EFEMÉRIDES: 6 DE JULHO – FAZ 8 ANOS QUE MORREU MARIA JOSÉ NOGUEIRA PINTO

FESTAS DA CIDADE ARRANCARAM HOJE EM ODIVELAS
5 Julho, 2019
PARLAMENTO RECOMENDA SUSPENSÃO DA LINHA CIRCULAR DO METRO
6 Julho, 2019

EFEMÉRIDES: 6 DE JULHO – FAZ 8 ANOS QUE MORREU MARIA JOSÉ NOGUEIRA PINTO

EFEMÉRIDES

6 de julho

1885 – Louis Pasteur inoculou a primeira vacina bem sucedida contra a raiva, num rapaz que tinha sido mordido por um cão.

1919 – Realizou-se a primeira travessia do Oceano Atlântico por um dirigível de fabrico britânico.

1922 – No Brasil, ocorreu a Revolta dos Tenentes, comandada por Sequeira Campos, contra as situações de privilégio de políticos e dos donos das plantações de café.

1923 – Foi constituída a URSS e consagrado Lenine, como líder, com a aprovação da Constituição Federal e do órgão supremo, o Congresso dos Sovietes.

1957 – Paul McCartney e John Lennon conheceram-se em Liverpool, no final de um concerto da banda Querryman, liderada por Lennon.

1970 – Decorreu a Operação Nó Górdio, com um assalto das tropas portuguesas à Base Gungunhana, da Frelimo, no planalto central de Moçambique. Foi uma operação  concebida por Kaúlza de Arriaga, na qual  morreram dezenas de pessoas e centenas ficaram feridas.  A Guerra Colonial em Moçambique aumentava de intensidade no Norte e alastrava em direção a Sul.

1971 — Morreu o compositor e músico de jazz Louis Armstrong, um mês antes de cumprir 70 anos de idade.

1976 – Foram divulgados os resultados finais das Presidenciais, garantindo a eleição de António Ramalho Eanes, com 60,79 por cento dos votos.

1983 – O Parlamento português aprovou, por maioria, a autorização legislativa que permitiu abrir os sectores da banca, dos seguros, dos adubos e dos cimentos à iniciativa privada.

1997 – Foram identificados os restos mortais de Ernesto “Che” Guevara, que tinham sido descobertos dias antes numa vala comum, na Bolívia.

2005 – A coleção de arte do empresário português António Champalimaud foi leiloada em Londres.

2006 – Foram aprovadas a Lei de Base do Desporto e a proposta de alteração do Código de Procedimento e de Processo Tributário para o acesso a elementos protegidos pelo sigilo bancário.

2007 – Portugal e mais 16 países ibero-americanos assinam no Chile um acordo multilateral que garante a atribuição de pensões sociais a cerca de cinco milhões de trabalhadores emigrantes.

– Os primeiros Prémios Gulbenkian foram atribuídos a Ângelo de Sousa (Arte), Associação das Aldeias de Crianças SOS Portugal (Beneficência), a Maria do Carmo Fonseca e Luís Barreira (Ciência) e ao Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual.

– O filme “Atrás das Nuvens”, de Jorge Queiroga, recebeu o prémio de melhor longa-metragem no II Festival Internacional de Cinema Português em Toronto.

2008 – Um prédio devoluto, com seis pisos, ardeu completamente na Avenida da Liberdade em Lisboa, tendo as chamas sido dominadas três horas depois da deflagração. Afetado pelas chamas foram também dois outros prédios, um contíguo, propriedade da Junta de Freguesia de Galveias, concelho de Ponte de Sôr, distrito de Portalegre, e outro na Rua da Glória, o que obrigou alguns dos seus moradores a serem alojados em pensões.

2010 – Morreu, aos 89 anos, a escritora Matilde Rosa Araújo, autora do “Cantar da Tila”, renovadora da literatura infantil, defensora dos direitos da criança e fundadora da secção portuguesa da Unicef. Licenciada em Filologia Românica, foi professora no ensino secundário.

– Jorge Humberto Fagundes, advogado de presos políticos durante a ditadura, morreu aos 74 anos. Militou no MDP e aderiu, em 1974, ao partido da esquerda radical PRP/BR, ao lado de Isabel do Carmo.

2011 – Morreu Maria José Nogueira Pinto, aos 59 anos, vitima de um cancro no pâncreas. Foi jurista e deputada. Aderiu ao CDS em 1996 mas nunca teve uma convivência pacata com Paulo Portas, chegando mesmo a disputarem a liderança do partido no congresso de Braga. Saiu do CDS incompatibilizada com Paulo Portas e com o deputado Hélder Amaral.

2016 – Mário Centeno denunciou o desvio de três milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos e responsabilizou o anterior governo, do PSD/CDS pelo fato.

– Portugal venceu o País de Gales, em Lyon, por 2-0 e classificou-se para a final do Euro 2016, que viria a vencer.

2017 – A Inspeção Geral de Finanças pediu dados ao Banco de Portugal para cruzar informação sobre 10 000 milhões em transferências ofshores não registadas no sistema central do fisco, mas o supervisor invocou segredo e não partilhou a informação.

==============.

Este é o centésimo octogésimo sétimo dia do ano. Faltam 178 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “O passado não está morto. Na verdade, nem sequer é passado”. William Faulkner (1897-1962), escritor norte-americano.

Maria José Nogueira Pinto

Os comentários estão fechados.