EFEMÉRIDES: 4 DE MARÇO – PEDRO HOMEM DE MELLO MORREU HÁ 35 ANOS

FUTEBOL: 1ª LIGA – BENFICA VENCEU NO DRAGÃO E PASSOU PARA A FRENTE
3 Março, 2019
JS/ODIVELAS PRESENTE NO CONGRESSO DA JS DA FAUL
4 Março, 2019

EFEMÉRIDES: 4 DE MARÇO – PEDRO HOMEM DE MELLO MORREU HÁ 35 ANOS

EFEMÉRIDES

4 de março

Dia Mundial da Oração

Feriado Municipal em Manteigas, onde se assinala a data de atribuição do Foral, por D. Manuel I. Foi em 1514.

1394 – Nasceu, o Infante D. Henrique, na cidade do Porto. Foi o grande dinamizador dos descobrimentos portugueses, popularmente conhecido como o Infante de Sagres, ou o Navegador, Os seus restos mortais encontram-se sepultados no Mosteiro da Batalha.

1514 – D. Manuel I concedeu Foral a Manteigas, pelo qual confirmou os privilégios e tributos que já tinham sido concedidos à vila por D. Sancho I. A data foi escolhida como feriado municipal em 1977, por decisão da Câmara Municipal, que depois foi confirmada pela Assembleia Municipal.

1777 – D. Maria I demitiu o Marquês de Pombal e afastou-o de Lisboa, numa das suas primeiras decisões enquanto Rainha de Portugal.

1811 – Terminou a terceira invasão francesa, com a retirada das tropas do general Massena.

1852 – Almeida Garrett tomou posse como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, no governo do Duque de Saldanha.

1859 – Os deputados José Estevão e Vicente Ferrer apresentaram a “Moção laica” que visava impedir “as influências e demasias de qualquer espécie religiosa”, nas instituições oficiais portuguesas.

1969 – Nasceu Eugénio de Castro, que viria a ser poeta e professor. Foi o pioneiro do simbolismo na poesia portuguesa.

1911 – Morreu o escritor Fialho de Almeida, com 54 anos. Foi o autor de “Vida Irónica” e “Os Gatos” e foi também o findador da revista “A Crónica”.

1984 – Morreu Pedro Homem de Mello, aos 79 anos. Entusiástico e estudioso do folclore português, dedicou a essa área  diversos ensaios, como “ A Poesia na Dança e nos Cantares do Povo Português”, “Danças Portuguesas e Danças de Portugal” e chegou a produzir regularmente um programa para a RTP. Criou e patrocinou vários ranchos folclóricos no Minho. Foi o autor do poema “Povo Que Lavas No Rio

1996 – A administração das Ordens Portuguesas atribuiu o Grande Colar da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração do país, a Mário Soares, por ocasião do final do seu segundo mandato presidencial.

2001 – Caiu o tabuleiro da ponte Hintze Ribeiro, que ligava Entre os Rios a Castelo de Paiva, provocando a morte de 59 pessoas, entre os passageiros de três carros e de um autocarro da empresa Asa d’Ouro, que fazia um serviço de excursão. O desastre levou a acusações de negligência por parte do Governo, quanto à manutenção das estruturas rodoviárias e resultou mesmo, na demissão do ministro do Equipamento Social, que à altura era Jorge Coelho. O Governo decretou dois dias de luto nacional.

2005 – Morreu o jornalista e profissional da rádio José Matos Maia, com 73 anos. Foi o produtor da versão portuguesa de “A Guerra dos Mundos/A Invasão dos Marcianos”, inspirada na encenação de Orson Welles da obra de H.G.Wells. A emissão foi interrompida pela PIDE e Matos Maia foi levado sob escolta para o Governo Civil, onde ficou cerca de três horas numa cela, às ordens do pide Ferreira da Costa. Matos Maia estreou-se na Rádio aos 18 anos, na Rádio Peninsular e passou depois pela Rádio Graça, Clube Radiofónico de Portugal, Rádio Renascença, Emissora Nacional e Rádio Clube Português e o seu nome ficará para sempre ligado ao clássico programa “Quando o Telefone Toca”.

2007 – O cineasta Hugo Vieira da Silva foi eleito o melhor realizador do Festival de Cinema Contemporâneo da Cidade do México, com o filme “Body Rice”.

2009 – Morreu o velejador Joaquim Fiúza, aos 102 anos. Foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Helsinquia, disputados em 1952.

2010 – Morreu Rogério Fernandes, aos 76 anos, na sequência de um problema cardíaco. Foi o fundador do jornal “A Capital”.

2014 – O novo regime de licenciamento e de fiscalização de estabelecimentos de apoio social foi publicado no Diário da República e agravou até aos 40 mil euros as coimas para ilegalidades em lares, creches e outros estabelecimentos sociais

2015 – A Polícia Judiciária e o Departamento de Investigação e Ação Penal realizaram uma mega operação de combate à corrupção, com ligações à Segurança Social e fizeram cinco detenções.

2017 – A Assembleia da República aprovou um projeto de lei que resultou da fusão dos diplomas do PAN, BE e PEV para introduzir um menu vegetariano nas cantinas públicas.

2018 – Na oração mariana de domingo, o Papa Francisco repetiu as palavras de Jesus no templo: Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!

……………………

Este é o sexagésimo terceiro dia do ano. Faltam 302 dias para o final de 2019.

Pensamento do dia: “ Uma coisa dividida contra si mesma, não se mantém de pé. Assim, esta nação, com metade do seu povo livre e a outra escrava” Abraham Lincoln (1809-65), 16º presidente dos Estados Unidos da América.

                                                                       Pedro Homem de Mello

Os comentários estão fechados.