EFEMÉRIDES: 8 DE JULHO – DIA DA MARINHA

TERMINARAM AS FESTAS DO CASAL DO RATO
7 Julho, 2019
MARTA PINTO É A NOVA LÍDER DA JSD DE ODIVELAS
8 Julho, 2019

EFEMÉRIDES: 8 DE JULHO – DIA DA MARINHA

EFEMÉRIDES

8 de julho

Dia da Marinha, Dia Mundial da Alegria.

Feriado Municipal em Amarante, onde se comemora a data da aprovação da lei de elevação a cidade e em Chaves, onde  se recorda o combate entre as forças republicanas (defensores de Chaves) e as de Paiva Couceiro

1497 – A armada de Vasco da Gama partiu de Belém, em Lisboa, rumo à India. Era composta pelas naus São Gabriel, São Rafael e Bério. Na sequência desta mossão, Vasco da Gama atingiria Calecut e regressou a Lisboa em 1499.

1621 – Nasceu o escritor francês Jean de la Fontaine, autor de “Fábulas”.

1832 – Em período de guerra civil, a esquadra de D.Pedro IV atingiu a praia do Mindelo, em Vila do Conde e lançou a partir daí, as bases para a reposição da Constituição Liberal.

1840 – Nasceu na cidade da Horta, na Ilha do Faial, Manuel de Arriaga, que viria a ser o primeiro presidente da República Portuguesa.

1912 – A cidade de Chaves resistiu, com muito heroísmo, ao cerco das forças monárquicas que vinham de Espanha. A data do combate final é assinalada como feriado municipal.

1926 – O general Costa Gomes, que chefiara o golpe militar de 28 de maio, foi afastado da Presidência da República pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, que naquela altura era Óscar Carmona.

1964 – Foi inaugurado o aeroporto do Funchal, inicialmente batizado aeroporto de Santa Catarina e que atualmente ostenta o nome de Cristiano Ronaldo.

1974 – Foi apresentado o documento “Aliança Povo/MFA” que defendia a construção de uma sociedade socialista em Portugal.

1978 – Num incêndio no Museu de Arte Moderna, do Rio de Janeiro, perdeu-se quase todo o acervo. Ficaram destruídas obras de Picasso, Miró e Dali, entre outros artistas mundialmente reconhecidos.

1986 – Kurt Waldheim, antigo secretário-geral da ONU assumiu a presidência da República da Áustria. Pouco depois viriam a ser confirmadas as suspeitas sobre a sua participação e extermínio de judeus, enquanto oficial do exército nazi.

1990 – Morreu a atriz Amélia Rey Colaço. Considerada a mais proeminente figura do teatro português do século XX.

2001 – Os restos mortais da fadista Amália Rodrigues foram transladados para o Panteão Nacional.

2004 – Morreu Henrique Mendes, aos 73 anos. Apresentador de TV e profissional de rádio foi também ator. Começou a sua carreira como locutor de rádio na Rádio Renascença em 1950. Em 1958, estreou-se como apresentador de televisão na RTP, pela mão de Artur Agostinho. Foi um excelente comunicador e o primeiro apresentador do Festival da Canção. Henrique Mendes passou grande parte da sua vida a trabalhar para a RTP, mas à data da sua morte pertencia aos quadros da SIC. Em 2002, Henrique Mendes foi distinguido pelo semanário «Expresso» como uma das 25 figuras mais importantes do último quarto de século (25 anos) de Portugal e lançou o livro «Um Homem Sorri com Palavras Leves», cujo prefácio é da autoria do escritor e jornalista Baptista-Bastos. Este livro é uma viagem pelas memórias de um homem considerado por muitos, um dos maiores comunicadores da televisão portuguesa.

2006 – A seleção portuguesa classificou-se em quarto lugar no Mundial de futebol, depois de perder com a Alemanha por 3-1.

2007 – Foi inaugurada a Ponte da Lezíria, sobre o rio Tejo, entre o Carregado e Benavente.

2008 – O parlamento Europeu aprovou a inclusão do setor da aviação no Comércio Europeu de Licenças de Emissão de Gases Poluentes, com salvaguardas para as regiões periféricas, como os Açores e a Madeira.

2010 – O Tribunal de Justiça da União Europeia considerou não serem justificáveis as restrições no capital da Portugal Telecom, resultantes da “golden share” do Estado, dando assim, razão à Comissão Europeia.

2012 – A seleção portuguesa foi eliminada nas meias-finais do europeu de sub-19 de futebol feminino depois de perder 1-0 com a Espanha.

2015 – O Supremo Tribunal de Justiça confirmou a pena disciplinar de “advertência registada” aplicada ao juiz Rui Teixeira, que se recusou a receber um documento escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

2017 – Investigadores do polo do Porto do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço  encontraram provas que demonstram a existência de dois mecanismos diferentes de formação de planetas gigantes fora do sistema solar.

2018 – O jornal Washington Post divulgou que, só nos últimos dois meses, a rede social Twitter suspendeu mais de 70 milhões de contas, suspeitas de propagar informações falsas, no âmbito da luta contra atividades criminosas.

……………………..

Este é o centésimo octogésimo nono dia do ano. Faltam 176 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “ As pessoas paradas são perigosas”. Jean de La Fontaine (1621-95), escritor francês.

Os comentários estão fechados.