EFEMÉRIDES: 20 DE AGOSTO – DATA DO NASCIMENTO DO PADRE MANUEL BERNARDES

EFEMÉRIDES: 19 DE AGOSTO – DIA MUNDIAL DA AJUDA HUMANITÁRIA
19 Agosto, 2019
Opinião Cruzeiro: Direito à Protecção das Características Sexuais de cada Pessoa
28 Agosto, 2019

EFEMÉRIDES: 20 DE AGOSTO – DATA DO NASCIMENTO DO PADRE MANUEL BERNARDES

EFEMÉRIDES

20 de agosto

Feriado Municipal em Albufeira, onde se comemora a entrega da Carta de Foral por D. Manuel I, em 1504, em Alcobaça e Sátão, onde se honra São Bernardo e em Viana do Castelo, onde se realizam as Festas de Nossa Senhora da Agonia. É também Feriado Municipal em Albergaria, um feriado que se assinala em data móvel, na segunda-feira seguinte ao terceiro domingo de agosto e no qual a Festa de Nossa Senhora do Socorro.

1644 – Nasceu em Lisboa o escritor Padre Manuel Bernardes, nome maior da literatura barroca, autor de “Luz e Calor” e “Nova Floresta”. Educado pelos Jesuítas, formou-se na Universidade de Coimbra em Filosofia, Teologia e Direito Canónico e ordenou-se depois sacerdote. O seu profundo espírito religioso levou-o a professar na Congregação do Oratório de São Filipe Nery, em cuja tranquilidade claustral se recolheu até ao fim dos seus dias. Seus escritos caracterizam-se pela pureza da linguagem e pelo profundo misticismo. É um dos maiores clássicos da prosa portuguesa.

1808 – Durante as primeiras Invasões Francesas, travou-se a Batalha do Vimeiro, na qual, forças luso-britânicas comandadas por Sir Arthur Wellesley derrotaram as tropas francesas, comandadas pelo general Junot. O desfecho da batalha resultou no fim da primeira invasão francesa.

1833 – Batidos pelas forças do marechal Saldanha, os miguelistas retiraram para a margem sul do rio Douro e D.Miguel e o seu exército avançaram para Lisboa.

1932 – Foram publicados os estatutos da União Nacional, a única força política, à altura, autorizada em Portugal, durante a ditadura do Estado Novo.

1968 – Terminava a Primavera de Praga. As forças do Pacto de Varsóvia invadiram a Checoslováquia e destituíram o regime liberalizante de Alexandre Dubeck.

1979 – Foi constituída a União de Esquerda para a Democracia Socialista, a partir da Fraternidade Operária.

1984 – Morreu, em Lisboa, aos 62 anos, o embaixador Vasco Futcher Pereira. Foi ainda, artista plástico e primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1982 e 1983.

1994 – A Fundação Nacional do Índio denunciou o assassínio de trinta indios ianomâmis, entre os quais se encontravam dez crianças, por garimpeiros da amazónia.

1996 – Morreu o jornalista Alberto Vilaverde Cabral, aos 56 anos.

2002 – As autoridades de Nova Iorque apresentaram o número final das vítimas dos atentados de setembro de 2001: 2819 mortos.

2007 – O romance “O Acidente” de Mário Cabral, editado em 2005, venceu a primeira edição do prémio John dos Passos.

– O documentário de produção portuguesa “Waiting for Europe” de Christine Reeh, foi distinguido, pela segunda vez, com o prémio de Melhor Documentário no Festival Internacional de filme e vídeo independente de Nova Iorque.

– Um acidente aéreo no aeroporto de Barajas, em Madrid, fez 154 vitimas mortais e 19 feridos. Um avião MD 82 da empresa espanhola Spanair e que fazia a ligação entre Madrid e as Canárias e que transportava 172 pessoas já tinha levantado voo, mas foi obrigado a aterrar devido a “uma incidência” detetada pelo comandante.

2013 – Morreu Beatriz Cal Brandão, aos 97 anos, em Gaia. Foi uma das fundadoras do Partido Socialista.

2014 – Um estudo sobre smart cities considerou Lisboa, uma boa cidade para viver e calculou que o tempo médio para chegar ao trabalho, na capital portuguesa, era de 26 minutos.

2015 – A Coreia do Norte bombardeou uma unidade militar sul-coreana.

2016 – O Governo chinês proibiu as noticias sobre os maus resultados no rio2016 e exigiu a focagem doss jornalistas no espírito patriótico dos atletas.

2017 –  Morreu Jerry Lewis, aos 91 anos. O humorista, ator, realizador, produtor e argumentista foi um dos mais célebres comediantes da década de 50.

2018 – A autópsia confirmou que Pedro Queiroz Pereira sofreu um enfarte quando estava no seu iate, em Ibiza e terá sido o ataque cardíaco que fez o empresário português cair de um escada de oito degraus.

………………………..

Este é o ducentésimo trigésimo dia do ano. Faltam 133 dias para o termo de 2019.

Pensamento do dia: “Não se luta apenas na esperança da vitória. É muito mais belo quando é inútil”. Edmond Ronstand (1868-1918), escritor francês.

Os comentários estão fechados.