EFEMÉRIDES: 5 DE DEZEMBRO – NELSON MANDELA MORREU HÁ 5 ANOS

PSD/ODIVELAS RECORDOU SÁ CARNEIRO NO ANIVERSÁRIO DA SUA MORTE
4 Dezembro, 2018
CDU JUSTIFICA VOTO CONTRA ORÇAMENTO E GOPs
5 Dezembro, 2018

EFEMÉRIDES: 5 DE DEZEMBRO – NELSON MANDELA MORREU HÁ 5 ANOS

EFEMÉRIDES

5 de dezembro

Dia Mundial do Voluntariado para o Desenvolvimento Económico, ou Dia Mundial do Voluntariado.

1791 – Morreu em Viena, com apenas 35 anos o compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Desde tenra idade que se revelara um exímio compositor e intérprete. Deixou, para a posterioridade, várias óperas e quarente sinfonias.

1905 — Nasceu Ruy Luís Gomes. Foi matemático, investigador, fundador do Observatório Astronómico do Porto e do Centro de Estudos Matemáticos e foi, também,  candidato da oposição democrática às Presidenciais de 1951.

1978 – Foi aprovada a resolução que determina a instituição do Sistema Monetário Europeu, segundo o acordo dos bancos centrais dos países da CEE.

1980 – Foi decretado o luto nacional, por cinco dias, pela morte do primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e do ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa.

1984 – Foi constituída a AMI, Assistência Médica Internacional.

1985 – Os inventores portugueses conquistaram quatro medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze no 34º Salão Internacional de Invenções de Bruxelas, Eureka-85.

1989 – Morreu Maria Madalena de Azeredo Perdigão, figura chave na política cultural da Fundação Calouste Gulbenkian.

1996 – O centro histórico do Porto passou a Património Mundial, por decisão da Unesco.

2005 – Tiago Monteiro recebeu o Prémio de Melhor Estreante do ano de 2005 na Fórmula 1, atribuído pela revista britânica Autosport.

2006 – Na altura, ministro da Administração Interna, António Costa, assinou em Bruxelas a declaração política com vista à adesão de Portugal ao Acordo de Prum, um mecanismo de reforço da cooperação judiciária e policial transfronteiriça.

– O Ministério da Cultura francês agraciou o escritor português Mário Cláudio com a comenda de Cavaleiro das Artes e Letras.

2007 – Morreu com 58 anos e vítima de doença prolongada, o antigo membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, Sérgio Teixeira

2010 – Morreu, aos 93 anos, o ator madeirense Virgílio Teixeira, após vários meses de internamento no Hospital João de Almada.

2013 – Morreu Nelson Mandela, aos 95 anos. Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Nelson Mandela, conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993. Ficou conhecido como Madiba, que significaca reconciliador e recebeu o título de O Pai da Pátria. A Organização das Nações Unidas, instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia.

2014 – O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que não tencionava suscitar uma reavaliação dos feriados que tinha suspendido e que essa matéria não estaria nas prioridades do Governo,  rejeitando que isso constitua um problema dentro do executivo PSD/CDS.

2015 – O governo de António Costa cumpriu uma das suas promessas eleitorais e deu ordem para suspender o processo de subconcessão dos transportes públicos de Lisboa e Porto.

2016 – Vinte e duas associações que representam milhares de afrodescendentes negros em Portugal enviaram uma carta ao Comité das Nações Unidas para a Eliminação da Discriminação Racial a contestar a atuação das autoridades portuguesas no combate ao racismo.

2017 – O Conselho Superior da Magistratura decidiu converter em processo disciplinar o inquérito aos juízes Neto de Moura e Luísa Abrantes que proferiram um polémico acórdão num caso de violência doméstica.

====================.

Este é o tricentésimo trigésimo nono dia do ano. Faltam 26 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “A vida sem música seria um erro”. Friedrich Nietzsche (1844-1900), escritor, filósofo e compositor alemão.

Os comentários estão fechados.