EFEMÉRIDES: 28 DE JULHO – DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

EFEMÉRIDES: 27 DE JULHO – SALAZAR MORREU HÁ 49 ANOS
27 Julho, 2019
EFEMÉRIDES: 29 DE JULHO – DIA MUNDIAL DO TIGRE
29 Julho, 2019

EFEMÉRIDES: 28 DE JULHO – DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA

EFEMÉRIDES

28 de julho

Dia Nacional da Conservação da Natureza

1131 – Foi fundado o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, da Ordem de Santo Agostinho, como base de apoio a Afonso Henriques, na fundação da nacionalidade.

1446 – Foram publicadas as Ordenações Afonsinas, conjunto de Leis de Afonso V, que se tomam pelo primeiro Código Penal português.

1750 – Morreu o compositor Johann Sebastian Bach, em Leipzig, Saxónia, no Leste da Alemanha. Nome maior da música europeia, a catalogação da sua obra revela, nos dias de hoje, mais de mil peças repartidas pelos diferentes géneros do Barroco.

1903 — Greves operárias no Porto acentuaram o clima de oposição à Monarquia. As paralisações começam pelos tecelões e deopis estenderam-se a outros sectores.

1945 – Um bombardeiro do exército norte-americano chocou com o Empire State Building, em Nova Iorque. Morrem 13 pessoas.

1951 — As Nações Unidas aprovaram, em Genebra, a Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados. Portugal pediria  a adesão à Convenção apenas após o 25 de abril de 1974, entrando em vigor, na ordem jurídica portuguesa, em julho de 1976.

1986 — Três guardas prisionais foram abatidos a tiro numa fuga sangrenta da cadeia de Pinheiro da Cruz, em Grândola. Cinco reclusos, entre os quais Faustino Cavaco, fugiram após terem arrombado o armeiro.

1992 – Francisco Lucas Pires, deputado ao Parlamento Europeu, foi condecorado com a Ordem de Mérito, pelo embaixador da Alemanha em Lisboa, pelo “papel decisivo” que desempenhou na reunificação do país.

2002 — Terminaram os III Campeonatos Mundiais de Atletismo para Deficientes, nos quais Portugal conquistou 12 medalhas.

2005 – O Parlamento aprovou o projeto de limitação de mandatos dos autarcas, que teria efeito prático a partir de 2013.

2008 – Portugal surgiu como caso de sucesso num estudo do Banco Mundial pela medida Empresa na Hora, lançada em 2005, que permitiu reduzir o número de procedimentos e o tempo de espera para iniciar um negócio.

2010 – Um avião da companhia Airblue que transportava 152 passageiros, despenhou-se no Paquistão, nas imediações de Islamabad, quando fazia a ligação entre Karachi e a capital paquistanesa sob chuvas fortes e nevoeiro. Não houve sobreviventes.

– Naide Gomes conquistou a medalha de prata na prova de salto em comprimento no Campeonato da Europa de Atletismo, ao saltar 6,92 metros.

2011 – Abdel Fattah-Younes, chefe militar dos rebeldes líbios, foi morto.

2012 – Morreu Robert Sabatier, escritor e poeta francês, aos 88 anos.

2014 – Um ataque das FARC a um aqueduto deixou 16 mil pessoas sem água no centro da Colômbia.

2015 – Os Estados Unidos da América retiraram Cuba da lista de países ineficazes contra o tráfico humano.

2016 – Uma troca de tiros numa operação policial provocou três feridos na Via do Infante, quando as autoridades planeavam intercetar um grupo suspeito de tráfico de droga, no nó de Olhão.

2017 – As tunisinas saíram à rua para comemorar um dia que ficou marcado na história do país, depois de ter sido aprovado por unanimidade a revogação do artigo 227 do código penal que permitia ao violador de uma menor casar-se com a vítima para evitar a prisão.

2018 – Um tribunal do Egito condenou 75 pessoas à morte, incluindo membros importantes do grupo Irmandade Muçulmana, pelo seu envolvimento nas manifestações de 2013 naquele país.

============.

Este é o ducentésimo nono dia do ano. Faltam 156 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Bom Deus, se a nossa Civilização se conseguisse manter sóbria durante dois dias, ao terceiro, morreria de remorso.” Malcolm Lowry (1909-57), escritor inglês.

Os comentários estão fechados.