EFEMÉRIDES: 7 DE NOVEMBRO – HÁ 43 ANOS, UMA BOMBA DESTRUIU O EMISSOR DA RENASCENÇA

OPINIÃO/ CRUZEIRO: REAGIR VS REFORMAR
6 Novembro, 2018
CÂMARA DE ODIVELAS APROVOU REFORÇO ORÇAMENTAL PARA SEGUROS DE VIATURAS
7 Novembro, 2018

EFEMÉRIDES: 7 DE NOVEMBRO – HÁ 43 ANOS, UMA BOMBA DESTRUIU O EMISSOR DA RENASCENÇA

EFEMÉRIDES

7 de novembro

Dia Internacional da Física Médica e Dia Internacional das Eco-Escolas:

1867 – Nasceu, em Varsóvia, Marie Curie, Prémio Nobel de Física e Prémio Nobel da Química.

1917 – Na sequência da Revolução de Outubro, o partido Bolchevique, liderado por Lenine, tomou o poder na Rússia, derrubando o governo de Alexander Kerenski.

1975 – O centro emissor da emissora católica portuguesa Rádio Renascença foi destruído por uma bomba.

– Registaram-se confrontos violentos na região de Rio Maior entre representantes das UCP’s e Cooperativas Agrícolas da Zona de Intervenção da Reforma Agrária, ligadas ao setor do trabalhadores rurais e representantes da CAP — Confederação de Agricultores Portugueses, dos proprietários agrícolas.

1981 – Foi extinto o MES, Movimento de Esquerda Socialista, durante um jantar no Mercado do Povo, junto à torre de Belém.

1983 – O inventor José Coelho dos Santos recebeu a medalha de ouro da Feira de Nuremberga, pela criação de um tijolo especial para a construção civil.

1991 – Chegaram a Portugal os restos mortais de Henrique Galvão, que comandou o sequestro do navio Santa Maria, em 1961, numa operação de combate à ditadura.

1993 – “Vale Abraão”, de Manoel de Oliveira, recebeu o Prémio da Crítica da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

1994 – A GNR abriu a porta às mulheres.

1995 – José Saramago recebeu o Prémio Camões.

1996 – Um incêndio destruiu a cúpula do edifício da Câmara Municipal de Lisboa.

2003 – Os governos português e espanhol estabeleceram os termos para o Mercado Ibérico de Eletricidade e acordaram quanto a ligações de alta velocidade.

2005 — O filme “Alice”, de Marco Martins, foi nomeado para os Prémios do Cinema Europeu.

2007 – Na Finlândia, oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas num tiroteio ocorrido numa escola em Tuusula, a cerca de 40 quilómetros a norte de Helsínquia. O autor dos disparos, um jovem de 18 anos, suicidou-se.

2008 – A revisão do Código do Trabalho foi aprovada na Assembleia da República sem alterações de fundo com os votos favoráveis dos deputados socialistas. Votaram contra a proposta legislativa os deputados do grupo parlamentar do PCP e do Bloco de Esquerda, cinco deputados do PS, estando Manuel Alegre entre eles. Abstiveram-se os deputados do PSD e do CDS.

– Jacinto Lucas Pires venceu o Prémio Europa, David Mourão-Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e pelo Instituto Camões, o que permitiu a tradução e publicação das suas obras nos países da União Europeia e do Mediterrâneo.

– O Tribunal de Felgueiras condenou a presidente da Câmara local, Fátima Felgueiras, a três anos e três meses de prisão com pena suspensa por igual período, decretando ainda a perda de mandato da autarca. Fátima Felgueiras foi condenada pelos crimes de abuso de poder, peculato e peculato de uso.

– Morreram seis portugueses num acidente rodoviário que envolveu dois veículos portugueses: uma carrinha e um camião com reboque, na A-62, que liga Burgos, em Espanha, a Portugal. As vítimas eram trabalhadores que tinham estado em França e regressavam a Portugal.

2009 – Desabou o túnel de Dos Valires, em Andorra. Ainda estava em construção e o desabamento causou a morte de cinco trabalhadores portugueses e deixou feridos outros seis. Estavam todos ao serviço de uma construtora espanhola.

2010 – Morreu Manuel Cintra Ferreira, crítico de cinema do Expresso e programador da Cinemateca Portuguesa, que integrou o núcleo fundador do diário Público, onde se manteve até 1992, para acompanhar então a programação de cinema da SIC. Cintra Ferreira morreu em Lisboa, vítima de cancro, aos 68 anos.

2014 – Treze pessoas deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira com sintomas que apontam para episódios provocados pela bactéria “legionella”. Ao final do dia, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo adiantava que o número de pessoas infetadas tinha subido para 33 e que eram todas de Vila Franca de Xira.

2015 – O português Madjer foi eleito o melhor jogador do mundo de futebol de praia de 2015, na Gala Internacional da modalidade, no Dubai.

– Ricardo Melo Gouveia tornou-se o primeiro português a ganhar a ordem de mérito de um circuito internacional de golfe ao sagrar-se campeão do ‘Challenge Tour’ após vencer a Grande Final, em Omã.

=============.

Este é o tricentésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 54 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “É preciso entrar em estado de palavra. Só quem está em estado de palavra pode enxergar as coisas sem feitio”. Manoel de Barros (1916), poeta brasileiro.

Os comentários estão fechados.