um ano de prisão, com pena suspensa durante três anos, por participação económica no processo de adjudicação do Plano Diretor Municipal.

2008 – Susana Barbosa, que fora fundadora do partido Nova Democracia anunciou a sua desfiliação do partido e a criação de um outro: o Partido da Liberdade.

– A Câmara Municipal de Lisboa aprovou o protocolo de organização do festival musical Rock’n Rio, que previa o pagamento pela entidade promotora de 800 mil euros em contrapartidas e que incluíam a construção de uma ponte.

2009 – O Tribunal de Torres Novas conferiu a guarda definitiva da menor Esmeralda Porto, ao seu pai biológico, Baltazar Nunes.

2010 – Morreu, com 78 anos, o ex-guarda-redes Acúrsio. Jogou no F.C.Porto, na década de 50 e foi internacional, não só em futebol, como também, em hóquei em patins. Pelos azuis e brancos foi duas vezes campeão nacional, primeiro em 1955/56 e depois em 1958/59.

2011 – Morreu Vitor Alves, aos 75 anos. O antigo capitão de Abril não resistiu à doença que, há muito o apoquentava.

2013 – Ficou a asaber-se que os trabalhadores do setor privado iriam poder rejeitar o pagamento de metade dos subsídios de férias e Natal em duodécimos, tendo, para isso, de manifestar essa intenção no prazo de cinco dias.

2016 – O partido espanhol Podemos, sancionou com um ano de suspensão dez dos vinte e quatro membros da sua Direção regional de Alicante, por práticas ilegais e comportamento incorreto durante as últimas eleições regionais. Entre essas práticas encontravam-se a falsificação do censos de militantes do partido e a concertação de ações com perfis falsos nas redes sociais, com o intuito de desprestigiar candidatos concorrentes.

2017 – Entrou em vigor o novo acordo da ADSE, o subsistema de saúde dos funcionários públicos, que passou a abranger mais pessoas. A nova ADSE, foi reformulada, deixando de ser uma direção-geral para passar a ser instituto público.

2018 – O Tribunal Constitucional assumiu que nunca cumpriu os prazos para a fiscalização das contas dos partidos e defendeu-se dizendo que os juízes não estão “tecnicamente preparados” para realizar este tipo de tarefas.

………………

Este é o nono dia do ano. Faltam 358 dias para o final de 2019.

Pensamento do dia: “A terra inteira é só uma alma, somos parte dela”. Poema amerindo, traduzido para português por Humberto Hélder (1930)

Os comentários estão fechados.