EFEMÉRIDES: 5 DE JANEIRO – EUSÉBIO MORREU HÁ CINCO ANOS

AEROPORTO NO MONTIJO DEPENDE DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL
4 Janeiro, 2019
ANTÓNIO PALHINHA APRESENTA NOVO LIVRO, ESTA TARDE, NA RÁDIO CRUZEIRO
5 Janeiro, 2019

EFEMÉRIDES: 5 DE JANEIRO – EUSÉBIO MORREU HÁ CINCO ANOS

EFEMÉRIDES

5 de janeiro

1876 – Começou a construção da ponte ferroviária de D. Maria Pia, entre Porto e Vila Nova de Gaia, uma infraestrutura que transportava a Linha do Norte sobre o Rio Douro, entre as cidades do Porto e Gaia, Viria a ser  inaugurada em 4 de Novembro do ano seguinte e foi encerrada em 24 de Junho de 1991, sendo substituída pela Ponte de São João. É considerada, junto com o Viaduto de Garabit, como as maiores obras-primas executadas pelo engenheiro Gustave Eiffel. Em 1982 foi classificada Monumento Nacional pelo IGESPAR

1891 – Realizou-se o I Congresso do Partido Republicano Português.

1935 – Realizou-se o primeiro relato na rádio portuguesa durante o jogo da segunda mão da final do campeonato de Coimbra. A Académica sagrou-se vencedora da prova, uma competição que dava acesso à fase final do campeonato, para a qual se classificavam as oito melhores equipas nacionais. Depois da vitória a uma bola no primeiro jogo, a Briosa empatou 1-1 com o União. Foi o primeiro jogo a ter transmissão radiofónica em Portugal, através de um posto amador. O autor do relato foi António Madeira Machado, à altura, estudante de Direito.

1966 — Foi criada a Organização de Solidariedade para com os Povos da Ásia, África e América Latina.

1984 — Foram definidas as regras para a abertura da banca à iniciativa privada, em Portugal.

2003 – Morreu Aires de Carvalho, deputado do PS no Parlamento desde 1995 e vereador da autarquia do Barreiro desde 1993.

2006 – O Sporting foi agraciado com a Medalha de Honra de Mérito Desportivo. A cerimónia decorreu na sala de espelhos do Palácio da Foz. Na altura, presidente da mesa da assembleia-geral do clube, Emídio Pinheiro, recebeu a distinção das mãos do ministro da Educação à época, João de Deus Pinheiro.

2007 – Entrou em vigor o novo regulamento sobre transportes de animais na União Europeia.

– O Grande Prémio Anteciparte Millenium BCP 2006, que visa dar visibilidade a novos artistas, foi atribuído a João Serra pelos seus trabalhos de fotografia.

– Morre João Bacharel, aos 95 anos, militante do PCP, último sobrevivente da revolta armada de operários de 18 de janeiro de 1934, na Marinha Grande.

2008 – O alargamento do livro de reclamações a todos os fornecedores de bens ou prestadores de serviços, de carácter fixo, entrou em vigor, adicionando novas áreas, como os notários privados, à lista dos estabelecimentos obrigados a ter livro de reclamações.

– Morreu o escritor e crítico literário Luiz Pacheco, de 82 anos.

2011 – A Estação de Monitorização de Ensaios Nucleares instalada em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, nos Açores, foi certificada pelo International Monitoring System Division, do Provisional Technical Secretarial, sedeado em Viena.

– O pintor moçambicano Malangatana, um dos símbolos da luta pela independência  morreu aos 74 anos, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, vítima de doença prolongada.

2013 – A 83ª edição da Feira do Livro do Porto foi cancelada. Rui Rio cortou o apoio e a APEL  fez saber que sem essa verba o evento não é viável.

2014 – Morreu Eusébio, aos 71 anos, vítima de insuficiência cardíaca. Foi o melhor jogador de futebol do seu tempo e estreou-se no Estádio da Luz a 23 de maio de 1961, numa partida amigável contra o Atlético em que marcou três dos quatro golos do Benfica. No mundial de 1966 em Inglaterra, tornou-se definitivamente uma estrela mundial, um digno rival de Pelé. Começou em Moçambique, no Sporting de Lourenço Marques e em Portugal, além do Benfica jogou também no Beira Mar e no União de Tomar. Além fronteiras alinhou por três equipas americanas e fez uma época pelo Monterrey no campeonato mexicano. Com a camisola das quinas marcou 41 golos, nas 64 partidas que disputou. Em outubro de 1963, foi seleccionado para representar a equipa da FIFA no “Aniversário de Ouro” da “Football Association” no Estádio de Wembley. Aposentou-se em 1979 e passou a fazer parte da comissão técnica da Selecção Nacional Portuguesa até ao seu falecimento.

2015 – A equipa universitária portuguesa Seed ganhou a competição da Mars One e o direito a enviar para Marte os primeiros seres vivos, neste caso sementes de plantas,

2016 – Os cofres do Tesouro, a chamada “almofada de segurança” do Estado, estavam cheios como nunca tinham estado, mas a dívida pública total também nunca fora tão alta e mesmo assim, ainda sem contabilizarmos custos do Banif. Uma realidade que complicava as contas do governo.

2017 – Foi revelado que o número de detenções efetuadas pela PSP e GNR por crime de violência doméstica registou um aumento ao longo dos últimos anos, mas a maior parte dos inquéritos resulta em arquivamento. Com um total de 33.814 inquéritos de violência doméstica analisados entre 2012 e 2015, apenas 2.443 casos resultaram em condenação.

============.

Este é o quinto dia do ano. Faltam 362 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Todos os que dançam, dançam ao som de um passado… Quem sabe se não é essa a primazia da vida sobre a morte”. Cees Nooteboom (1933), escritor holandês.

Os comentários estão fechados.