EFEMÉRIDES: 3 DE FEVEREIRO – TORRES VEDRAS É CIDADE HÁ 40 ANOS

EUROMILHÕES: TERÇA-FEIRA HÁ NOVO JACKPOT
2 Fevereiro, 2019
FUTEBOL JÚNIOR: SANTA MARIA VENCE, DESPERTAR GOLEIA E AMBOS PRESSIONAM PRIMEIROS
3 Fevereiro, 2019

EFEMÉRIDES: 3 DE FEVEREIRO – TORRES VEDRAS É CIDADE HÁ 40 ANOS

EFEMÉRIDES

3 de fevereiro

1480 – Nasceu o navegador português Fernão de Magalhães. Ao serviço do rei de Espanha, planeou e comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a alcançar a Terra do Fogo no extremo sul do continente americano, a atravessar o estreito que hoje temo seu nome e a cruzar o Oceano Pacífico, que batizou e foi morto em batalha em Cebu, nas Filipinas durante a expedição. O Pinguim-de-Magalhães recebeu o seu nome como homenagem, já que Fernão de Magalhães foi o primeiro Europeu a ter visto um animal desta espécie.

1488 – Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança.

1536 – Morreu, em Évora, o poeta e cronista Garcia de Resende. Foi o compilador do Cancioneiro Geral.

1888 – Foi fundada a Associação Lisbonense de Proprietários.

1927 – Ocorreu a Revolta Reviralhista, no Porto. Foi o primeiro levantamento contra a ditadura militar, saída do Golpe de 28 de Maio de 1926.

1942 – Morreu, em Lisboa, o escritor e arabista David Lopes.

1969 – Foi assassinado Eduardo Mondlane, o primeiro presidente da FRELIMO, em Der-es-Salaam, na Tanzânia, num atentado bombista, patrocinado pela PIDE.

1973 – Terminou oficialmente a guerra do Vietname, na data formalmente acordada para o cessar-fogo entre os EUA e o Vietname do Norte. O acordo de paz seria assinado mais tarde, em Paris.

1975 – Rui Vilar, à altura ministro da Economia apresentou os diplomas que passaram a regular a reforma agrária.

1979 – Torres Vedras foi elevada à categoria de cidade. É sede do mais extenso município do Distrito de Lisboa, com 407,15 km² de área

1988 – Os 17 tripulantes da caravela Bartolomeu Dias desembarcaram em Mossel Bay, na África do Sul, exatamente 500 anos depois do navegador ali ter aportado.

1995 – Morreu a cantora e atriz Maria da Graça, aos 74 anos. Foi co-protagonista de “O Pátio das Cantigas”.

2003 — Morreu o cineasta João de César Monteiro. Foi o realizador de “Veredas”, “Recordações da Casa Amarela”, “Vai e Vem”, Leão de Prata, Grande Prémio do Júri e Prémio da Crítica, em Veneza.

2004 – Foram aprovadas medidas anti-violência nos campos de futebol que estabeleceram a criação do cadastro de adeptos e o reforço do policiamento nos estádios.

2006 – A pílula abortiva, até às nove semanas, passa a ser adotada pelos hospitais portugueses.

– Morre José Vitoriano, aos 88 anos. Antigo dirigente do PCP foi vice-presidente da Assembleia da República.

2007 – Um grupo de 46 países, incluindo Portugal, propôs a criação de uma organização das Nações Unidas para o meio ambiente.

2008 – Foi desmantelada uma célula terrorista paquistanesa em Barcelona, onde deveria realizar um ataque no metropolitano, o qual constituiria o batismo do líder islamita radical Amir Baitulá Mehsud. Portugal seria um dos alvos europeus da referida célula

– O “Fado da saudade”, de Carlos do Carmo e Fernando Pinto do Amaral, venceu o prémio Goya para Melhor Canção Original na 22ª edição dos Prémios Goya, no Palácio dos Congressos, em Madrid

2009 – Morreu António dos Reis Rodrigues, bispo auxiliar emérito do Patriarcado de Lisboa e bispo titular de Madarsuma, 90 anos.

2010 – Começou o julgamento da alegada viciação da classificação de árbitros de futebol e observadores nas épocas de 2002/03 e 2003/04, resultante de certidão extraída do processo Apito Dourado.

2015 Uma equipa de cientistas escoceses conseguiu desacelerar a velocidade da luz em espaço aberto, graças a uma máscara especial feita de cristais líquidos controlada por computador.

2017 – Várias pessoas foram colhidas por uma onda, na praia da Costa Nova, em Ílhavo e uma mulher morreu ao ser arrastada pelas ondas. Estavam a participar num culto religioso a Iemanjá.

2018 – O Governo escolheu António Sampaio da Nóvoa para ser o embaixador de Portugal na UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

=================.

Este é o trigésimo quarto dia do ano. Faltam 332 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Que pensar de tudo isto? Em primeiro lugar, que a vida está má para os pobres. Depois que vivemos todos muito ocupados, nisto ou naquilo, inclusive na falta de ocupação”. João César Monteiro (1939-2003), cineasta português.

                                                             Torres Vedras é cidade há 40 anos.

 

Os comentários estão fechados.