EFEMÉRIDES: 5 DE JULHO – DATA DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE

LINHA AMARELA DO METRO: AMANHÃ NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA O SENTIDO DE VOTO DOS PARTIDOS VAI ESTAR DEBAIXO DE OLHO
4 Julho, 2019
LOURES: FESTA DO ASSOCIATIVISMO NO PAZ E AMIZADE
5 Julho, 2019

EFEMÉRIDES: 5 DE JULHO – DATA DA INDEPENDÊNCIA DE CABO VERDE

EFEMÉRIDES

5 de julho

1811 – A Venezuela declarou a sua independência.

1852 — D. Maria II sancionou o Acto Adicional à Carta Constitucional e foi abolida a pena de morte para crimes políticos.

1932 – Tomou posse o primeiro Governo presidido por Oliveira Salazar. Como Ministro das Finanças até à data, Salazar já detinha o poder real.

1946 – Realizou-se o primeiro desfile do bikini, novo fato de banho feminino de duas peças, da autoria de Louis Reard. Foi na piscina Molitor de Paris.

1954 — A estação pública britânica de televisão, BBC, transmitiu o primeiro noticiário.

– Elvis Presley realizou a primeira gravação de “That’s all right”, nos estúdios Sun Records, em Memphis, EUA.

1962 – Foi proclamada a independência da Argélia, aprovada em referendo por 99,62 por cento dos eleitores. A proclamação decorreu 132 anos após a invasão francesa e oito anos depois do início da guerra pela autodeterminação.

1975 – Data da  Independência de Cabo Verde, depois de 500 anos sob domínio português.

1979 – Foi assinado o acordo entre o PPD-PSD de Francisco Sá Carneiro, o CDS de Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa, e o PPM de Gonçalo Ribeiro Telles, para a constituição da AD, Aliança Democrática.

– Saiu o primeiro número do “Jornal 1X2”, publicação técnica e especializada, com informação muito específica: estatísticas, comportamentos de números, dados de saída de algarismos, prognósticos de resultados e listas de números premiados. Passou a ser  usado por quem aposta nos jogos sociais como forma de ter maior probabilidade de sucesso.

1983 – Foi publicado o diploma que criou a Reserva Ecológica Nacional.

1986 – A Estátua da Liberdade foi reaberta ao público, depois de dois anos de obras de restauro.

1988 — A Igreja Anglicana passou a admitir o exercício do sacerdócio pelas mulheres.

1992 – Madre Teresa de Calcutá recebeu o Prémio UNESCO da Educação, pelo combate à pobreza e injustiça.

1993 – Morreu Maria Teresa de Noronha, aos 75 anos, nome que marcou a nobreza do fado.

1996 — Nasceu a ovelha Dolly, o primeiro mamífero a ser clonado. Produzida pela equipa do professor Ian Wilmut do Instituto Roslin de Edimburgo.

2000 — Morreu o engenheiro Edgar Cardoso, aos 87 anos.

2003 – A portuguesa OGMA e a brasileira Embraer ganharam o contrato de oito milhões de euros para a manutenção dos aviões ERJ-145 da Força Aérea Belga

2004 – O escritor Urbano Tavares Rodrigues recebeu o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco pela obra “A Estação Dourada”.

2006 – A Lei da Paridade foi aprovada na Assembleia da República, com alterações propostas pelo PS, após o veto presidencial.

2008 – A norte-americana Venus Williams venceu pela quinta vez o torneio de Wimbledon, em Londres, terceira prova do Grand Slam, ao derrotar a sua irmã Serena na final.

2011 – O insólito aconteceu no México quando uma mulher aproveitou a visita conjugal para tentar levar o companheiro para fora da prisão onde estava detido, dentro de uma mala.

2013 – Passos Coelho apresentou a Cavaco Silva o entendimento político com Paulo Portas, na sequência da “demissão irrevogável” do líder centrista.

2015 – Novas imagens a cores da sonda New Horizons permitiram que se ficasse a saber que Plutão tem manchas de metano e provavelmente nuvens.

2016 – Morreu o jornalista Nuno Rocha, aos 83 anos, no Hospital de Cascais, onde estava internado na sequência de uma pneumonia. Foi o fundador do jornal Tempo, em 1975, publicação que dirigiu durante 14 anos. Foi presidente da Associação de Jornalistas Europeus, dirigente do Sindicato Nacional dos Jornalistas e da Casa da Imprensa e foi galardoado em 2000 com o prémio World Press Freedom Hero pelo IPI – International Press Institute, por promover a liberdade de imprensa.

2017 – As autoridades de saúde declararam o fim da epidemia de sarampo em Portugal, iniciada em fevereiro, apesar de manterem os níveis de alerta elevados devido à manutenção de surtos na Europa.

2018 – Envergando t-shirts pretas sinalizadas nas costas com um ponto de interrogação, cerca de uma centena de bolseiros de investigação científica pediram, no encontro Ciência 2018, soluções para a precariedade laboral na ciência.

=======================.

Este é o centésimo octogésimo sexto dia do ano. Faltam 179 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “O estilo é uma maneira muito simples de dizer coisas complicadas”. Jean Cocteau (1889-1963), escritor, cineasta e artista francês.

Os comentários estão fechados.