EFEMÉRIDES: 8 DE JANEIRO – DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO

ESTE SÁBADO HÁ CAFÉ (S)EM CONCERTO NA SOCIEDADE MUSICAL ODIVELENSE
7 Janeiro, 2019
A JUVENTUDE ECOLOGISTA QUER MAIS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS
8 Janeiro, 2019

EFEMÉRIDES: 8 DE JANEIRO – DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO

EFEMÉRIDES

8 de janeiro

Dia Mundial da Alfabetização e Dia Mundial da UNICEF.

1902 – Morreu Mouzinho de Albuquerque. Foi um oficial de cavalaria português que ganhou grande fama por ter protagonizado a captura do imperador Gungunhana em Chaimite e, também, pela condução da subsequente campanha de pacificação, no território que viria a constituir Moçambique. Foi um dos mais notáveis administradores coloniais, mas também vítima de muitas intrigas, que visavam o seu comportamento em África. Incapaz de conviver com o clima de intriga, pela sua própria formação militar rígida, Mouzinho de Albuquerque preparou minuciosamente a sua morte, suicidando-se no interior de um coupé, na Estrada das Laranjeiras. Foi a sepultar ao Cemitério dos Prazeres.

1935 – Nasceu no Mississipi o cantor Elvis Presley.

1969 – Estreou na RTP o programa “Conversas em Família”, no qual Marcelo Caetano, então primeiro ministro, comunicava a sua visão do País.

1971 – O paquete francês Antilles incendeou-se, no mar das Caraíbas, com 658 pessoas a bordo. O luxuoso navio britânico Queen Elisabeth II, um dos muitos barcos que se encontrava nas proximidades, recolheu centenas de passageiros e tripulantes que andavam à deriva em jangadas e baleeiras, depois de terem fugido do paquete em chamas.

1980 – Dezassete diplomatas soviéticos e as respectivas famílias receberam ordem para abandonar os EUA, no âmbito da campanha de represálias norte-americanas pela intervenção soviética no Afeganistão.

1996 – Morreu o antigo presidente francês François Mitterrand aos 79 anos de idade.

2001 – A Sic Notícias, primeira estação de televisão portuguesa dedicada exclusivamente à transmissão de notícias durante as 24 horas do dia, iniciou as suas emissões.

2003 – Morreu o ator e pintor José Viana, aos 80 anos, na sequência de um acidente de viação seguido de fuga, ocorrido na A5, na zona de Monsanto.  Foi ator, artista plástico, figura determinante nos “anos de ouro” do teatro de revista. Recebeu por seis vezes o Prémio Bordalo,  atribuído pela Casa da Imprensa, metade deles como actor e a outra metade como autor, sempre na categoria “Teatro de Revista”. Em 1997 José Viana foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D.Henrique.

2007 – Foi lançado o primeiro jornal desportivo gratuito. Chamava-se “Diário Desportivo” e era dirigido por Fernando Correia.

2008 – O Governo decidiu ratificar o Tratado de Lisboa da União Europeia por via parlamentar, fugindo assim à opção de referendar o documento.

2013 – Aproveitando uma visita da direção da Associação Aprender a Empreender e de um grupo de jovens estudantes portugueses que participaram e se distinguiram em competições internacionais com ideias e produtos inovadores, Cavaco Silva deixou um recado explícito: a educação para o empreendedorismo deve ser iniciada ”tão cedo quanto possível – logo no ensino básico – estimulando a criatividade’

2017 – Morreu o médico Daniel Serrão, aos 88 anos, vítima de problemas respiratórios decorrentes de um atropelamento que tinha sofrido há dois anos, quando foi  atropelado numa passadeira, em Paranhos, no Porto, e o manteve em coma muito tempo no Hospital de São João.

– Morreu Guilherme Pinto, vítima de doença prolongada. Presidia à Câmara Municipal de Matosinhos. Dias antes, tinha apresentado o seu pedido de renúncia ao mandato, devido ao agravamento do seu estado de saúde.

2018 – O site do jornal Dinheiro Vivo esteve durante um  fim-de-semana inteiro a apropriar-se da energia do CPU dos utilizadores, sem seu conhecimento, para gerar criptomoedas. O jornal afirmou, na altura, ter sido alvo de um ataque informático.

……………………..

Este é o oitavo dia do ano. Faltam 359 dias para o final de 2019.

Pensamento do dia: “A vaidade prega partidas terríveis à nossa memória” Joseph Conrad (1857-1924) romancista inglês de origem polaca.

Os comentários estão fechados.