EFEMÉRIDES: 22 DE AGOSTO – A TELESCOLA ACABOU HÁ 15 ANOS

METRO: “AMPUTAÇÃO” DA LINHA AMARELA. – TERMINA AMANHÃ O PRAZO PARA SE PRONUNCIAR.
21 Agosto, 2018
ENFERMEIROS VOLTAM À GREVE EM SETEMBRO
22 Agosto, 2018

EFEMÉRIDES: 22 DE AGOSTO – A TELESCOLA ACABOU HÁ 15 ANOS

EFEMÉRIDES

22 de agosto

Feriado Municipal em Bragança, onde se celebra o culto a Nossa Senhora das Graças.

1422 – D. João I determinou que o calendário em Portugal se passasse a reger pela era de Cristo em substituição do calendário Romano.

1849 – Foi assassinado o governador de Macau Ferreira do Amaral, por se ter negado a pagar o “foro do chão” ao imperador da China.

1864 – Foi assinada a primeira das Convenções de Genebra, para a melhoria das condições de socorro aos feridos em combate, que enquadra a atuação do Comité Internacional de Socorro aos Feridos Militares.

1939 – Nasceu o compositor e maestro Cândido Lima, que viria a ser fundador do Grupo Música Nova, autor de “A Sétima Voz”, “Madrigal Blue” e “Cartas”.

1956 – Foi publicada a Lei 2086 que passou a estabelecer os princípios constitutivos das corporações portuguesas.

1963 – O Senegal interditou o espaço aéreo a aviões procedentes ou destinados a Portugal, em protesto pela política do ditador Oliveira Salazar.

1972 – A Rodésia foi expulsa do Comité Olímpico Internacional, pela política de apartheid.

1984 – Portugal entrou na Comissão Económica para a América Latina e Caraíbas.

2002 – Na sequência da autorização concedida a Barrancos, as Comissões das Festas de Moura, Reguengos de Monsaraz e da Aldeia da Luz reclamam, uma autorização excecional para realizar espetáculos com touros de morte, mas não foram atendidas.

2003 – Foi publicada a extinção dos 250 postos de Ensino Básico Mediatizado, conhecido por Telescola.

2004 – Francis Obikwelu conquistou a medalha de prata na final dos 100 metros dos Jogos Olímpicos de Atenas, estabelecendo novo recorde europeu da velocidade.

2005 – As frentes de fogo atingiram os limites de Coimbra e destruíram habitações em Ceira. Os doentes do Hospital Psiquiátrico Sobral Cid foram evacuados para instalações internas e Mata Nacional do Vale de Canas foi destruída pelo fogo.

2007 – Foi publicado em Diário da República o regime jurídico das Unidades de Saúde Familiar.

2008 – Um acidente na Linha do Tua, envolvendo uma composição da Metro Mirandela, causou a morte de uma mulher de 47 anos e 43 feridos. Foi o quarto acidente em ano e leio registado na Linha do Tua.

2009 — Morreu Morais e Castro aos 70 anos. Ator e advogado, foi ainda dirigente do Partido Comunista Português.

2013 – Os subsídios de desemprego e doença ficaram mais pequenos ao sofrerem um corte de 6 e 5% respetivamente.

2014 – Foi descoberta uma planta rara na Ilha do Corvo, nos Açores. Pequena e de um intenso azul marinho chama-se “Não-me-esqueças” e só existe nas Ilhas do Corvo e das Flores.

2015 – Um avião de combate despenhou-se durante uma exibição aérea em Brighton e causou a morte a 7 pessoas.

2016 – Dois jovens ambientalistas franceses foram assassinados numa ilha do nordeste de Madagascar. Ambos de 20 anos, eram voluntários de uma organização local sem fins lucrativos e que trabalhava na proteção de mamíferos de oceano.

===============.

Este é o ducentésimo trigésimo quarto dia do ano. Faltam 131 dias para o final de 2018.

Pensamento do dia: “Da morte renascemos”. Pablo Neruda (1904-1973), poeta e diplomata chileno, Prémio Nobel da Literatura em 1971.

 

Os comentários estão fechados.