EFEMÉRIDES: 9 DE FEVEREIRO – MARIA LEONOR MORREU HÁ 31 ANOS

DEMOLIÇÃO SEM ACAUTELAR REALOJAMENTO
8 Fevereiro, 2019
APAV VAI PROMOVER SEMINÁRIO/DEBATE SOBRE CRIMES DE ÓDIO
9 Fevereiro, 2019

EFEMÉRIDES: 9 DE FEVEREIRO – MARIA LEONOR MORREU HÁ 31 ANOS

EFEMÉRIDES

9 de fevereiro

1856 – Foi lançado, em Lisboa, o jornal “Asmodeu”. Foi o  primeiro periódico humorístico português.

1857 – D. Pedro V autorizou a instalação em Portugal da Congregação de São Vicente de Paulo, pela Sociedade Protetora dos Órfãos Desvalidos.

1909 – Nasceu, em Marco de Canavezes, a atriz e cantora Carmen Miranda. Apenas com um ano de idade, viajou com a sua mãe e sua irmã para o Brasil, onde seu pai já morava. Criada no Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, estudou num colégio de freiras e aos 15 anos largou os estudos e começou a trabalhar na “La Femme Chic”, uma chapelaria do centro da cidade., onde estudou moda e aprendeu a costurar, ganhando o gosto pelos turbantes. Conheceu Josué de Barros que logo a integrou no elenco de  teatros e clubes. Gravou seu primeiro disco com as músicas “Triste Jandaia” e “Iaiá, Ioiô”, mas o seu grande sucesso só chegaria com a marcha “Pra Você Gostar de Mim” que  foi escrita propositadamente para a sua interpretação. Foi a primeira mulher a assinar contrato com uma rádio e lançou outros discos transformando-se  na principal estrela do Cassino da Urca no Rio de Janeiro. Estreou no cinema na comédia musical “Alô, Alô Carnaval”  e foi a primeira sul-americana a receber uma estrela na Calçada da fama em Hollywood.

1914 – Tomou posse o Governo da República Portuguesa liderado por Bernardino Machado.

1919 – Morreu o filósofo português Francisco Adolfo Coelho.

1970 – Por iniciativa de Rogério Martins, à altura, secretário de Estado da Indústria realizou-se, em Lisboa, o Colóquio sobre Política Industrial, que marcou a chamada “viragem tecnocrata” da política económica portuguesa.

1975 – Realizou-se a Conferência dos Trabalhadores Agrícolas do Sul, em Évora, que reclamou a “liquidação dos latifúndios” e a entrega da “terra a quem a trabalha”.

– Começou uma greve na Rádio Renascença.

1988 – Morreu a locutora portuguesa Maria Leonor, aos 67 anos, pioneira da rádio e da televisão em Portugal. Iniciou a sua carreira na Emissora Nacional, aos 24 anos e chegou a ser Diretora de Programas do Canal 1 da RDP. Recebeu o espanhol Prémio Ondas para melhor locutora internacional, foi-lhe atribuído o Prémio Bordalo, na categoria Rádio, por três vezes e recebeu a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Lisboa. Maria Leonor foi feita cavaleira da Ordem do Infante D.Henrique.

1994 – A antiga dirigente do PCP Zita Seabra recebeu a presidência do Instituto Português das Artes Cinematográfica e do Audiovisual das mãos de Santana Lopes, secretário de Estado da Cultura.

2001 – Em sede de Concertação Social e após 10 meses de negociações, o Governo, centrais sindicais e organizações patronais assinaram, pela primeira vez em 10 anos, dois acordos sobre políticas de emprego, formação, educação e higiene e segurança no trabalho.

2003 – Fernanda Ribeiro venceu a corrida feminina do 27º Cross das Amendoeiras em Flor.

2004 – A Comissão Europeia alertou Portugal para o incumprimento de Diretiva sobre branqueamento de capitais, dando uma última oportunidade para a aplicação das regras, antes de avançar para tribunal.

2006 – Morreu o jornalista José Moreira da Silva Boavida, aos 88 anos. Era o sócio número um da Casa da Imprensa.

2008 – A judoca Telma Monteiro, vice campeã mundial e líder do “ranking”, conquistou a medalha de bronze no Torneio Super A de Paris, em França, na categoria de -52 quilogramas

2009 – Abriu o acesso à DataJuris, base de dados on-line de legislação, jurisprudência e doutrina, resultante de investimento de 75 mil euros.

2014 – Os suíços decidiram em referendo voltar a limitar a entrada de cidadãos de países da União Europeia no seu mercado laboral, através da instituição de quotas anuais.

2015 – Uma petição subscrita por 10 mil pessoas a pedir a reabertura da comissão parlamentar de inquérito à compra dos submarinos, que tinha sido entregue nos serviços do Parlamento por via eletrónica, desapareceu. À altura era Assunção Esteves que presidia à Assembleia da República.

2016 – Dois comboios de passageiros colidiram na região da Baviera, na Alemanha e do acidente resultaram nove mortos e uma centena de feridos.

2017 – Foi publicada em Diário da República a portaria que atualizou e aumentou os montantes mensais dos abonos de família e repôs o quarto escalão de rendimentos para as crianças até aos três anos.

2018 – Surgiram novas pistas que sustentam ter  Amelia Earhart e Fred Noonam não caíram no Oceano Pacífico, quando a pioneira da aviação tentava circum-navegar o globo. Segundo as novas pistas o avião despenhou-se em Nikumaroro, uma ilha remota, onde morreram à fome.

=====================.

Este é o quadragésimo dia do ano. Faltam 326 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Uma discussão onde todos os intervenientes estejam absolutamente de acordo é uma discussão perdida”. Albert Einstein (1879-1955), cientista norte-americano de origem alemã, Prémio Nobel da Física.

Os comentários estão fechados.