EFEMÉRIDES: 31 DE JANEIRO – FERNANDO NAMORA MORREU HÁ 30 ANOS

JOÃO CARVALHO CHAMA A ATENÇÃO PARA A FALTA DE UMA PASSADEIRA NA PONTINHA
30 Janeiro, 2019
REGULADOR OBRIGA SIMAR A REPERCUTIR TAXAS NO UTILIZADOR PELA SUA TOTALIDADE
31 Janeiro, 2019

EFEMÉRIDES: 31 DE JANEIRO – FERNANDO NAMORA MORREU HÁ 30 ANOS

EFEMÉRIDES

31 de janeiro

Dia Internacional do Mágico, Dia da Solidariedade

1876 – Os índios foram obrigados a mudarem-se para reservas indígenas, pelo governo dos Estados Unidos.

1891 – Revolta republicana no Porto. Foi a primeira tentativa de derrubar a monarquia. O governo britânico tinha entregue a Portugal um memorando exigindo a retirada das forças militares estacionadas no território compreendido entre Moçambique e Angola, zona que era reclamada por Portugal. O governo da monarquia portuguesa cedeu a esta imposição, procedimento que não agradou ao partido republicano. Considera-se que este acontecimento tenha sido a principal causa para a ocorrência, de um levantamento militar contra o governo da Coroa. As forças revoltosas, vindas do Campo de Santo Ovídio desceram a Rua do Almada, até à Praça de D. Pedro, onde, em frente ao antigo edifício da Câmara Municipal do Porto, hastaram uma bandeira vermelha e verde, símbolo do partido republicano, ao mesmo tempo que o Dr. Alves da Veiga, uma das figuras cimeiras desta revolta, proclamou o governo provisório da República. A multidão, subiu, de seguida, a Rua de Santo Antónioem direção à Praça da Batalha, onde foi sustida, com muitos mortos e feridos, pela intervenção da artilharia e fuzilaria da Guarda Municipal, fiel à monarquia.

– Nasceu, em São Vicente, no arquipélago de Cabo Verde, o poeta Luís de Montalvor, pseudónimo de Luís da Silva Ramos. Pertenceu ao grupo modernista e foi um um dos fundadores da revista Orfeu..

1918 – No decurso da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha realizou um ataque aéreo a Paris, durante o qual  soltou 14 mil bombas sobre a cidade.

1946 – Nas comemorações da Revolta Republicana de 1891 realizam-se manifestações em Lisboa e Porto que exigiam a instauração da Democracia.

1955  – Começa  uma vaga de prisões da PIDE, a polícia política do regime, que se haveria de estender até ao fim de fevereiro. Entre muitos outros, foram detidos, Agostinho Neto, Ângelo Veloso, Borges Coelho e Pedro Ramos de Almeida.

1958  – Os norte-americanos lançaram o seu primeiro satélite, o Explorer-1.

1961 – Foi reprimida a revolta dos trabalhadores da Cotonang, na Baixa do Cassange, em Angola, com meios aéreos. O MPLA denunciou 10 mil mortos.

1962 – Manifestaram-se os estudantes do Porto contra a guerra colonial. A polícia de choque calou os protestos que a imprensa não noticiou, devido à censura prévia a que estavam obrigados os jornais e as rádios.

1988 – Terminou, na Póvoa de Varzim, o VIII Congresso do CDS, que ficou marcado pelo regresso de Diogo Freitas do Amaral à liderança.

1989 – Morreu o médico e escritor português Fernando Namora, 69 anos, autor de “Diálogo em Setembro” e “Retalhos da Vida de Um Médico”.Foi sepultado no Talhão dos Artistas do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

1990 – As autoridades portuguesas revelaram documentos que provam a responsabilidade do super-petroleiro espanhol Aragon, na maré negra de Porto Santo.

2006 – Terminou a fase de ligação à Internet em banda larga das escolas públicas do país.

2008 – Os portugueses passaram a poder encontrar objetos perdidos no portal Perdidos e Achados e denunciar um crime no sistema Queixa Electrónica

– As juntas médicas que decidem as reformas antecipadas por doença começaram a funcionar compostas exclusivamente por médicos, enquanto nas juntas de recurso o requerente passou a ter de pagar uma taxa de 25 euros se o pedido for negado

2010 — Morreu Manuel Serra, aos 78 anos, vítima de doença prolongada. Foi um dos históricos do Partido Socialista, fundador da Frente Socialista Popular.

2014 – O escritor Miguel Sousa Tavares e a editora Clube do Autor apresentaram, no Ministério Público, uma queixa contra a activista Margarida Martins “por incentivo à reprodução ilegal de alguns dos livros do referido escritor”.

2016 – Kika Magalhães conquistou a crítica de cinema dos EUA com o papel de protagonista em “The Eyes Of My Mother”, de Nick Pesce, sendo considerada por vários meios uma revelação no festival de cinema de Sundance.

2017 – O deputado madeirense, à altura eleito pelo PTP José Manuel Coelho foi condenado a um ano de prisão efetiva pelo Tribunal da Relação de Lisboa, cumprível ao fim de semana, num processo interposto pelo advogado Garcia Pereira, ex- dirigente do MRPP.

2018 – A Comissão Europeia instaurou um processo a Portugal no âmbito dos contratos assinados com a empresa West Sea para a construção de dois navios para a Marinha, tendo considerado que houve “violação” do direito comunitário.

==================.

Este é o trigésimo primeiro dia do ano. Faltam 335 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “O sinal mais vivo da servidão é o medo de viver”. Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco.

Os comentários estão fechados.