EFEMÉRIDES: 8 DE OUTUBRO – HÁ 3 ANOS, PORTUGAL GARANTIU O APURAMENTO PARA A FASE FINAL DO EUROPEU, QUE ACABARIA POR VENCER

FUTEBOL: 1ª LIGA – BENFICA RECONQUISTA LIDERANÇA. SPORTING CAI EM PORTIMÃO
7 Outubro, 2018
EFEMÉRIDES: 9 DE OUTUBRO – DATA DO NASCIMENTO DE D.DINIS. FOI HÁ 757 ANOS.
9 Outubro, 2018

EFEMÉRIDES: 8 DE OUTUBRO – HÁ 3 ANOS, PORTUGAL GARANTIU O APURAMENTO PARA A FASE FINAL DO EUROPEU, QUE ACABARIA POR VENCER

EFEMÉRIDES

8 de outubro

Feriado Municipal em Gondomar e em Vieira do Minho. São feriados municipais móveis que se assinalam na segunda-feira seguinte ao primeiro domingo de outubro.

1891 – Foi criado o primeiro hospital veterinário, em Lisboa.

1910 – Foram promulgados os decretos que põem fim aos domínios das ordens religiosas em Portugal, no âmbito da consagração do Estado laico.

1922 – Nasceu Christian Barnard, cirurgião sul-africano, que viria a ser responsável pelo primeiro transplante de coração humano, em 1967.

1945 – Foi criado o Movimento de Unidade Democrática (MUD), na assembleia do Centro Republicano Almirante Reis, em Lisboa.

1949 – Ocorreu uma tentativa de golpe contra a ditadura do Estado Novo, liderada pelo almirante Cabeçadas.

1967 – Ernesto “Che” Guevara foi capturado na Bolívia.

1984 – Branca dos Santos, à altura com 73 anos, conhecida como “a banqueira do povo”, foi detida sob a acusação de burla.

1985 – Francisco Lucas Pires demitiu-se da presidência da comissão política do CDS, cargo que ocupava desde 1983, face aos fracos resultados nas eleições de 06 de Outubro.

1992 – O escritor Vergílio Ferreira, na altura com 77 anos, recebeu o Prémio Camões.

1998 – O Prémio Nobel da Literatura foi atribuído ao escritor José Saramago, autor de “Memorial do Convento”.

1999 – Realizou-se o enterro de Amália Rodrigues, em Lisboa.

2004  – O sorteio do Euromilhões passou a integrar as apostas realizadas em Portugal através da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

2005 – Portugal qualificou-se para a fase final do Mundial 2006.

2007 – Paulo Rebelo, com carreira no combate à droga e na Directoria de Lisboa, substituiu de Gonçalo Amaral, que fora afastado da coordenação do Departamento de Investigação Criminal de Portimão, na sequência das investigações no “caso Maddie”.

2008 – A eurodeputada socialista Ana Gomes foi distinguida em Bruxelas como a eurodeputada “activista do ano” pela revista europeia “The Parliament Magazine”, uma publicação que promove anualmente prémios para os melhores deputados europeus em diversas categorias.

2010 — Morreu Paulo Guilherme d’Eça Leal, escritor, pintor e cenarista de teatro e cinema, vítima de doença prolongada, com 82 anos.

2012 – Os trabalhadores da Lusa estiveram em vigília à porta da empresa, contra o corte de 30% nos salários e eventuais despedimentos.

2014 – A escola básica de Barroselas, em Viana do Castelo, foi evacuada devido à presença de um ninho de vespas asiáticas.

2015 – Portugal garantiu o apuramento para o Euro 2016, que viria a vencer ao derrotar a França na final. O apuramento foi carimbado em Braga, com uma vitória por 1-0 frente à Dinamarca.

2016 – O Governo dos Estados Unidos acusou formalmente a Rússia por ataques informáticos contra pessoas e instituições norte-americanas.

2017 – Um tribunal tunisino condenou a quatro e três meses de prisão um franco-argelino e a sua companheira tunisina por se terem beijado em público à saída de um restaurante numa zona turística do norte de Tunes. Ambos foram considerados culpados por acto sexual”, “atentado ao pudor”, “ofensa aos bons costumes, desobediência e desacato a um funcionário público.

===========.

Este é o ducentésimo octogésimo primeiro dia do ano. Faltam 84 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Deus é o silêncio do universo e o Homem é o grito que dá sentido a esse silêncio”. José Saramago (1922), escritor português, Nobel da Literatura.

Os comentários estão fechados.