EFEMÉRIDES: 24 DE MAIO – DIA EUROPEU DOS PARQUES NATURAIS

CARRIS EM SACAVÉM
23 Maio, 2019
DESPORTO. FUTEBOL- “OS ESTAROLAS” REALIZAM O SEU 1º TORNEIO/CONVÍVIO
24 Maio, 2019

EFEMÉRIDES: 24 DE MAIO – DIA EUROPEU DOS PARQUES NATURAIS

EFEMÉRIDES

24 de maio

Dia Europeu dos Parques Naturais.

1898 – Nasceu o escritor português Ferreira de Castro, autor de “A Selva” e “Emigrantes”.

1930 – Foi publicado o primeiro número do Diário de Coimbra.

1941 — O navio de guerra alemão Bismarck afundou o cruzador britânico Hood, no Atlântico Norte. Morrem mais de 1300 pessoas.

1944 – Oliveira Salazar reafirmou a recusa da suspensão do envio de volfrâmio para a Alemanha nazi, num encontro com o embaixador inglês, apesar das pressões do Governo britânico e do próprio presidente Óscar Carmona.

1958 – Foi fundada a agência de notícias United Press International com a fusão da United Press e da International News Service.

1974 – Foi fundado o Partido Popular Monárquico, a partir da Convergência Monárquica.

1976 – A França e o Reino Unido abriram a ligação transatlântica do Concorde para Washington.

1989 — Foi anunciada a instalação, em Portugal da primeira estação de tratamento de resíduos tóxicos, um investimento no valor de 35 milhões de euros.

2004 — A escritora Matilde Rosa Araújo foi distinguida pela Sociedade Portuguesa de Autores com o Prémio Consagração da Carreira.

– O paquete Lobo do Mar, construído pelos Estaleiros de Viana do Castelo, recebeu o “Óscar” da construção naval da Royal Institution of Architects, do Reino Unido.

2005 – António Guterres atual Secretário Geral da ONU foi nomeado Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

2006 – O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou o recurso do advogado das vítimas do Caso Camarate, confirmando assim a prescrição do Tribunal da Relação de Lisboa.

– O escritor angolano Luandino Vieira recusou o Prémio Camões 2006.

– Depois de um ataque ao quartel-general das Forças Armadas em Taci Tolo, a oeste de Díli. Xanana Gusmão, solicitou à ONU o envio de uma força internacional para estabilizar a situação no país e pediu apoio urgente a Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Malásia. Portugal enviou de um contingente da GNR. O Conselho de Segurança da ONU  apelou ao fim da violência.

2007 – Foi publicado em Diário da República o decreto-lei que passou a isentar as vítimas de violência doméstica das taxas moderadoras da saúde.

– Os ministros que têm a tutela da comunicação social na União Europeia chegaram a um acordo político sobre a diretiva “Audiovisual sem Fronteiras”, que flexibilizará as atuais regras da publicidade televisiva.

– O Prémio João de Almada 2006 foi entregue aos arquitetos António Portugal Mendonça e Manuel Amorim Reis, responsáveis pela recuperação do edifício do antigo Colégio dos Maristas, na Avenida da Boavista.

– O projeto FlyMaster, desenvolvido por uma equipa do Instituto Superior de Engenharia do Porto, foi distinguido com o Prémio de Inovação e Criatividade da Associação Portuguesa das Empresas do Sector Eléctrico e Electrónico.

2008 – A Ovarense sagrou-se tricampeã portuguesa de basquetebol, ao vencer o FC Porto por 70-49, no sétimo jogo da final da Liga, disputado em Ovar

2009 – O cineasta, na altura estreante,  João Salaviza, de 25 anos, recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes pela curta-metragem “Arena”.

2010 – Os últimos 27 trabalhadores despedidos da fábrica Delphi da Guarda, no âmbito de um processo de despedimento coletivo de 286, perderam hoje o vínculo com a multinacional que produz cablagens para a indústria automóvel.

2013 – A Procuradoria-Geral da República abriu um inquérito às declarações do escritor Miguel Sousa Tavares por ter chamado ”palhaço” a Cavaco Silva. A lei, refere tratar-se de um crime de ofensa à honra do Presidente da República, punível com pena até três anos

2016 – A JSD lançou um cartaz com imagem do dirigente sindical Mário Nogueira, fardado como o soviético Estaline, e do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, manipulado por fios, para criticar a situação do setor.

2017 – O Ministério Público acusou um telefonista do Instituto de Segurança Social de ter realizado milhares de chamadas em seu benefício pessoal, causando um prejuízo superior a 450 mil euros.

2018 – O líder parlamentar dos comunistas, João Oliveira, anunciou que o PCP iria votar contra os projetos de lei para a despenalização da eutanásia.

===============.

Este é o centésimo quadragésimo quarto dia do ano. Faltam 221 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Há três categorias de homens: a) os que contam a sua história; b) os que não a contam; c) os que não a têm”. Max Aub (1902-72), escritor espanhol.

                                                             Parque Natural da Peneda Gerez

Os comentários estão fechados.