EFEMÉRIDES: 23 DE JULHO – DATA DA MORTE DE CÂNDIDO DE OLIVEIRA

EFEMÉRIDES: 22 DE JULHO – HÁ 15 ANOS, DURÃO BARROSO FOI ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA
22 Julho, 2019
OPINIÃO/CRUZEIRO: OUTRA VEZ?
23 Julho, 2019

EFEMÉRIDES: 23 DE JULHO – DATA DA MORTE DE CÂNDIDO DE OLIVEIRA

EFEMÉRIDES

23 de julho

Dia das Nações Unidas para o Serviço Público, Dia Internacional das Viúvas, Dia Olímpico.

1661 — Foi assinado o Tratado entre Carlos II de Inglaterra e Afonso VI de Portugal, que previa o casamento de Catarina, irmã do rei português, com o detentor da coroa britânica.

1811 – Morreu o poeta satírico Nicolau Tolentino, professor de Retórica e de Poética. Foi também, membro da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino a partir de 1780.

1828 — D. Miguel, representante máximo das forças absolutistas, foi aclamado Rei.

1868 — Foi registada a patente da máquina de escrever nos EUA.

1886 — A Concordata com a Santa Sé passou a definir as dioceses portuguesas e o Padroado no Oriente.

1894 — Os representantes do desporto amador, reunidos em Paris, decidiram retomar o espírito Olímpico. Os primeiros jogos da era moderna ficaram marcados para o lugar de origem, a cidade de Atenas.

1940 — Foi inaugurada, na zona de Belém, em Lisboa, a Exposição do Mundo Português. A exposição foi aproveitada pelo regime como um espaço de divulgação da história do país e também de propaganda do Estado Novo.

1946 – Realizou-se o primeiro jogo Porto-Lisboa em voleibol, cabendo a vitória a Lisboa por 2-0.

1958 – Começou no Couço, uma greve em protesto pela fraude eleitoral que conduziu  à derrota de Humberto Delgado nas presidenciais. A polícia política cerca a vila.

– Morreu, em Estocolmo, na Suécia, aos 62 anos, Cândido de Oliveira, jogador, treinador de futebol e jornalista desportivo, em consequência de uma pneumonia que contraiu enquanto cobria, como enviado especial de “A Bola”, o Campeonato do Mundo de 1958.

1967 — A Lisnave abriu, na Margueira, a maior doca seca do mundo.

1968 – No Monumental de Nuñez, estádio do River Plate, que jogava com o Boca Juniors, 71 pessoas morreram asfixiadas e outras 150 ficam feridas. O episódio ficou conhecido como tragédia da ‘Puerta 12’, pois os adeptos do Boca queriam sair pelo portão 12, que estava fechado, durante os confrontos entre as claques.

1971 – Foi inaugurada a doca seca Alfredo da Silva, no estaleiro da Lisnave.

1984 – Portugal foi afastado pela França da final do Europeu de futebol, garantindo o terceiro lugar.

1992 – Lisboa foi escolhida para a última exposição mundial do século, a Expo-98, sob o lema dos Oceanos.

2005 – Morreu Isidore Cohen, 88 anos, violinista norte-americano, cofundador dos históricos Quarteto Julliard e do Trio Beaux Arts.

2007 – Os líderes dos 27 alcançaram um acordo histórico sobre o novo Tratado Reformador da União Europeia e deram à presidência portuguesa um mandato para liderar a redação e aprovação formal do documento até ao final do ano.

2010 – Doze pessoas, com idades entre os 12 e os 50 anos, morreram trucidadas por um comboio, no apeadeiro da praia de Castelldefels, arredores de Barcelona.

– José Manuel Barroso foi eleito para presidir à agência europeia de fotografia, tornando-se o primeiro jornalista português a presidir ao organismo.

2011 – O antigo treinador do Benfica e do FC Porto Tomislav Ivic morreu, com 77 anos, na Croácia, na sequência de complicações renais.

2014 – O Delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo determinou a interdição da prática balnear na Lagoa de Albufeira, em Sesimbra, na sequência do encerramento da ligação entre a lagoa e o mar.

2015 – Ser ama passou a ser oficialmente uma profissão, com a publicação em Diário da República da lei que regula a atividade.

2016 – Dia histórico para a Colômbia onde foi anunciado o acordo de cessar-fogo bilateral e definitivo entre o Governo colombiano e a guerrilha das FARC, após meio século de conflito.

2017 – Segundo um estudo do Digital News Report 2017, realizado pelo Reuters Institute for the Study of Journalism, Portugal era o segundo país europeu onde mais se confiava nas notícias, a seguir à Finlândia, apresentando uma percentagem de confiança a rondar os 58%.

2018 – Um Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, aterrou pela primeira vez  em Portugal e foi no aeroporto de Beja, à altura, o único aeroporto português capaz de o receber.

=============.

Este é o centésimo septuagésimo quinto dia do ano. Faltam 191 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “As nossas opiniões não poderão sobreviver se não tivermos oportunidade de lutarmos por elas”. Thomas Mann (1875-1955), escritor alemão.

Cândido de Oliveira

Os comentários estão fechados.