EFEMÉRIDES: 26 DE JULHO – DIA NACIONAL DO AVÓS

DIREITO DE RESPOSTA
25 Julho, 2019
EFEMÉRIDES: 27 DE JULHO – SALAZAR MORREU HÁ 49 ANOS
27 Julho, 2019

EFEMÉRIDES: 26 DE JULHO – DIA NACIONAL DO AVÓS

EFEMÉRIDES

26 de julho

Dia Nacional dos Avós

Feriado Municipal em Loures, onde se celebra a data da constituição do município.

1906 — Nasceu Armando José Fernandes. Foi compositor e discípulo de Luís de Freitas Branco, um dos mais importantes do modernismo português.

1942 – No decurso da II Guerra Mundial a Força Aérea britânica bombardeou a cidade alemã de  Hamburgo..

1944 – As bombas alemãs V2 atingiram território britânico, pela primeira vez.

1945 — II Guerra Mundial. Declaração de Potsdam, pelos EUA, Reino Unido, URSS e China, que exigem a rendição incondicional do Japão.

1952 — Morreu, aos 33 anos, Eva Péron, mulher do dirigente populista argentino Juan Perón.

1953 – Fidel Castro atacou o palácio presidencial de Moncada, em Santiago de Cuba, numa primeira tentativa de derrube do ditador Fulgêncio Baptista.

1956 – O Egito nacionalizou o Canal do Suez.

1964 – Um desastre ferroviário em Custóias causou a morte a cerca de 100 pessoas. Foi no lugar das Carvalhas, que um comboio proveniente da Póvoa de Varzim, descarrilou e se naquele que foi, até então, o pior acidente ferroviário em Portugal. A composição vinha apinhada, a lotação era de cem pessoas, mas eram mais de trezentos os passageiros que regressavam a casa depois de um fim-de-semana passado na praia, o reboque soltou-se da automotora, descarrilou e embateu com violência no paredão de uma ponte, incendiando-se de seguida.

1994 – Foi inaugurado Museu da Música na estação Alto dos Moinhos, do Metro de Lisboa.

1995 – Abriu da estação Rotunda II, no Marquês do Pombal, em Lisboa, com a exploração distinta das linhas Azul e Amarela.

2002 — O Governo aprovou medidas de descentralização que reforçaram as competências dos municípios portugueses.

2006 — Morreu, aos 60 anos, a atriz de teatro e cinema Raquel Maria.

2007 – A polícia francesa deteve três alegados membros da ETA, entre eles o responsável pela logística da organização separatista basca.

2008 – O escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro foi distinguido com o Prémio Camões 2008, o mais importante galardão atribuído a autores de língua portuguesa.

– Morreu, com 82 anos, a fadista Adelina Ramos. Foi proprietária do restaurante típico A Tipóia, criadora de “Não passes com ela à minha rua”, que Fernanda Maria popularizou décadas mais tarde, e ainda do êxito “Ouvi cantar o Ginguinhas”.

2011 — Morreu o treinador de futebol António Medeiros, aos 78 anos.

2013 – Cavaco Silva, deu posse a 19 secretários de Estado do Governo liderado por Pedro Passos Coelho, ficando assim concluída a sétima remodelação do executivo de maioria PSD/CDS-PP.

2014 – O ciclista Ivo Oliveira garantiu a terceira medalha para Portugal no Campeonato da Europa de Pista de juniores, que decorreu em Sangalhos, ao terminar em terceiro na disciplina de omnium, ganha pelo espanhol Xavier Canellas.

2016 – A antiga secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton entrou na história dos Estados Unidos ao tornar-se na primeira mulher a ser nomeada pelo Partido Democrático como candidata à Casa Branca, na convenção de Filadélfia.

2018 – A teoria de Marcus, que explica a transferência de eletrões em reações químicas, Prémio Nobel da Química em 1992, foi invalidada por uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências de Coimbra.

===========.

Este é o ducentésimo sétimo dia do ano. Faltam 158 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “O silêncio está tão repleto de sabedoria e de espírito em potência, como o mármore não talhado é rico em escultura “. Aldous Huxley (1894-1963), escritor britânico.

 

 

 

 

 

 

Os comentários estão fechados.