EFEMÉRIDES: 21 DE JULHO – A ACADEMIA PARA O FUTEBOL DO SPORTING FAZ 17 ANOS

OPINIÃO/CRUZEIRO: FELIZMENTE, NÃO HÁ NECESSIDADE DE MARCHAR PELO ORGULHO HETEROSSEXUAL.
20 Julho, 2019
EFEMÉRIDES: 22 DE JULHO – HÁ 15 ANOS, DURÃO BARROSO FOI ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA
22 Julho, 2019

EFEMÉRIDES: 21 DE JULHO – A ACADEMIA PARA O FUTEBOL DO SPORTING FAZ 17 ANOS

EFEMÉRIDES

21 de julho

1542 — O Papa Paulo II institucionalizou a Inquisição.

1773 – Clemente XIV dissolveu a Companhia de Jesus. A ordem dos jesuítas apenas seria restaurada em 1814 por Pio VII.

1798 – Napoleão Bonaparte venceu os Mamelucos, a casta militar que governava o Egipto, na Batalha das Pirâmides e iniciou a ocupação do vale do Nilo, que duraria por seis anos.

1899 – Nasceu o escritor Ernest Hemingway, no Estado de Illinois, EUA, autor de “Adeus às Armas”, Prémio Nobel da Literatura em 1954.

1951 – Craveiro Lopes foi eleito presidente da República Portuguesa, sucedendo ao recém-falecido Óscar Carmona. Oliveira Salazar mantém o poder da ditadura.

1984 – Abriram os XXIII Jogos Olímpicos da era moderna, em Los Angeles, EUA. A delegação portuguesa foi composta por  38 atletas e conquistou três medalhas. Carlos Lopes trouxe o ouro na Maratona e António Leitão, nos 5000 metros e Rosa mota na Maratona Feminina obtiveram a medalha de bronze.

1997 – Violentas inundações na Europa Central provocaram a morte de 107 pessoas.

2002 – Foi inaugurada a Academia para o Futebol do Sporting Clube de Portugal.

– Michael Schumacher conquistou o quinto título no Campeonato Mundial de Condutores de Fórmula 1, no Grande Prémio de França, igualando o recorde de Juan Manuel Fangio.

2003 – O Supremo Tribunal de Justiça confirmou a prescrição do chamado caso Leonor Beleza e que resultou na infeção com o vírus HIV Sida de vários doentes após terem recebido transfusões de sangue contaminado.

2005 – Foram descobertas quatro novas tentativas de atentado no sistema de transportes de Londres. A polícia recuperou quatro bombas, transportadas em mochilas.

2006 – Morreu Ruy Jervis d´Athouguya, aos 89 anos, arquiteto modernista, coautor do projeto do edifício sede da Fundação Calouste Gulbenkian, Prémio de Arquitetura da Associação Internacional de Críticos de Arte.

2007 – Portugal e Espanha assinaram um protocolo de cooperação na prevenção e investigação da criminalidade organizada, terrorismo, tráfico de pessoas e estupefacientes, corrupção e criminalidade económica, bem como nos crimes ambientais, designadamente os incêndios florestais.

– O jornalista moçambicano Arão Valoi ganhou a categoria de melhor jornalista africano de língua portuguesa de 2007 dos Prémios de Jornalismo Africano CNN Multichoice.

2008 – O Ministério Público decidiu arquivar o inquérito relativo ao desaparecimento de Madeleine McCann e levantar a condição de arguido aos pais da menor e a Robert Murat. A Procuradoria-Geral da República ressalvou a possibilidade de o processo poder vir a ser reaberto caso surjam “novos elementos de prova”, por iniciativa do Ministério Público ou “a requerimento de algum interessado”.

– As portuguesas Michelle Larcher de Brito e Neuza Silva subiram ao top-200 do “ranking” do circuito WTA, sendo que pela primeira vez Portugal tem duas tenistas entre as 200 melhores do Mundo.

2013 – Um sismo com a magnitude de 3,5 na escala de Ritcher foi sentido nas ilhas do Pico e do Faial, mas não causou vítimas.

2014 – Investigadores de Coimbra apresentaram um programa pioneiro para ajudar mulheres inférteis.

2015 – Ricardo Quaresma anunciou a saída do Porto.

2016 – Realizou-se a primeira votação para eleger o próximo candidato a secretário-geral da ONU e António Guterres ficou à frente.

2017 – Foi apresentado um estudo que concluiu que, um em cada três casos de demência poderia ser evitado se as pessoas cuidassem da saúde do cérebro ao longo da vida. Estimava-se que 47 milhões de pessoas sofram desta doença no mundo e a expectativa é de que os casos cheguem a 131 milhões em 2050.

==============.

Este é o ducentésimo segundo dia do ano. Faltam 163 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Cada um parece uma criança, num baloiço lasso, segurando a infância além do tempo”. Hart Crane (1899-1932), poeta norte-americano.

Os comentários estão fechados.