EFEMÉRIDES: 3 DE AGOSTO – HÁ 3 ANOS ARDERAM CENTENAS DE CARROS NO PARQUE DO “ANDANÇAS”

EFEMÉRIDES: 2 DE AGOSTO – DATA DE NASCIMENTO DE JOSÉ AFONSO
2 Agosto, 2019
EFEMÉRIDES: 4 DE AGOSTO – EM 1578 TRAVOU-SE A BATALHA DE ALCÁCER-QUIBIR
4 Agosto, 2019

EFEMÉRIDES: 3 DE AGOSTO – HÁ 3 ANOS ARDERAM CENTENAS DE CARROS NO PARQUE DO “ANDANÇAS”

EFEMÉRIDES

3 de agosto

1492 – A armada de Cristóvão Colombo partiu do porto andaluz de Palos, em direção à Índia. Haveria de chegar à América.

1842 – Realizou-se a primeira greve geral da era industrial. Dez mil mineiros ingleses juntaram-se aos operários de North Staffordshire, na luta por melhores salários. A paralisação acabaria por atingir todos os sectores da economia britânica.

1847 — Nasceu o escocês Alexander Graham Bell, inventor do telefone.

1946 – Portugal apresentou o pedido de adesão à ONU, candidatura que seria recusada devido à natureza ditatorial do regime.

1959 – Ocorreu o massacre do Pidjiguiti, na Guiné, sob administração portuguesa. As autoridades coloniais ordenaram a carga policial sobre os trabalhadores do porto de Bissau, que se encontravam em greve. Morreram 50 pessoas.

1961 – Foi apresentado o Renault 4, no Salão Automóvel de Paris.

1968 – Oliveira Salazar caiu de uma cadeira, no Forte de Santo António do Estoril. O agravamento do seu estado de saúde acusaria a existência de um hematoma cerebral, que acabaria por lhe causar a morte.

1983 – O Observatório Militar sueco de Hagfors revelou ter registado, nos primeiros sete meses do ano, 25 explosões atómicas subterrâneas, na URSS (13), EUA (07), França (04) e Reino Unido (01).

1990 – O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução 661 que impõe sanções ao Iraque por não ter cumprido a ordem de retirada imediata do Kuwait, imposta no dia anterior. Os EUA colocaram de imediato uma força naval no Golfo Pérsico.

1996 – Fernanda Ribeiro conquista a Medalha de Ouro na prova dos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Atlanta.

2001 – O primeiro veredicto do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, presidido pelo português Almiro Rodrigues, condenou o general sérvio-bósnio Radislav Krstic a 46 anos de prisão.

2003 – Quinze dos 18 distritos de Portugal Continental, estavam com fogos florestais incontroláveis. Várias povoações encontravam-se em risco. Na Chamusca morreram duas pessoas. 2004 – Os notários passaram a ter de entregar às Finanças informação de todos os atos celebrados.

– Foi lançada a nave Messenger para estudar Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.

2006 – Foi  aprovado o Programa Nacional para as Alterações Climáticas.

2007 – O Palácio de Belém passou a integrar a lista de monumentos nacionais.

– O escultor Ângelo de Sousa venceu a sexta edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, na vertente Consagração, atribuído pela Câmara Municipal de Amarante e pelo Museu Amadeo de Souza-Cardoso, em reconhecimento da sua carreira.

2009 – Na altura, presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, foi declarado culpado de quatro dos sete crimes que inicialmente estava acusado, num cúmulo jurídico de sete anos, tendo o tribunal determinado uma indemnização de 463 mil euros ao Fisco.

2012 – O ministro da Educação, Nuno Crato anunciou às universidades um corte superior a 2,7% e os reitores decidiram suspender os seus orçamentos para 2013.

2013 – Um novo regime jurídico passou a punir, com multa ou pena de prisão até um ano, pessoas que, sob efeito do álcool ou drogas circulem na rua com animais perigosos.

2014 – A cooperativa de economia solidária Creaçor lançou um site para promover o turismo inclusivo nos Açores, disponibilizando informação sobre atividades lúdicas e desportivas para pessoas com necessidades especiais.

2015 – Arqueólogos descobriram pinturas murais do seculo XV no Castelo de Abrantes.

2016 – Centenas de carros arderam num incêndio de grandes proporções que deflagrou no parque de estacionamento do festival Andanças, em Castelo de Vide.

2017 – Um estudo realizado por um economista da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indicou que a escravidão humana era, nestes dias, muito mais lucrativa do que a praticada nos séculos XVIII e XIX, que recorria a escravos do continente Africano.

2018 – Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o diploma que estabeleceu novas regras para o alojamento local, mas com dúvidas, dado que referiu existirem “soluções questionáveis”.

============.

Este é o ducentésimo décimo quinto dia do ano. Faltam 150 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: “Não gosto do trabalho, ninguém gosta; mas gosto do que é no trabalho a ocasião de se descobrir a si próprio”. Joseph Conrad (1857-1924), escritor inglês de origem polaca.

 

Os comentários estão fechados.