EFEMÉRIDES: 7 DE JUNHO – LIVRAMENTO MORREU HÁ 20 ANOS

EFEMÉRIDES: 6 DE JUNHO – EM 1944 FORÇAS ALIADAS DESEMBARCARAM NA NORMANDIA
6 Junho, 2019
SACAVÉM: “ESTRELA DA TARDE”, ESTREIA AMANHÃ NA BIBLIOTECA
7 Junho, 2019

EFEMÉRIDES: 7 DE JUNHO – LIVRAMENTO MORREU HÁ 20 ANOS

EFEMÉRIDES

7 de junho

Feriado Municipal em Oeiras, onde se comemora o dia da criação Municipio.

1494 – Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas que dividia as terras “descobertas e por descobrir” por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa de Castela, resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo. reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica, de Espanha. O tratado definiu como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas e as ilhas das Caraíbas, descobertas por Colombo. Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, a Castela.

1801 – Foi assinado o Tratado de Badajoz, datado de véspera e pelo qual, Portugal perdeu a cidade e o termo de Olivença. Este diploma colocou fim à chamada Guerra das Laranjas embora tenha sido assinado por Portugal sob coação, já que o país encontrava-se ameaçado pela invasão de tropas francesas estacionadas na fronteira, em Cidade Rodrigo. Pelos seus termos, bastante severos para Portugal, estabeleceu-se ainda que Portugal fecharia os seus portos à Grã-Bretanha, a Espanha restituía a Portugal Jerumenha, Arronches, Portalegre, Castelo de Vide, Barbacena, Campo Maior e Ougela.

1888 – Foi inaugurada a primeira Exposição Industrial Portuguesa, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

1892 – Foi preso o cidadão negro de Nova Orleães Homer Plessy, por se sentar num autocarro. O caso foi levado ao Supremo Tribunal dos EUA que impos a decisão “separados mas iguais”, que resultou na criação de lugares sentados para brancos e negros, nos transportes públicos.

1979 — Demitiu-se o primeiro-ministro Carlos Mota Pinto, o que conduziu à nomeação de um Governo de gestão, de iniciativa presidencial, liderado por Maria de Lurdes Pintasilgo. Até agora a engenheira, foi a única mulher em Portugal a desempenhar as funções de primeiro-ministro.

1992 – Data da primeira e única atuação de Frank Sinatra em Portugal. Foi no estádio das Antas, no Porto.

1995 – A escritora portuguesa Maria Velho da Costa recebeu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, pelo livro “Dores”.

1999 – Morreu, em Lisboa, António Livramento, considerado, a nível mundial, o melhor jogador de hóquei em patins de todos os tempos. Nascido em São Manso, no Alentejo, conquistou incontáveis títulos durante a sua longa carreira, tanto de jogador, como de treinador. Entre esses troféus, destacam-se os 3 Mundiais e os 7 Europeus, ganhos pela selecção portuguesa e a Taça dos Campeões Europeus, ganha ao serviço do Sporting. Como profissional chegou ao Benfica apenas com 16 anos, passou pelos italianos do Monza e regressou ao clube encarnado Saiu para o Banco Pinto & Sotto Mayor onde venceu o campeonato da 2ª Divisão, após o que se transferiu para o Sporting, a que se seguiu nova aventura em Itália e o regresso aos leões, onde terminou a carreira de jogador. Como treinador levou o Sporting à conquista da Taça das Taças, em 1981 e da Taça CERS em 1984 e o Porto à vitória no Campeonato e Taça de Portugal na mesma época.

2006 – O Ministro da Economia anulou a decisão da Autoridade da Concorrência que impedia a fusão da Brisa com a Auto-Estradas do Atlântico. Foi a primeira vez que um executivo contrariou a decisão de uma entidade reguladora.

– O relatório do Conselho da Europa sobre os voos da CIA identificou Portugal como um dos 14 países usados para escala, no transporte de prisioneiros.

2010 – Realizou-se o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal, às 09:42, na 7.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa. Helena Paixão, de 40 anos, e Teresa Pires, de 33, tornaram-se cônjuges durante uma cerimónia com ampla cobertura mediática.

2012 – Morreu Bob Welch, ex-vocalista e guitarrista da banda de rock britânica Fleetwood Mac, aos 66 anos, na sua casa em Nashville, no Estado norte-americano do Tennessee.

2015 – Um estudo sobre contraceção em Portugal concluiu que haveria mais mulheres usarem um método contracetivo, sendo na altura de 94%,. O estudo revelou ainda uma redução na utilização da pílula. O estudo de avaliação das práticas contracetivas das mulheres em Portugal, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e da Sociedade Portuguesa de Contraceção, analisou os hábitos contracetivos de quatro mil mulheres do país, com idades entre os 15 e os 49 anos.

2016 – Uma sondagem divulgada pelo Correio da Manhã mostrava que quase oito em cada dez portugueses concordava com a posição do Governo relativamente ao ensino particular.

2017 – Um grupo de homens armados abriu fogo, no interior do Parlamento iraniano, em Teerão, no mesmo momento em que um atacante suicida provocou uma explosão no mausoléu do íman Khomeni.

2018 – O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei relativo ao Código das Associações Mutualistas, que passou a regular a atividade destas instituições.

================.

Este é o centésimo quinquagésimo oitavo dia do ano. Faltam 207 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Olho por olho e o mundo acabará cego”. Mahatma Gandhi (1869-1948), líder indiano.

                                                                         António Livramento

Os comentários estão fechados.