EFEMÉRIDES: 4 DE DEZEMBRO – SÁ CARNEIRO MORREU HÁ 38 ANOS. “BOLAMA” DESAPARECEU HÁ 27.

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
3 Dezembro, 2018
LOURES: BLOCO DE ESQUERDA QUESTIONOU GOVERNO SOBRE OS ANIMAIS ERRANTES NO MUNICÍPIO
4 Dezembro, 2018

EFEMÉRIDES: 4 DE DEZEMBRO – SÁ CARNEIRO MORREU HÁ 38 ANOS. “BOLAMA” DESAPARECEU HÁ 27.

EFEMÉRIDES

4 de dezembro

1791 – Foi lançado o jornal britânico “Observer”. È o mais antigo de todos os semanários existentes no Mundo.

1953 – Foi aprovada a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, que só seria ratificada por Portugal depois de 25 de Abril de 1974.

1970 – Foi constituída a SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

1980 – O primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e o ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa, morrem na queda do avião em que seguiam, em Camarate, quando se dirigiam para o Porto, a fim de estarem presentes num comício de apoio à candidatura de António Soares Carneiro, que era candidato à Presidência da República, pela Aliança Democrática. Na mesma ocasião, também perderam a vida, Snu Abecassis, companheira de Sá Carneiro, os seus assessores, o piloto e o co-piloto da aeronave. De então para cá, estas mortes têm estado envolvidas em polémica. Para uns tratou-se de um acidente e outros defendem ter sido um atentado.

1989 – Um avião A7P Corsair, da Força Aérea Portuguesa, despenha-se perto de Vila Viçosa, provocando a morte do Tenente Coronel Joaquim Soares que pilotava o aparelho.

1991 – O barco de pesca luso-guineense Bolama, com 30 pessoas a bordo, desapareceu, ao largo da costa portuguesa em condições nunca esclarecidas. Foi localizado dois meses depois, a 130 metros de profundidade, entre o Cabo Raso e o Cabo Espichel. Nunca foram encontrados culpados, nem respostas e aparentemente também não houve vontade para as encontrar. De concreto apenas se sabe que o navio pesqueiro se afundou pouco depois de sair da barra do rio Tejo numa viagem para testar um novo sistema de recolha de redes. Imagens recolhidas no local mostraram um buraco no casco do navio que indicava que teria sido feito já depois do naufrágio. Nunca se deixou de colocar a hipótese de o navio transportar algo de valioso e que por isso terá sido propositadamente mandado ao fundo e  o sindicalista Joaquim Piló, que era presidente do Sindicato Livre dos Pescadores admitiu que o Bolama transportava ou armas ou urânio. Oficialmente eram electrodomésticos a carga do navio, supostamente com destino à Guiné-Bissau. O processo há muito que foi arquivado pelo Tribunal de Instrução Criminal que ditou a sentença: acidente de causas naturais.

1992 – Álvaro Cunhal, 79 anos, abandonou a liderança do PCP, que ocupou durante 30 anos.

1993 – Morreu o compositor norte-americano Frank Zappa, aos 52 anos.

1994 – Morre o escritor Virgílio Martinho, com 65 anos.

2000 – O Estado português arrecadou 700 milhões de euros na última fase de reprivatização da PT.

2003 – Morreu o jornalista Hélder Guerra, com 53 anos.

2006 – O antigo primeiro-ministro e fundador do PSD Francisco Sá Carneiro é foi galardoado, a título póstumo, com a Medalha de Ouro da Ordem dos Advogados.

– O primeiro filme de João Nicolau, “Rapace”, venceu dois prémios no Festival de Cinema de Belfort, França.

– Morreu Reis Santos, aos 92 anos, antigo árbitro internacional de futebol que apitou a final da Taça de Portugal de 1951/52 entre o Benfica e o Sporting que os encarnados venceram por 5-4..

2007 – O atleta Mário Trindade bateu, em Vila Real, o recorde do Guinness de corrida em cadeira de rodas ao efetuar 183 quilómetros em pouco mais de 18 horas

2008 – Morreu o pintor Manuel Taraio, 52 anos, em Lisboa, vítima de cancro.

2013 – O papa Francisco nomeou a especialista em cultura portuguesa e vice-reitora da Universidade do Porto, Maria de Lurdes Correia Fernandes, para o Comité Pontifício de Ciências Históricas.

2015 – Um ataque com cocktails molotov a uma discoteca no bairro de Aguza, no oeste da cidade do Cairo, fez 16 mortos,.

2016 – No funeral de Fidel Castro que começou em Santiago de Cuba, berço da revolução cubana, numa cerimónia que encerrou os nove dias de luto decretados pelo Governo cubano depois da morte do ex-presidente Raúl Castro, jurou “defender a pátria e o socialismo” numa cerimónia de homenagem ao pai da Revolução.

2017 – Foram detidas oito pessoas, de origem maltesa, na sequência das investigações sobre o assassinato à bomba da jornalista Daphne Caruana Galizia, que investigava casos de corrupção onde estavam envolvidos políticos malteses.

========================.

Este é o tricentésimo trigésimo oitavo dia do ano. Faltam 27 dias para o termo de 2017.

Pensamento do dia: “Não reconheço outra grandeza que não seja a bondade”. Ludwig Van Beethoven (1780-1827), compositor alemão.

Os comentários estão fechados.