EFEMÉRIDES: 8 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

LINHA AMARELA DO METRO: RUI FRANCISCO DEFENDE O PROLONGAMENTO DA LINHA AMARELA A LOURES
8 Junho, 2019
CONTRA O CORTE DA LINHA AMARELA: NELSON SILVA CONSIDERA PRIORITÁRIA A EXTENSÃO A LOURES
8 Junho, 2019

EFEMÉRIDES: 8 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DOS OCEANOS

8 de junho

Dia Mundial dos Oceanos

632 – Data atribuída à morte do profeta Maomé, em Medina.

1663 – Durante a Guerra da Independência, o exército espanhol foi derrotado na Batalha do Ameixial por forças portuguesas e inglesas.

1859 – Foi criado o Curso Superior de Letras, em Lisboa.

1874 – Eça de Queiroz foi nomeado adido da Direcção dos Negócios Estrangeiros do Governo da Coroa.

1880 – Foi lançado o primeiro número do jornal O Século.

1903 – Nasceu a escritora Marguerite Yourcenar, Marguerite de Crayencour, autora de “Memórias de Adriano”. Foi a primeira mulher eleita para a Academia de França.

1928 – Abriu da Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra.

1940 – Foi inaugurado o Parque Portugal dos Pequeninos, em Coimbra.

1953 — O Supremo Tribunal dos EUA estabeleceu que nenhum estabelecimento poderia recusar servir um cliente negro.

1958 – Humberto Delgado, candidato da Oposição Democrática, foi dado como vencido, nas eleições presidenciais, culminando-se assim, a maciça fraude eleitoral do regime.

1961 – Durante a Guerra Colonial, desapareceu, em Angola, o primeiro avião da Força Aérea Portuguesa, com três tripulantes a bordo.

1981 – A Assembleia da República aprovou a Lei anti-terrorismo e a Convenção Europeia para a repressão do terrorismo.

1983 – Manuel Tito de Morais foi eleito presidente da Assembleia da República.

2005 – Devido aos prejuízos causados pela Seca, o Governo isentou os agricultores do pagamento das contribuições para a segurança social por um período de seis meses.

2007 – A cantora de jazz Jacinta foi escolhida por 20 editores europeus da revista Selecções Reader’s Digest como “a melhor artista jovem de jazz” da Europa.

– A pianista Maria João Pires venceu o Prémio Eduardo Lourenço 2007.

– O compositor João Pedro Oliveira venceu o 1º Prémio do 34º Concurso Internacional de Música e Arte Sonora Electrónicas de Bourges, em França, na categoria de música instrumental e eletrónica.

2009 – Cerca de mil polícias levaram a cabo uma marcha entre o Parlamento e a residência oficial do primeiro-ministro para entregarem os bonés como protesto pela “falta de abertura do Governo” nas negociações do estatuto profissional.

– O Tribunal de Contas detetou 609,4 milhões de euros de irregularidades na Conta Geral do Estado e das Regiões Autónomas de 2007, segundo o Relatório de Actividades e Contas de 2008.

2010 – Morreu, aos 87 anos, o poeta, ensaísta e dramaturgo António Manuel do Couto Viana.

2013 – O canoísta José Ramalho sagrou-se vice-campeão da Europa de maratonas, perdendo em Prado o título que ostentava para o espanhol Ivan Alonso.

– O tenista  Frederico Silva, que fez equipa com o britânico Kyle Edmund, sagrou-se campeão do quadro júnior de pares masculinos do Grand Slam francês de Roland Garros.

2015 — Morreu Aurélia Borges, professora e escritora, aos 99 anos. Foi a última discípula direta da poetisa Florbela Espanca.

2016 – Um revisor da CP foi espancado por um grupo de cerca de 30 jovens, na estação da Damaia, na Amadora. O revisor de cerca de 40 anos terá chamado a atenção a um grupo de jovens, que estaria a incomodar vários passageiros, quando foi agredido.

2018 – O Porto saiu à rua contra os despejos no centro da cidade.

============.

Este é o centésimo quinquagésimo nono dia do ano. Faltam 206 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “O nosso verdadeiro lugar de nascimento é aquele onde lançamos pela primeira vez um olhar de inteligência sobre nós próprios”. Marguerite Yourcenar (1903-87), escritora de origem belga.

Os comentários estão fechados.