EFEMÉRIDES: 31 DE JULHO – A RASPADINHA FAZ 24 ANOS

EFEMÉRIDES: 30 DE JULHO – HÁ 89 ANOS NASCIA A UNIÃO NACIONAL. TODOS OS OUTROS PARTIDOS FORAM ILEGALIZADOS
30 Julho, 2019
Opinião Cruzeiro: Afinal Seremos Todos Vítimas de Quem?
31 Julho, 2019

EFEMÉRIDES: 31 DE JULHO – A RASPADINHA FAZ 24 ANOS

EFEMÉRIDES

31 de julho

Dia Internacional do Orgasmo e Dia Universal dos Microorganismos.

1501 — Data provável para o regresso da armada de Pedro Álvares Cabral a Lisboa, depois da descoberta do Brasil e da viagem à Índia, onde assinou o primeiro acordo comercial com o potentado de Calecute.

1750 – Morreu D. João V, fundador da Academia Real de História, da escola cirúrgica do Hospital Real de Todos os Santos e do Seminário da Patriarcal.

1872 — Nasceu o poeta Ângelo Lima, nome da revista Orpheu, diretor artístico da Geração Nova.

1886 — Morreu o compositor e pianista húngaro Franz Liszt.

1944 – Antoine de Saint-Exupéry, na altura com 43 anos, escritor e aviador francês, autor de “O Principezinho”, desapareceu num voo de reconhecimento.

1952 – A CP apresentou o Plano da Rede Unificada Portuguesa.

1954 – Foi inaugurada a Barragem do Cabril.

1959 – Foi constituída a organização separatista basca, por estudantes dissidentes dos grupos nacionalistas.

1986 – As agências Notícias de Portugal e ANOP assinaram o protocolo para a constituição de uma única agência nacional de notícias, a LUSA, que entrará em funcionamento a 01 de janeiro de 1987.

1995 – A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa lançou a lotaria instantânea, mais conhecida por “raspadinha”

2001 — Morreu o marechal Francisco da Costa Gomes, aos 87 anos. Foi Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas em 1973 e 1974, membro da antiga Junta de Salvação Nacional, presidente da República Portuguesa entre 1974 e 1976.

2002 — Começou a IV Cimeira da CPLP, em Brasília, já com um novo Estado membro, Timor-Leste.

— A escritora portuguesa Maria Velho da Costa recebeu o Prémio Camões.

2003 – O Presidente da República vetou a Lei-quadro de criação dos Municípios. Nem Fátima, nem Canas de Senhorim passaram a concelho.

– Deixou de ser produzido o modelo “carocha” da Volkswagen.

2004 – Ocorreu uma explosão e incêndio da refinaria da Galp, em Leixões, causados pela fuga de crude numa conduta.

2006 – O Ministério Público arquivou o processo por suspeita de abuso de poder, corrupção passiva e violação do segredo de Estado do antigo ministro do Ambiente Luís Nobre Guedes, no âmbito do caso Portucale.

2007 – O ex-agente da GNR de Santa Comba Dão António Costa, acusado do homicídio de três jovens, foi condenado a 25 anos de prisão, em cúmulo jurídico, pelo Tribunal da Figueira da Foz.

– Abriu ao público, em Matosinhos, a maior loja Ikea da Península Ibérica e a segunda em Portugal.

– Foi inaugurado o terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, um investimento de 18 milhões de euros, que passou a servir dois milhões de passageiros por ano.

2008 – O Conselho de Ministros nomeou a professora universitária Maria João Monteiro Brilhante como a nova presidente do conselho de administração do Teatro Nacional D. Maria II

2010 – Morreu, aos 96 anos, Suso Cecchi d’Amico, dita a “rainha dos argumentistas”, figura fundamental do cinema italiano do pós-guerra e do movimento neo-realista, que assinou obras de Visconti, Rosselllini e De Sica. Em 1994, recebeu o Leão de Ouro de homenagem à carreira no Festival de Veneza.

2014 – Na sua época de estreia na competição, o Rio Ave, sob o comando do treinador Pedro Martins, venceu na Suécia o IFK de Gotenburgo por 1-0 em partida da terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

2015 – Um voo da TAP aterrou de emergência em Sevilha, com aviso de fumo na cabine. O Airbus fazia a ligação Lisboa/ Luanda

2016 – Um atirador matou uma mulher e fez vários feridos numa área de diversão noturna no centro de Austin, no Texas.

2018 – Uma embarcação italiana ao serviço de uma plataforma petrolífera, o Asso 28, recolheu 108 mirantes que se encontravam num bote mas devolveu-os à Líbia, um procedimento que violou a Lei Internacional, que define que os migrantes resgatados devem ter oportunidade de procurar asilo.

================.

Este é o ducentésimo décimo segundo dia do ano. Faltam 153 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “É dever do homem justo fazer guerra a todo o privilégio não merecido, na certeza de que se trata de uma guerra sem fim”. Primo Levi (1919-87), escritor e cientista italiano.

Os comentários estão fechados.