EFEMÉRIDES: 4 DE FEVEREIRO – DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCRO

FUTEBOL. 1ª LIGA – BENFICA VENCEU “DERBY” E REDUZ DIFERENÇA PARA O PORTO
3 Fevereiro, 2019
FUTEBOL JUVENIL: RESULTADOS DA JORNADA DE ONTEM
4 Fevereiro, 2019

EFEMÉRIDES: 4 DE FEVEREIRO – DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O CANCRO

EFEMÉRIDES

4 de fevereiro

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Em todo Mundo, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com cancro e 7,6 milhões morrem da doença. No entanto, 40% dos casos são potencialmente evitáveis. No encerramento da Cimeira Mundial Contra o Cancro, realizada em Paris, foi elaborado e assinado, a 4 de fevereiro de 2000, um documento conhecido por Carta de Paris, com o objectivo de mobilizar esforços e investimentos internacionais no combate a esta doença, tendo essa data sido escolhida pela União Internacional Contra o Cancro para Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

1799 – Nasceu no Porto, Almeida Garrett. Escritor e dramaturgo romântico, foi o grande impulsionador do teatro em Portugal, para além de ter proposto a edificação do Teatro Nacional D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática, deixou-nos obras imortais como Frei Luís de Sousa, Viagens na Minha Terra e O Alfageme de Santarém. Na última fase da sua vida publicou Flores sem Fruto e Folhas Caídas, duas coletâneas de poesias que introduziram na literatura portuguesa uma espontaneidade e uma simplicidade até então praticamente desconhecida. Foi, ainda, um exímio orador, tendo sido nomeado Par do Reino e secretário de Estado honorário.

1808 – Napoleão Bonaparte determinou a cobrança, em Portugal, do imposto extraordinário no valor de 100 milhões de francos.

1904 – Os trabalhadores portuários e os operários metalúrgicos juntaram-se ao movimento grevista da Empresa Industrial Portuguesa.

1961 – Começou aa luta armada pela independência de Angola. Depois de várias ações repressivas da polícia portuguesa, o MPLA atacou a Casa de Reclusão Militar, o quartel da PSP e a delegação da Emissora Nacional em Luanda. No norte do território, a UPA atacou fazendeiros brancos.

1963 – Foi pedido o boicote económico e diplomático a Portugal, na III Conferência Afro-Asiática. Na mesma altura e em Argel, foi constituído o Governo de Angola no exílio.

1964 – A Organização Internacional do Trabalho, OIT, condenou o sistema corporativo da ditadura portuguesa.

1975 – Foi inaugurada a sede da Sociedade Portuguesa de Autores.

1979 – A equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal, constituída por Fernando Mamede, Aniceto Simões e Carlos Lopes, revalidou o título europeu de corta-mato.

1985 – Foi inaugurado o Museu Nacional do Teatro.

1998 – A Assembleia da República aprovou o projeto de Lei que despenalizou a interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas.

2003 – Começou a demolição da Aldeia da Luz, no Alentejo

2007  – Telmo Moreira, aluno da Escola de Dança do Conservatório Nacional, ficou em quinto lugar entre os seis laureados na final do concurso “Prix de Lausanne”, que premeia jovens bailarinos amadores, entre os 15 e os 18 anos.

– Morreu Carlos Silva, aos 72 anos. Era vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

2008 – Morreu o lendário percussionista cubano Tata Guines num hospital de Havana, com 77 anos. O “Rei do Tambor”, como Tata Guines era conhecido, tinha sido hospitalizado na sequência de uma infeção renal, cancelando um digressão pela Europa

2010 – Morreu o antigo guarda-redes e árbitro internacional Aníbal de Oliveira, aos 91 anos, no Hospital Garcia da Horta, em Almada. Foi guarda-redes do Sporting, da CUF, Vitória de Setúbal, Atlético, Barreirense e Seixal.

2013 – As empresas que contratem pessoas inativas ou desempregadas com 45 ou mais anos passaram a receber uma devolução total ou parcial da Taxa Social Única paga por estes funcionários.

2014 – Mais de uma centena de cães e dezenas de gatos foram retirados pela GNR da “Casa dos Horrores”, uma vivenda em Palmela, depois de vizinhos terem denunciado o mau cheiro no local.

2015 – As taxas de juro que o Estado aplicava às dívidas fiscais, eram 20 vezes superiores à taxa aplicada pela Euribor a 12 meses, o que motivou fortes críticas do Bastonário dos Técnicos Oficiais de Contas que classificou a postura do Estado como  “usura pura”.

2016 – Mais de 50.000 pessoas saíram às rua na Grécia para protestar contra a reforma das pensões, durante um dia de greve geral, marcada por incidentes e que paralisou o país.

2017 – O empresário Hélder Bataglia foi constituído arguido no processo Monte Branco, depois de ter sido ouvido pelo Ministério Público, altura em que fez novas revelações contra Ricardo Salgado.

=================.

Este é o trigésimo quinto dia do ano. Faltam 331 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “As emoções são intermináveis – quanto mais as exprimimos, mais maneiras temos de as dizer”. E.M. Forster (1879 – 1970), escritor britânico.

Os comentários estão fechados.