EFEMÉRIDES: 2 DE AGOSTO – DATA DE NASCIMENTO DE JOSÉ AFONSO

EFEMÉRIDES: 1 DE AGOSTO – DIA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO
1 Agosto, 2019
EFEMÉRIDES: 3 DE AGOSTO – HÁ 3 ANOS ARDERAM CENTENAS DE CARROS NO PARQUE DO “ANDANÇAS”
3 Agosto, 2019

EFEMÉRIDES: 2 DE AGOSTO – DATA DE NASCIMENTO DE JOSÉ AFONSO

EFEMÉRIDES

2 de agosto

1830 – Em França e na sequência do levantamento popular de 27 de julho, Carlos X abdicou. Foi substituído pelo duque de Orleães.

1870 — Abriu a primeira linha de metro, no mundo, entre a Torre de Londres e Tooley Street.

1921 — Morreu o tenor italiano Enrico Caruso, 48 anos, lenda do canto lírico.

1924 — Nasce em Nova Iorque, o escritor norte-americano James Baldwin, autor de “Another Country”, pioneiro e defensor dos autores afro-americanos.

1929 — Nasceu, em Aveiro, o poeta, compositor e músico José Afonso. Filho de um juiz e de uma professora, viveu em Aveiro até aos três anos, após o que foi levado para Angola, onde o pai havia sido colocado como delegado do Procurador da República. A relação física com a natureza causou-lhe uma profunda ligação ao continente africano, onde as trovoadas, as florestas e os grandes rios atravessados em jangadas lhe escondiam a realidade colonial. Em 1937 e depois de uma curta passagem por Aveiro segue para Moçambique, onde se reencontra com os pais e os irmãos em Lourenço Marques. De regresso à Metrópole frequentou o Liceu Nacional D. João III, a Faculdade de Letras de Coimbra e integrou o Orfeão Académico de Coimbra e a Tuna Académica da Universidade de Coimbra e já nesta altura, se revelou um intérprete especialmente dotado na canção de Coimbra, tendo assimilado o ambiente de mudança que, naquela altura, se estava a começar a manifestar na Academia. Continua na vida associativa, fazendo viagens com o Orfeão ao mesmo tempo que integra a equipa de futebol da Académica Em 1949 inscreve-se no curso de Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Voltaria a Angola e Moçambique integrado numa comitiva do Orfeon Académico de Coimbra Em 1953 gravou o seu primeiro disco, Fados de Coimbra. A que se seguiram muitos, entre outros cantigas de Andarilho, Tráz outro Amigo Também, Cantigas do Maio, ou Venham Mais Cinco .Faleceu em 23 de Fevereiro de 1987 no Hospital de Setúbal às três horas da madrugada, vítima de esclerose lateral amiotrófica

1939 – O físico alemão Albert Einstein, radicado nos EUA, assegurou, em carta ao presidente Franklin Roosevelt, que a Alemanha nazi pode construir a bomba atómica e recomenda o início do programa de investigação.

1945 – Terminava a Conferência de Potsdam. Os dirigentes das nações aliadas estabelecem as condições da rendição da Alemanha nazi e os princípios para a administração do território.

1970 – Ocorreu o primeiro sequestro de um avião, com o desvio para Cuba do 747 que partira de Nova Iorque rumo a Porto Rico

1980 – Registou-se um atentado à bomba na estação de Bolonha, em Itália. Morreram 84 pessoas e mais de 200 ficam feridas. O atentado foi reivindicado por um grupo neo-fascista.

1984 – Eden Pastora, à altura dirigente dos rebeldes nicaraguenses, chega a Lisboa para conversações com o primeiro-ministro Mário Soares.

1984 – Eden Pastora, à altura dirigente dos rebeldes nicaraguenses, chega a Lisboa para conversações com o primeiro-ministro Mário Soares.

1988 – Morreu, em S. Paulo, o coronel Sarmento Pimentel, aos 93 anos. Opositor à ditadura do Estado Novo, Sarmento Pimentel exilara-se no Brasil, em 1930.

2002 – Terminou o restauro do retábulo do altar da Capela-mor da Basílica de Mafra, obra do século XVIII.

2005 — O airbus da Air France, do voo Paris-Toronto, caíu, ao aterrar no aeroporto canadiano. Não houve vítimas entre as 308 pessoas a bordo.

2006- Morreu Jorge de Brito, antigo presidente do Benfica.

2007 – Um submarino russo colocou uma bandeira da Rússia no fundo do Oceano Ártico, para reclamar a posse de uma zona rica em petróleo e gás natural no Pólo Norte.

2009 — Morreu Ana Margarida Pereira, atriz. Integrava o elenco da peça “Agosto em Osage”, no Teatro Nacional D. Maria II. A atriz contava apenas 26 anos.

2010 – Morreu, aos 58 anos, Mário Bettencourt Resende, jornalista, comentador, provedor do leitor do Diário de Notícias à data da sua morte.

2014 – Obama reconheceu que os Estados Unidos “pisaram a linha”, com tortura após os atentados de 11 de setembro.

2015 – Um comboio espanhol da alta velocidade que fazia a ligação entre Madrid e Marselha, foi evacuado em território francês, após ter deflagrado um incêndio a bordo.

2016 – No Brasil, o Senado deu parecer favorável à destituição de Dilma Rousseff.

– No Texas foi autorizado o porte de armas nos campus das universidades.

2017 – Apesar das suas reservas, o Presidente dos EUA promulgou, as novas sanções económicas contra a Rússia, aprovadas pelo Congresso para punir Moscovo pela ingerência nas eleições presidenciais.

===============.

Este é o ducentésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 151 di Pensamento do dia: “O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado”. Albert Einstein (1875-1955), cientista norte-americano de origem alemã.as para o termo de 2018.

Os comentários estão fechados.