EFEMÉRIDES: 31 DE MARÇO – DIA NACIONAL DO DOENTE COM AVC

FUTEBOL JÚNIOR: RESULTADOS DA JORNADA DESTA TARDE
30 Março, 2019
FUTEBOL: CAMP. NAC. SENIORES – LOURES E SANTA IRIA VENCEM, SACAVENENSE DERROTADO EM SINTRA
31 Março, 2019

EFEMÉRIDES: 31 DE MARÇO – DIA NACIONAL DO DOENTE COM AVC

EFEMÉRIDES

31 de março

Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral

1821 — As Cortes Gerais Constituintes extinguiram o Tribunal do Santo Ofício, o Tribunal da Inquisição, que tinha sido instituído no reinado de D. João III.

1834 – A cidade de Valença do Minho foi sitiada pelo almirante inglês Charles Napier, que estava ao serviço da causa liberal portuguesa.

1889 – Em Paris foi inaugurada a Torre Eiffel.

1914 – Foi criada a União Portuguesa de Football, antecessora da actual Federação Portuguesa de Futebol.

1946 – A Comissão Central do MUD Juvenil colocou a circular o documento “Manifesto à Juventude“, no qual denunciava as prisões de membros do MUD e do MUD Juvenil, efetuadas pela PIDE.

1951 – Morreram dez pessoas, no comboio da linha de Cascais, devido ao desabamento de terras em Gibalta, junto à Cruz Quebrada. Toneladas de terra e pedras caíram sobre a via férrea no momento em que ia a passar um comboio e uma das carruagens ficou esmagada.

1957 – Disputou-se a última jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Segundo a edição do dia do “Diário Popular”, o Benfica venceu a Académica por 2-0 e sagrou-se campeão nacional com 41 pontos. Nos cinco lugares seguintes classificaram-se o Porto, com 40 pontos, “Os Belenenses” com 33, o Sporting com 31, o Lusitano de Évora com 30 e a Académica com 28. Os últimos foram o Sporting da Covilhã com 18 pontos e o Atlético com 16 e ambos baixaram à 2ª Divisão para a época seguinte.

1960 – O forno elétrico da Siderurgia Nacional começou a funcionar, a título experimental, no Seixal. O primeiro aço, para fins industriais, seria vazado exatamente um ano depois.

1961 – Foi anunciada a prisão do cónego Manuel Mendes das Neves, por alegado apoio aos movimentos de libertação de Angola.

– Álvaro Cunhal é eleito secretário-geral do PCP.

1974 – Alunos do Instituto Superior de Economia de Lisboa manifestam-se contra a ditadura. A escola foi encerrada e a PIDE montou um forte dispositivo no local.

1975 – Foi criado o Subsídio de Desemprego.

– Foi criado o IARN, Instituto de Apoio aos Retornados Nacionais.

1995 — O Controlo do Hospital Amadora-Sintra, o primeiro hospital público a ter gestão privada, em Portugal, foi entregue ao grupo José de Mello Saúde

2006 – O realizador Marco Martins foi distinguido com o Prémio Revelação do Festival de Las Palmas, Canárias, pelo filme “Alice”.

2007 – Morreu o antigo futebolista Ernesto Francisco de Sousa, aos 66 anos. Jogou 161 partidas oficiais nos campeonatos portugueses, nas quais marcou 73 golos, 62 deles com a camisola da Académica. Foi júnior no Esperança de Lagos e estreou-se como sénior na época de 1959/60 no Serpa. Passou de pois pelo Tramagal, União de Tomar, Académica e Sporting, após o que regressou à Académica para depois rumar ao Sporting Farense e ao Portimonense, onde terminou a carreira na época de 1973/74.

2008 – O Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações rescindiu o contrato com a Aerocondor e anunciou a abertura de um concurso para encontrar uma nova operadora para a ligação aérea Bragança/ Vila Real/Lisboa

2010 – O grupo Ongoing assinou um acordo para a compra o grupo brasileiro O Dia, tornando-se, assim, no terceiro maior grupo de imprensa do Brasil.

2013 – Portugal conquistou a 65.ª edição da Taça das Nações de hóquei em patins, em Montreux, Suíça, batendo no final a Espanha, com 1-0 no desempate por grandes penalidades, após 4-4 no tempo regulamentar e prolongamento.

2014 – João Sousa reforçou a condição de melhor tenista português de sempre, ao atingir o 38º posto do “ranking” mundial.

2015 – A Comissão Nacional de Proteção de Dados confirmou a existência de uma “lista VIP” de contribuintes na Autoridade Tributária e que incluía os nomes de Cavaco Silva, Passos Coelho e Paulo Portas, entre outros.

2016 – Depois dos atentados em Bruxelas, o grupo terrorista voltou a fazer uma ameaça direta a Portugal num dos seus canais de propaganda. “Hoje Bruxelas e o seu aeroporto e amanhã pode ser Portugal e a Hungria“, foi esta a mensagem veiculada por um canal de propaganda do Estado Islâmico.

2017 – Investigadores do Instituto de Astrofísica do Porto encontraram enormes bolhas de gás e poeira à volta de duas galáxias longínquas que ajudam a compreender melhor a sua formação.

2018 – O balanço entre entradas e saídas nas polícias agravou-se. A PSP registou um saldo negativo de 767 efetivos.

===============.

Este é o nonagésimo dia do ano. Faltam 275 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “A pior voz de um fanático é a sua sinceridade”. Oscar Wilde (1854-1900), escritor britânico.

Os comentários estão fechados.