EFEMÉRIDES: 3 DE JANEIRO – A FUGA DE PENICHE FOI HÁ 59 ANOS

BUCELAS À PROVA, ESTE SÁBADO
2 Janeiro, 2019
OPINIÃO/CRUZEIRO: FELIZ ANO NOVO
3 Janeiro, 2019

EFEMÉRIDES: 3 DE JANEIRO – A FUGA DE PENICHE FOI HÁ 59 ANOS

EFEMÉRIDES

3 de janeiro

1787 – Foi inaugurado o Observatório Astronómico da Academia de Ciências em Lisboa, no Castelo de São Jorge.

1917 – O Corpo Expedicionário Português embarcou para a Flandres, sob o comando do general Gomes da Costa.

1940 – Abriu a Casa do Gaiato.

1960 – Álvaro Cunhal, líder do PCP, evadiu-se do Forte Peniche com outros nove prisioneiros políticos da ditadura de Oliveira Salazar. Ao final da tarde, um automóvel conduzido pelo ator, já falecido, Rogério Paulo parou em frente ao forte com o porta-bagagens aberto. Esse era o sinal combinado para que, no interior da prisão se soubesse que, no exterior, estava tudo a postos para a fuga. O carcereiro foi então neutralizado com o emprego de uma anestesia e, com a ajuda de um sentinela, o guarda José Alves, que fazia parte do plano de fuga, os prisioneiros atravessaram, sem serem vistos pelas demais sentinelas, o trecho mais exposto do percurso. Encontrando-se no piso superior, desceram para o piso inferior por uma árvore. Daí correram para a muralha, de onde desceram com o auxílio de uma corda feita com lençóis até alcançarem o fosso exterior. Depois, tiveram ainda que saltar um muro para chegar à vila, onde já se encontravam à espera os automóveis que os haviam de transportar para as casas clandestinas onde deveriam passar a noite. Álvaro Cunhal passou a noite na casa de Pires Jorge em São João do Estoril, onde ficou a viver clandestinamente durante algum tempo.

1975 – Começou a Cimeira de Mombaça entre os três movimentos angolanos de libertação, MPLA, Unita e FNLA.

1976 – A imprensa francesa denunciou a morte de pelo menos 60 mil timorenses, durante a invasão de Timor-Leste pela Indonésia.

1977 – Tomaram posse os primeiros autarcas eleitos em Portugal desde o final da I República, em 1926.

1986 – Os edifícios do Diário de Notícias e da Central Tejo, em Lisboa, assim como o do Arquivo Distrital de Faro foram classificados imóveis de interesse público.

1988 – A caravela portuguesa Bartolomeu Dias, réplica das naus do século XVI, largou da Ilha de Santa Helena, iniciando a última etapa até Mossel Bay, na África do Sul.

1989 – Abriu o concurso para o licenciamento de rádios locais e regionais, em Portugal. Cerca de 300 estações candidatam-se às 402 frequências disponíveis no espectro radioelétrico.

– O poeta português Eugénio de Andrade recebeu o Prémio D. Dinis, da Fundação Casa de Mateus.

1990 – Zita Seabra,  militante comunista, antiga dirigente da UEC, foi expulsa do PCP.

1994 – O serviço telefónico Linha Emergência – Criança Maltratada foi lançado em Portugal.

2005 – Abriu a cadeia para mulheres em Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, primeira prisão de gestão partilhada público-privada, em Portugal.

2007 – Morreu Hugo Filipe, 33 anos, mecânico de três equipas portuguesas do Rali Lisboa-Dakar 2007.

2008 – Morreu o selecionador português feminino de judo, António Matias, aos 44 anos, após um treino das seleções nacionais

– Morreu o pintor surrealista Fernando José Francisco, com 85 anos, de doença respiratória prolongada, no hospital de São José, em Lisboa

2011 – Rui Leão Martinho tomou posse como bastonário da Ordem dos Economistas, sucedendo a Murteira Nabo.

2014  “Bombeiro”, foi a palavra do ano de 2013. Obteve cerca de metade dos votos de 15.000 cibernautas, segundo anunciou na Biblioteca José Saramago, em Loures, a  Porto Editora, que organizou a iniciativa

2016 – O Vaticano anunciou a entrada em vigor de um “acordo global” com o Estado da Palestina, que regulará a atividade da Igreja Católica no território e que reafirma o apoio da Santa Sé a uma solução “negociada e pacífica” para a situação na região”.

2017 – José Sócrates anunciou, em conferência de imprensa, ter avançado com uma acção judicial contra o Estado português no Tribunal Administrativo de Lisboa por violação dos prazos máximos legais do inquérito da Operação Marquês.

2018 – A Turquia avisou a União Europeia que teria chegado o tempo de passar a respeitar Ancara, sublinhando que o futuro das relações bilaterais com Bruxelas iria depender de uma mudança de atitude por parte do bloco europeu.

 

================.

Este é o terceiro dia do ano. Faltam 364 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “O erro da sociedade é ser um maquinismo em vez de um organismo”. Teixeira de Pascoaes (1877-1952), escritor português.

Os comentários estão fechados.