EFEMÉRIDES: 7 DE DEZEMBRO: FAZ UM ANO QUE FOI INAUGURADA A LINHA DE SAÚDE ANIMAL

MERCADO DE NATAL – ASSOCIAÇÃO VALE GRANDE
7 Dezembro, 2017
EFEMÉRIDES: DIA 8 DE DEZEMBRO – DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, PADROEIRA DE PORTUGAL
8 Dezembro, 2017

EFEMÉRIDES: 7 DE DEZEMBRO: FAZ UM ANO QUE FOI INAUGURADA A LINHA DE SAÚDE ANIMAL

EFEMÉRIDES

7 de dezembro

Dia Internacional da Aviação Civil e Dia de Timor-Leste

1924 – Nasceu Mário Soares em Lisboa. Político de profissão e vocação, co-fundador do Partido Socialista, iniciou na juventude o seu percurso político, integrando grupos de oposição ao Estado Novo, primeiro ligado ao Partido Comunista Português e depois na oposição não comunista, a Resistência Republicana e Socialista, que fundou com dissidentes do PCP. Pela sua atividade oposicionista foi detido 12 vezes pela PIDE e cumpriu cerca de três anos de cadeia, no Aljube, em Caxias e na Penitenciária, sendo depois deportado para São Tomé. Regressado a Lisboa foi cabeça-de-lista pela CEUD e, por isso, forçado a abandonar o país, optando pelo exílio em França. No processo de transição democrática subsequente ao 25 de Abril, Mário Soares afirmou-se como líder partidário no campo democrático, contra o Partido Comunista, batendo-se pela realização de eleições. Foi ainda Ministro de alguns dos governos provisórios e ficou associado ao processo de descolonização, defendendo de forma intransigente a independência e autodeterminação das, estão, províncias ultramarinas e deixou, também o seu nome associado ao processo de adesão de Portugal à CEE. Foi o 17º Presidente da República durante dois mandatos, entre 1986 e 1996. Mário Soares morreu a 7 de Janeiro de 2017, depois de ter estado mais de duas semanas internado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa e em coma profundo.O Governo decretou 3 dias de luto nacional e um funeral de Estado.

1974 – Entrou em vigor o pagamento do 13.º mês aos pensionistas do Estado.

1975 – Portugal cortou relações com a Indonésia, depois deste país ter invadido Timor.

1983 – Um Boeing 727, da Iberia, e um DC-9, da Aviaco, colidiram no aeroporto de Madrid. Deste acidente resultou a morte de 99 pessoas.

1986 – Morreu o músico norte-americano Roy Orbison, com 52 anos.

2001 – Foram revelados documentos que denunciam a conivência dos EUA na invasão, pela Indonésia, de Timor-Leste em 1975, envolvendo o presidente Gerald Ford, o secretário de Estado Henry Kissinger e o líder de Jacarta, Suharto.

2002 – Foi inaugurado o Metro do Porto.

2004 – Foi aprovada uma nova versão do Código da Estrada.

2006 – Entrou em vigor a lei da mobilidade especial.

– Foi aprovado na Assembleia da República o diploma sobre  o aumento da contribuição para a ADSE de 1 para 1,5 por cento.

– O projeto português “Empresa na Hora” foi distinguido com o prémio europeu de iniciativa empresarial na categoria de “redução da burocracia”.

2007 – Os ministros da Justiça da União Europeia, reunidos em Bruxelas, aprovaram por unanimidade a instituição do Dia Europeu Contra a Pena de Morte.

2008 — Morreu o escritor António Alçada Baptista, aos 81 anos. Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, ensaísta e ficcionista.

2011 – Inês Correia sagrou-se campeã mundial de kitesurf, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, onde decorreu a última etapa do Circuito Mundial.

– Morreu Melo Egídio, general que foi governador de Macau entre 1974 e 1979 e CEMGFA entre 1981 e 1984, aos 89 anos.

2013 – A Organização Mundial do Comércio anunciou ter sido aprovado, na reunião ministerial que decorreu na ilha indonésia de Bali, um acordo de facilitação do comércio mundial, o primeiro da sua história.

2015 – Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, e mais outros quatro elementos da família Espírito Santo pediram ao Ministério Público que escondesse que receberam uma comissão de 5 milhões de euros, no âmbito do negócio da compra dos submarinos. Os dados foram divulgados pela Visão, que teve acesso a uma carta com data de Dezembro de 2013, na qual Ricardo Salgado, António Ricciardi, José Manuel Espírito Santo, Manuel Fernando Espírito Santo e Mosqueira do Amaral solicitavam ao Ministério Público, que não fosse divulgado terem recebido 5 milhões de euros do total de 30 milhões pago pelo grupo alemão German Submarine Consortium, alegando ser matéria privada.

2016 – Foi inaugurada a Linha Saúde Animal 24, a primeira linha telefónica nacional de assistência em saúde veterinária, que surgiu para facilitar o cuidado médico urgente em animais.

=================.

Este é o tricentésimo quadragésimo primeiro dia do ano. Faltam 24 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Já deve andar orçado o número de almas que é preciso vender ao diabo, o número de corpos que se tem de entregar, antes do tempo, ao cemitério, para fazer um banqueiro”. Almeida Garrett (1799-1854), escritor e político português.

 

Os comentários estão fechados.