EFEMÉRIDES: 8 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DO CIGANO

FUTEBOL: 1ª LIGA – BRAGA DESCOLA DOS PRIMEIROS
7 Abril, 2019
LOURES: PÁSCOA NAS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS
8 Abril, 2019

EFEMÉRIDES: 8 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DO CIGANO

EFEMÉRIDES

8 de abril

Dia Internacional do Cigano

1153 – Afonso Henriques doou Alcobaça à Ordem de Cister.

1434 — D. Duarte promulgou a Lei Mental. O objetivo da Lei era a defesa e conservação do património Real e uma medida de centralização do poder. Esta lei, já estaria em vigor no tempo de D. João I de Portugal daí a designação de mental (in mente), mas nunca tinha sido foi passada a escrito. Um dos idealizadores desta lei foi João das Regras e nela se definia a sucessão dos bens da Coroa e todas as terras e bens pertencentes à Coroa apenas podiam ser doadas ao filho varão primogénito, não podendo ser repartidas pelos herdeiros. No entanto, esta lei, que se manteve em vigor até 1832, tinha como única excepção os bens da Casa de Bragança e a própria vontade do rei.

1895 – Morreu o escritor Manuel Pinheiro Chagas. Destacou-se como romancista, historiador e dramaturgo, tendo escrito inúmeros romances históricos e diversas peças de teatro, algumas das quais se mantiveram em cena por mais de um século. Foi diretor de vários periódicos de Lisboa. Exerceu as funções de deputado e par do Reino e foi Ministro da Marinha e Ultramar na fase decisiva das movimentações da potências europeias em torno da partilha de África. Foi um dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa.

1929 – Nasceu o músico, compositor e cantor belga Jacques Brel, autor de “Le bon Dieu” e “Ne me quitte pas”.

1931 – Ocorreu um levantamento popular nos Açores contra a ditadura portuguesa. Alastrava ao arquipélago a chamada Revolta da Madeira.

1952 – A PIDE encerrou a Sociedade Nacional de Belas Artes.

1973 — Morreu o artista plástico Pablo Picasso, aos 91 anos.

1981 — Morre a atriz  Elvira Velez, com 88 anos.

1990 – As Eleições presidenciais no Peru conduziram à segunda volta o escritor Mário Vargas Llosa e Alberto Fujimori.

1992 – Morreu o ator António Cruz.

1993 – Realizou-se o primeiro transplante do pâncreas em Portugal, no Hospital da Universidade de Coimbra.

2004 — O Tribunal Constitucional extinguiu a Força de Unidade Popular, fundada por Otelo Saraiva de Carvalho.

2005 – Realizou-se o funeral de João Paulo II, na Basílica de São Pedro.

2006 – A judoca Telma Monteiro venceu a Super Taça do Mundo de Moscovo na categoria de 52 kg.

2008 – Os jogadores do Boavista, por unanimidade, decidiram avançar com um pré-aviso de greve por ainda não terem recebido os salários de fevereiro e março, assim como 60% do de dezembro

2010 – Morreu a cantora cubana Graciela Pérez Grillo, conhecida como a primeira dama do jazz latino, em Nova Iorque, aos 94 anos

2013 – A morte dobrou a Dama de Ferro aos 87 anos  Magaret Thachter sobreviveu a revoltas de líderes sindicais, atentados do IRA, à guerra das Malvinas, a uma relação conturbada com a União Europeia e desbravou o caminho do neoliberalismo que preservou o Reino Unido entre as principais potências mundiais, mas não resistiu a um acidente vascular cerebral, depois de sofrer há vários anos da doença de Alzheimer.

2014 – Uma criança de 22 meses sobreviveu a uma queda de um terceiro andar, nas Caldas da Rainha, registando apenas, segundo o hospital onde foi assistida, problemas do foro ortopédico.

2016 – O parlamento aprovou em votação final global, uma alteração legislativa que passou a impedir a venda de habitação permanente em processos de execução fiscal, O PSD votou contra e O CDS absteve-se.

2017 – Astrónomos detetaram uma atmosfera em redor da super-Terra GJ 1132b. Este achado marca a primeira deteção de uma atmosfera em redor de um exoplaneta parecido com a Terra e representa um passo importante no caminho para a deteção de vida para lá do nosso Sistema Solar.

2018 – O ex-presidente brasileiro, Lula da Silva entregou-se à Polícia Federal para cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão à qual foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.

============.

Este é o nonagésimo oitavo dia do ano. Faltam 267 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Não se pode fazer nada sem a solidão”. Pablo Picasso (1881-1973), pintor espanhol.

Os comentários estão fechados.