EFEMÉRIDES: 8 DE AGOSTO – O PRIMEIRO FESTIVAL DE VILAR DE MOUROS FOI HÁ 48 ANOS

EFEMÉRIDES: 7 DE AGOSTO – HÁ UM ANO INÊS HENRIQUES FOI DE OURO NOS EUROPEUS
7 Agosto, 2019
EFEMÉRIDES: 9 DE AGOSTO – DIA INTERNACIONAL DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS
9 Agosto, 2019

EFEMÉRIDES: 8 DE AGOSTO – O PRIMEIRO FESTIVAL DE VILAR DE MOUROS FOI HÁ 48 ANOS

EFEMÉRIDES

8 de agosto

1583 – Morreu Fernão Mendes Pinto, aventureiro, combatente e viajante. Foi o autor de “Peregrinação”.

1709 – Bartolomeu de Gusmão apresentou a D. João V, em Lisboa, o projeto da máquina voadora, com um protótipo que largou da sala dos embaixadores da Casa da Índia, no Terreiro do Paço.

1876 – Thomas Edison registou a patente do mimógrafo, que foi o antepassado das fotocopiadoras.

1879 – Nasce Emiliano Zapata, que viria a ser o dinamizador da sublevação dos camponeses mexicanos contra o Governo, em 1919 e que reivindicou pela primeira vez “La tierra es de quien la trabaja”.

1912 – Norton de Matos, à altura, governador de Angola, criou a cidade de Huambo.

1945 – Nasceu o Tribunal de Nuremberga, quando representantes aliados aprovaram, em Londres, a criação do tribunal internacional de guerra para julgar os crimes nazis.

1961 – Foram entregues “brevets” às primeiras cinco enfermeiras paraquedistas.

1963 – Data do assalto ao comboio-correio, no Reino Unido. Quinze indivíduos assaltam o expresso noturno Glasgow-Londres, apoderando-se de mais de 2,6 milhões de libras.

1971 – Realizou-se o primeiro Festival de Vilar de Mouros, uma iniciativa do médico António Barge. Cerca de 30 mil pessoas assistiram a concertos de músicos como Elton John e à estreia de obras de Joly Braga Santos e António Victorino d’Almeida.

1974 – Amotinaram-se os antigos agentes da PIDE-DGS, no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

1978 — Morreu o poeta Ruy Belo, autor de “País Possível”.

1984 — O resultado dos Censos da população portuguesa mostrou, pela primeira vez, a diminuição da taxa de crescimento. O número médio de nascimentos por mil habitantes passou de 9,7, em 1971, para metade, 4,9/1000, em 1980

2006 – Saiu no Diário da República o decreto-lei que estabelece as regras de acessibilidade a edifícios públicos e privados, para pessoas com deficiência. O diploma entraria em vigor em fevereiro de 2007. – Francis Obikwelu conquistou a medalha de ouro dos 100 metros nos Europeus de Atletismo em Gotemburgo, na Suécia, ao vencer a final em 9,99 segundos, estabelecendo assim, novo recorde da competição.

2007- O “Creoula”, Navio de Treino de Mar da Armada Portuguesa ganhou o prémio da embarcação que mais contribuiu para o intercâmbio de culturas durante a regata “Tall Ships Race Med 2007”, que terminou em Génova, Itália.

2008 – O Estádio Bessa, no Porto, sede do Boavista Futebol Clube, foi penhorado pela Direcção-Geral de Contribuições e Impostos  e foi posto à venda pelo valor mínimo de 28,317 milhões de euros.

– Morreu o ator Mário Sancho, que integrou o elenco da companhia profissional do Teatro Experimental do Porto  entre 1978 e 1989, após prolongada doença.

2009 — Morreu Raul Solnado, ator de revistas, comédias, telenovelas e vários filmes, aos 79 anos. Desde o palco da Sociedade Guilherme Cossul, Solnado tornou-se primeira figura em diversas revistas do Parque Mayer, em Lisboa, ao lado de nomes como António Silva, Humberto Madeira e Vasco Santana. “A guerra de 1914/1918” ou “É do inimigo?” tornaram Raul Solnado um nome de primeiro plano da cena portuguesa.

2011 – O novo primeiro-ministro do governo no exílio do Tibete tomou posse, substituindo o dalai-lama como líder político dos budistas tibetanos, numa cerimónia realizada no Norte da Índia, em Dharamsala. Lobsang Sangay, um jurista que estudou nos Estados Unidos, torna-se assim no primeiro homem na história do Tibete a assumir um poder político superior ao do dalai-lama.

2012 — Fernando Pimenta e Emanuel Silva conquistaram a primeira medalha olímpica para a canoagem portuguesa, nos Jogos Olímpicos de Londres, ao chegarem à prata.

– Sarah Attar tornou-se a primeira mulher saudita a competir no atletismo olímpico, usando um lenço na cabeça (hijab), uma camisa verde de mangas compridas e umas leggins pretas, terminando em último a eliminatória dos 800 metros nos Jogos Londres2012.

2016 – Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze na categoria feminina de -57 Kg, em Judo, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

2017 – O Comando do Porto assumiu constrangimentos orçamentais para a manutenção e reparação das suas viaturas. Um dos seus destacamentos avançou com medidas concretas, como a opção pelo patrulhamento a pé.

2018 – Caiu o número de candidatos ao ensino superior. Foram menos de 50 mil os estudantes que procuraram uma vaga na primeira fase do concurso nacional.

=====================.

Este é o ducentésimo vigésimo dia do ano. Faltam 145 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Tomem os homens motivo de não desanimarem com os trabalhos da vida, porque não há nenhuns com que não possa a natureza humana”. Fernão Mendes Pinto (1510-83), escritor e viajante português.

                                                                             Vilar de Mouros

 

Os comentários estão fechados.