EFEMÉRIDES: 9 DE AGOSTO – HÁ 5 ANOS, NOVO BRAÇO DE FERRO ENTRE ESPANHA E INGLATERRA, POR CAUSA DE GIBRALTAR

INCÊNDIOS: EMPRESA ÁGUA DE MONCHIQUE COM PREJUÍZO DE 60 MIL EUROS/DIA
8 Agosto, 2018
ODIVELAS SEM GARANTIAS EM RELAÇÃO À AMPUTAÇÃO DA LINHA AMARELA
9 Agosto, 2018

EFEMÉRIDES: 9 DE AGOSTO – HÁ 5 ANOS, NOVO BRAÇO DE FERRO ENTRE ESPANHA E INGLATERRA, POR CAUSA DE GIBRALTAR

EFEMÉRIDES

9 de agosto

Dia Internacional das Populações Indígenas.

1877 – Durante a conquista do Oeste pelos Estados Unidos foi travada a Batalha de Big Hole, no Montana. Os índios Nez Perce revoltaram-se contra o encerramento em reservas.

1896 — Nasceu o psicólogo suíço Jean Piaget, fundador da Psicologia do  Desenvolvimento.

1923 — Nasceu o poeta e artista plástico Mário Cesariny de Vasconcelos que viria a ser o  fundador do primeiro movimento surrealista português, autor de “Corpo Visível”, “Manual de Prestidigitação”, “Nobilíssima Visão”.

1938 — O Governo português impediu a abertura de novas casas de passe ou de prostituição. Esta prática viria a ser completamente proibida em 1962.

1945 – Os Estados Unidos lançaram a segunda bomba atómica. Foi sobre Nagasaki, no Japão  causou a morte a cerca de 70 mil pessoas e deixou  mais de cem mil feridos e além de um rasto de destruição na cidade.

1953 – Craveiro Lopes sucedeu a Óscar Carmona na Presidência da República Portuguesa, mas a ditadura do Estado Novo permaneceu nas mãos de Oliveira Salazar.

1954 — Foi decretada a reorganização dos serviços da PIDE, que lhe ampliou os poderes e criou o quadro de investigação em África.

1958 — Tomou posse Américo Tomás, depois de declarado vencedor das Presidenciais, após a fraude eleitoral que afastou o general Humberto Delgado.

1961 – As forças portuguesas entraram em Nambuangongo.

1972 — A Acção Revolucionária Armada destruiu duas dezenas de torres elétricas, nas áreas de Lisboa, Porto e Coimbra, o que afetou a distribuição de energia a nível nacional.

1978 – O presidente Ramalho Eanes indigitou Nobre da Costa para formar Governo, após a exoneração de Mário Soares.

1991 – Morreu, em Lisboa, Vasco da Gama Fernandes, aos 82 anos, advogado, membro do Movimento de Unidade Nacional Antifascista, fundador do Movimento de Unidade Democrática e do Partido Socialista, vice-presidente da Assembleia Constituinte e primeiro presidente da Assembleia da República.

1997 – Manuela Machado conquistou a medalha de prata na maratona dos Campeonatos do Mundo.

2001 — Portugal ganhou seis medalhas, quatro de ouro e duas de prata, nos XI Campeonatos da Europa de Atletismo para cegos, em Bylastok, na Polónia.

2002 — A RTP comprou 75 por cento do capital da Norte TV à PT Multimédia, e passou a deter a totalidade do canal do Porto.

– O primeiro táxi com a nova “lanterna anti-fraude” começa a circular em Lisboa.

2003 – Foi proibida a caça nas zonas afetadas pelos incêndios florestais.

2004 — Demitiu-se Adelino Salvado, diretor nacional da Polícia Judiciária, na sequência do escândalo do roubo das cassetes a um jornalista do Correio da Manhã.

2006 – O governo israelita deu luz verde à ocupação de uma faixa de 30 quilómetros, no Sul do Líbano. O balanço oficial das vítimas do conflito ascendia, na altura a 1.087 mortos, 3.568 feridos e mais de 915.000 deslocados.

2013 – A Inglaterra decidiu enviar navios de guerra para Gibraltar, território que estava novamente no centro de um braço de ferro diplomático entre a Inglaterra e a Espanha.

2014 – O Supremo Tribunal Administrativo do Egito dissolveu o partido da Irmandade Muçulmana.

2015 – O Sporting conquistou em faro a Supertaça Cândido de Oliveira ao vencer o Benfica por 1-0. Foi a oitava vitória dos leões nesta competição.

2016 – Um casal de Avanca comprou mil litros de água e andou a distribuí-la pelos automobilistas que estavam presos na A1, devido a um incêndio que cortou aquela via.

2017 – O Presidente da República vetou, o diploma que introduzia alterações ao decreto sobre a transferência da Carris para a Câmara de Lisboa, considerando abusivo que se proíba qualquer concessão futura da empresa.

=============.

Este é o ducentésimo vigésimo primeiro dia do ano. Faltam 144 dias para o fim de 2018.

Pensamento do dia: “Todo o homem é teatro de uma inexpugnável autoridade”. Mário Cesariny de Vasconcelos (1923), poeta e artista plástico português.

                                                                   Vista geral sobre Gibraltar

Os comentários estão fechados.