EFEMÉRIDES: 29 DE MAIO – DIA NACIONAL DO FOLCLORE PORTUGUÊS

OPINIÃO/CRUZEIRO: BRANDOS COSTUMES
29 Maio, 2019
SACAVÉM: A BIBLIOTECA MUNICIPAL ARY DOS SANTOS FAZ 3 ANOS
29 Maio, 2019

EFEMÉRIDES: 29 DE MAIO – DIA NACIONAL DO FOLCLORE PORTUGUÊS

EFEMÉRIDES

29 de maio

Dia Nacional da Gastronomia, Dia Nacional do Folclore Português, Dia Mundial da Energia e Dia Internacional das Forças de Paz das Nações Unidas

Feriado Municipal em Trancoso, onde se relembra   a batalha de Trancoso, travada entre portugueses e castelhanos em 1385

1926 – Realizou-se o II Congresso do PCP.

1949 – Realizou-se o primeiro jogo internacional de andebol em Portugal com a seleção das quinas comandada por Acácio Rosa a bater a França por 7-6.

1964 — Estreou-se o Coro Gulbenkian, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, com a primeira audição em Portugal da “Paixão Segundo São Mateus”, de Georg-Philipp Telemann.

1979 – A Casa Branca ordenou a paragem de todos os aviões DC-10 da companhia McDonald Douglas, depois do desastre aéreo em Chicago que provocou a morte a mais de 200 pessoas.

1985 —  Na final da Taça europeia de futebol, que decorreu no estádio de Heysel, em Bruxelas, apoiantes do Liverpool atacam adeptos do Juventus, uma hora antes do início do encontro. Morreram 38 pessoas.

— Foi extinta a Junta Central das Casas do Povo, criada pela ditadura do Estado Novo.

1986 — A nova bandeira da CEE, na altura, um círculo de 12 estrelas sobre fundo azul, era içada em frente à sede da Comissão Europeia, em Bruxelas.

1991 – O Prémio Camões foi atribuído ao poeta moçambicano José Craveirinha.

2001 — A União Europeia definiu o quadro legal que passou a obrigar as entidades bancárias a fornecer dados de contas e transações, para efeitos de investigação criminal.

2006 – A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa assinou um acordo de cooperação na área do desenvolvimento com a União Económica e Monetária da África Ocidental.

2008 – A Federação Internacional de Futebol decidiu levantar, de modo “condicional e provisório”, a interdição de o Iraque participar em todas as competições internacionais durante um ano.

– Morreu o Almirante Andrade e Silva. Foi Chefe de Estado-Maior da Armada entre 1989 e 1991.

2009 — Morreu Armando Rocha Trindade, aos 72 anos. Foi  fundador da Universidade Aberta.

2013 — Na Turquia, centenas de manifestantes acamparam entre as árvores do parque Gezi, em Istambul, impedindo que escavadoras arrasassem um dos últimos espaços verdes da cidade, destinado à construção de um centro comercial.

2015 – Os Estados Unidos retiraram Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo, no âmbito do restabelecimento histórico das relações diplomáticas entre os dois países, que estavam suspensas desde 1961.

– A maioria PSD/CDS e PS aprovou, no parlamento, em votação final global, um diploma que passou a estender a possibilidade de aquisição da nacionalidade portuguesa originária aos netos de portugueses nascidos no estrangeiro. O Bloco de Esquerda e “Os Verdes abstêm-se, enquanto os deputados socialistas Isabel Moreira e Pedro Delgado Alves contrariaram a orientação da sua bancada e votaram contra.

2016 – Um jovem de 18 anos morreu depois de um acidente num carrossel nas festas do Senhor de Matosinhos.

2017 – Os guerrilheiros das FARC, reuniram-se numa zona rural da Colômbia e consideraram que após 53 anos de guerra deviam adiar por alguns meses a entrega das armas, até que ficasse confirmado o sucesso do acordo de paz.

2018 – A Assembleia da República chumbou os projetos de lei do PAN, BE, PS e PEV para a despenalização da eutanásia.

============.

Este é o centésimo quinquagésimo dia do ano. Faltam 216 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Passarei a minha vida a provocar as confidências dos loucos. São pessoas de uma honestidade escrupulosa”. André Breton, (1896-1966), escritor francês.

Os comentários estão fechados.