EFEMÉRIDES: 24 DE JULHO – HÁ CINCO ANOS, IVO OLIVEIRA CONQUISTAVA O PRIMEIRO OURO DO CICLISMO PORTUGUÊS

OPINIÃO/CRUZEIRO: OUTRA VEZ?
23 Julho, 2019
Opinião Cruzeiro: Porque os Haveríamos de Escolher?
24 Julho, 2019

EFEMÉRIDES: 24 DE JULHO – HÁ CINCO ANOS, IVO OLIVEIRA CONQUISTAVA O PRIMEIRO OURO DO CICLISMO PORTUGUÊS

EFEMÉRIDES

24 de julho

Feriado Municipal em Condeixa a Nova, onde decorre a festa de Santa Cristina e em Pedrógão Grande, onde se comemora a data de elevação a concelho.

1245 – Inocêncio IV retirou a autoridade real a Sancho II de Portugal. Sucedeu-lhe o irmão, Afonso III. Apesar do grande contributo que deu para o alargamento do reino, D. Sancho II não dispunha de habilidade política nem administrativa. O esforço que tinha feito no início da sua governação, com vista à pacificação do reino, não foi mantida. O país sucumbiu num estado de quase anarquia, com a administração a cair no desleixo e na corrupção. As lutas entre os membros da nobreza eram uma constante e os conflitos dos bispos com as ordens mendicantes agravavam-se. As igrejas eram saqueadas e os roubos e sequestros atingiram um número preocupante. Em 1243, os bispos portugueses apelaram ao papa Inocêncio IV sobre o estado do país, relatando os abusos de autoridade dos oficiais régios e a incapacidade do rei para impedir esses atos. Na realidade, o descontentamento do clero em relação ao monarca não era novo e já tinha sido manifestado anteriormente, o que dera origem, em 1231, à emissão de uma bula de Gregório IX, que decretava a interdição do país.

1704 – As forças do almirante inglês George Rooke, ocuparam Gibraltar durante a Guerra de Sucessão de Espanha.

1780 – Realizou-se a primeira sessão da Real da Academia das Ciências, no Palácio das Necessidades.

1827 – Começaram as “Archotadas”, manifestações noturnas à luz de archotes, em protesto pela instabilidade governativa, após a demissão do marechal Saldanha. Decorreram  de 24 a 27 de julho de 1827, em Lisboa, durante a regência de D. Isabel Maria. O povo contou com o apoio dos militares. Os protestos estenderam-se a outros pontos do reino, traduzindo a sua divisão profunda entre absolutistas e liberais, que em breve resultaria em guerra civil.

1969 – Os astronautas norte-americanos da Apollo 11, os primeiros homens a irem à Lua, chegaram a Terra.e foram recolhidos da cápsula da nave espacial, no Oceano Pacífico.

1984 – Morreu o ator  Luís Cerqueira, aos 57 anos.

1986 – O Parlamento português aprovou o Estatuto da Região Autónoma dos Açores.

1996 — Portugal assinou o acordo de cooperação com a Agência Espacial Europeia.

2003 — Foram aprovadas as três primeiras propostas de reforma da administração pública: organização da administração direta do Estado, enquadramento dos institutos e estatuto dos dirigentes.

2004 — O filme “A Passagem da Noite”, de Luís Filipe Rocha, obteve a Palma de Prata do XXV Festival de Valência e a protagonista Leonor Seixas conquistou o prémio de melhor interpretação feminina.

2006 – O embaixador de Portugal no Brasil Francisco Seixas da Costa foi eleito Personalidade do Ano pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.

2010 – Foi inaugurado o Centro de Alto Rendimento do Jamor.

2011 – Morreu a professora universitária e ensaísta Maria Lúcia Lepecki, vítima de cancro, aos 71 anos. Maria Lúcia Lepecki nasceu no Brasil e veio para Portugal em 1971.

2012 – Artur Lopes, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, foi designado representante da União Ciclista Internacional nos Jogos Olímpicos de Londres2012.

– Morreu Conceição Morais, ex-deputada do PCP e antiga presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, aos 63 anos, vítima de doença prolongada.

2013 – Os bombeiros da Madeira avançaram com um processo contra Alberto João Jardim, alegando que o político deveria “ter tento na língua” a propósito das suspeitas lançadas pelo político em relação aos soldados da paz.

2014 – Ivo Oliveira conquistou a primeira medalha de ouro do ciclismo de pista português ao sagrar-se Campeão Europeu de perseguição na prova disputada no Velódromo Nacional, em Sangalhos.

2015 – O Banco de Portugal apresentou queixa no Ministério Público contra o Montepio, por este banco não comunicar de imediato as transações transnacionais.

2016 – Centenas de mulheres argentinas amamentaram os filhos em público, em protesto por, uma delas, ter sido proibida de o fazer numa praça na semana anterior. Foi em San Isidro, uma cidade a 20Km de Buenos Aires.

2017 – Um homem armado com uma motoserra atacou várias pessoas na rua, na cidade suíça de Schaffhausen, perto da fronteira com a Alemanha.

2018 – Um incêndio num catamarã na ria de Arousa, junto à cidade espanhola de Pontevedra, provocou 37 feridos, cinco deles ficaram em estado grave. Dois dos feridos ligeiros eram portugueses.

==================.

Este é o ducentésimo quinto dia do ano. Faltam 160 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Há sempre muitos inimigos. Mas acabam todos por se reunir apenas num: aquele que nos diz como devemos pensar”. Norman Mailer (1923), escritor norte-americano.

Os comentários estão fechados.